Salão do Móvel de Milão 2023 abre suas portas
Criar valor durável redesenhando o futuro da experiência de feiras é uma das propostas
Publicado em 18 de abril de 2023 | 10:03 |Por: Thiago Rodrigo
O evento de referência no setor do mobiliário e do design abre as suas portas. Com uma oferta superlativa de produtos, um layout mais amigável às pessoas, um Euroluce renovado, uma oferta cultural abrangente e multidisciplinar e um calendário de encontros igualmente valioso, o Salão do Móvel de Milão 2023 que começa hoje visa um novo significado para os futuros eventos de feiras, ao mesmo tempo em que fornece respostas concretas às mudanças e desafios atuais no mundo do design de mobiliário.
O 61º Salone del Mobile.Milano volta a ser realizado em abril e, desde hoje, 18, durante seis dias, até domingo, 22, o Fiera Milano Rho é palco do evento pensado para ser uma oportunidade, um lugar e uma ferramenta de reflexão sobre o papel e a evolução do sistema de feiras. “iSaloni” demonstra assim que é um centro global de experimentação e polinização cruzada, um lugar em que a cultura é criada e o pensamento gerado, um espaço inclusivo para interface e troca e um produtor de valor agregado.
– Brazilian Furniture no iSaloni 2023
Segundo a feira, as pessoas estarão firmemente no centro, sejam elas visitantes ou expositores, com três grandes inovações: um único nível de exposição, com os expositores dos pavilhões superiores (8-12, 16-20) movendo-se para os inferiores, criando caminhos estéticos, narrativos e de referência consistentes, aprimorando cada vez mais a experiência do visitante e aumentando as oportunidades para as marcas individuais se encontrarem e interagirem.
Segundamente está um novo layout do Euroluce, com um percurso urbano em forma de loop, ao invés de os visitantes serem confrontados com inúmeras opções de direção, permitindo-lhes encontrar todos os expositores, em apenas algumas centenas de metros, evitando a frustração de perder alguma coisa. Por fim, uma componente cultural abrangente nos espaços bienais de iluminação, composta por conteúdos multidisciplinares que vão desde a arquitetura à fotografia e arte, com exposições, palestras, workshops e instalações específicas com curadoria e organização por curadores de diferentes gerações, esferas e proveniências.
Salão do Móvel de Milão 2023
Maria Porro, presidente do Salão do Móvel de Milão 2023, respondeu como serão as feiras no futuro. “O Salone del Mobile.Milano está tentando responder a esta pergunta hoje. Apresentamos uma 61ª edição reformulada, mais fresca e acessível, vital e vibrante, que olha para o futuro da experiência das feiras, alicerçada na confiança e no empenho daqueles que apreciam o seu valor e fazem questão de o preservar”, diz e acrescenta:
“Será um evento recheado de novidades e aberto a polinizações cruzadas. O design e o mobiliário são alimentados pela ciência, pesquisa tecnológica, arte, fotografia, comunicação digital, publicação e muito mais. O novo formato da exposição vai aprofundar ainda mais essa relação. Ser um catalisador positivo e inovador de ideias, projetos e relacionamentos é o que o torna um foco de atração internacional”.
Segundo a organização, 34% dos expositores, número que vem crescendo ano após ano, são de diversos países. Assim sendo, são milhares de visitantes de Europa, Estados Unidos e China, bem como da Arábia Saudita, Índia e países do Extremo Oriente.
“Acreditamos que o Salone deve refletir a qualidade e a excelência de todo um sistema produtivo, um evento que funcione como uma ponte cultural, um motor econômico e um acelerador de virtuosos processos ambientais – aliás, os próximos dias nos permitirão aferir o progresso feito em direção à certificação ISO 20121 para gestão de eventos sustentáveis”, conta Maria.
Igualmente, Maria Porro acredita em um evento em que tradição, rigor e seriedade se misturam com paixão e capacidade de antecipar e produzir inovação. “É por isso que o design e toda a comunidade de design continuarão a encontrar uma casa ideal para morar e visitar no Salone del Mobile Milano”, frisa.
Os eventos de 2023 – Salone Internazionale del Mobile, Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário, Workplace3.0, S.Project, Euroluce e SaloneSatellite – abrangem um total de mais de dois mil expositores de 37 países, incluindo mais de 550 designers talentosos com menos de 35 anos de 31 países e 28 escolas de design de 18 nações diferentes.