Salone del Mobile lança novo desafio para 2025

Salone del Mobile Milano 2025 lança um novo desafio: construir mundos adequados para o futuro com inovação sustentável e inteligência emocional

Publicado em 4 de abril de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Mais de 2 mil expositores de 37 países. A edição de 2025 do Salone, na Fiera Milano, Rho, de 8 a 13 de abril, está reforçando seu papel como um acelerador estratégico de excelência setorial que impulsiona a mudança.

Mais uma vez, promete ser o principal evento internacional do setor, com mais de 2 mil expositores (38% do exterior), 148 marcas, incluindo estreantes e retornados, abrangendo mais de 169 mil metros quadrados de espaço de exposição líquido totalmente esgotado, incluindo mais de 32 mil metros quadrados dedicados ao retorno ansiosamente aguardado – após o sucesso da edição de 2023 The City of Lights – da Bienal Euroluce (mais de 300 marcas, de 25 países). Sem mencionar o SaloneSatellite, com 700 designers com menos de 35 anos e 20 escolas e universidades internacionais.

Esses números resumem o resultado de uma intensa atividade de prospecção e promoção para um evento que, a cada ano, ganha a confiança de uma cadeia de suprimentos nacional e internacional que reconhece o papel do Salone como uma plataforma estratégica para negócios, inovação sustentável e internacionalização, graças ao seu compromisso contínuo de interceptar um público cada vez mais amplo e perfilado de profissionais de todo o mundo (mais de 370 mil de 146 países em 2024).

Um instantâneo do tamanho da exposição é fornecido por um número: 9.238.429.199 euros. Este é o faturamento total das marcas italianas expositoras em abril, igual a 34% do faturamento de todo o Sistema Macro de Mobiliário nacional (mais de 21.000 empresas). Ao qual devem ser adicionados 6.989.984.073 euros de faturamento total de marcas estrangeiras, confirmando a trajetória ascendente do caminho evolutivo do modelo Salone, um ecossistema que apoia o crescimento, promovendo um modelo de negócios inovador, sustentável e voltado para o futuro.

Abicol promove Encontro das Indústrias de Colchões 2025

Mais uma vez, novas visões alimentarão um Programa Cultural do mais alto nível com 3 instalações específicas do local, no Salone e na cidade: Pierre-Yves Rochon. Villa Héritage (Pavs. 13-15), Paolo Sorrentino. La dolce attesa (Pavs. 22-24), Robert Wilson. Mother (Museo Pietà Rondanini – Castello Sforzesco).

Um foco multidisciplinar em design de iluminação, o protagonista absoluto da primeira edição do The Euroluce International Lighting Forum (10 a 11 de abril, The Forest of Space Arena por Sou Fujimoto, Pav. 2); as Drafting Futures Talks e Round Tables que reunirão algumas das mentes mais brilhantes da cena contemporânea; e, por fim, uma campanha de comunicação – Thought for Humans. – nos lembrando como cada projeto deve responder, em nome da inteligência emocional, às necessidades dos seres humanos.

Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano, declara que foram mais de 370 mil profissionais de 146 países em 2024. “Este ano, o Salone será reaberto em abril com área de exposição totalmente esgotada, apesar das incertezas dos cenários globais”, diz.

Segundo ela, trata-se de “um resultado que ilustra nosso compromisso constante em melhorar a experiência do visitante, os serviços ao público e aos expositores, as atividades promocionais no exterior e a criação de novos formatos que nos permitiram forjar novas alianças estratégicas no ano passado nos Estados Unidos, China e – não menos importante – assinar um Memorando em janeiro com a Arábia Saudita, que abrirá novas oportunidades para o Made in Italy em um mercado em que as exportações setoriais aumentaram 22,8%”, e acrescenta:

“Nossa missão sempre foi colocar os holofotes internacionais na excelência do setor. Em Milão e em todo o mundo. A porcentagem de expositores italianos e estrangeiros presentes nas últimas 10 edições das exposições anuais é de 59,4%. Uma figura que, no contexto geral das exposições internacionais, é uma prova do sucesso do Salone em seu duplo papel de acelerador de negócios e produtor de conteúdo. Como sempre, a cada ano o Salone reinveste fortemente não apenas na feira, mas também em um Programa Cultural líder”, antes de finalizar:

“Em um mundo em constante mudança, todos nós somos chamados a fazer parte de uma visão mais ampla que nos permite interpretar as transformações ambientais, culturais, sociais e tecnológicas. Para o Salone, investir na cultura significa investir no futuro das empresas, fortalecendo sua competitividade a longo prazo. Participar do Salone significa expor, conectar e produzir valor, bem como contribuir ativamente para a evolução do setor, como parte de uma plataforma que alimenta o debate sobre cenários e visões para o futuro”.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas