Salone del Mobile Milano 2024 se prepara
Turnê promocional internacional do Salone del Mobile Milano para a 62ª edição da feira decola, abrindo novas reflexões sobre o design e a vida doméstica
Publicado em 5 de janeiro de 2024 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
O Salone del Mobile Milano está a todo vapor no posicionamento internacional com uma road trip voltada para compartilhar os primeiros detalhes da próxima edição – marcada para 16 a 21 de abril de 2024 em Milão – e discutir o futuro da vida doméstica junto com todo o design comunidade, afirmando-se assim como um destino de excelência, 365 dias por ano, para todos os envolvidos no mobiliário e na arquitetura.
Após a Noite Vermelha em Xangai, o Salone partiu para a Europa, com Paris (21 de Novembro), seguido de Londres (22 de Novembro), Berlim (27 de Novembro) e Copenhague (29 de Novembro): todas capitais de mercados em que o evento pretende simultaneamente consolidar a atração que construiu ao longo dos anos e fortalecer novos sistemas de networking, em particular com os países do Norte da Europa.
Depois disso, o “Road to Salone” desembarcou nos Estados Unidos: primeiro em Miami, no dia 5 de dezembro, durante a Art Basel Miami Beach 2023, com dois eventos: um encontro com profissionais do setor no Instituto Cultural Italiano e uma noite exclusiva de networking configurado com PIN-UP.
Dallas será a próxima parada (23 de janeiro), seguida por Nova York (25 de janeiro) e Chicago (23 de fevereiro). As etapas norte-americanas foram planejadas e coordenadas com o apoio da ICE-ITA, a Agência Comercial Italiana para a promoção e internacionalização de empresas italianas no exterior, e em parceria com as filiais locais do AIA/Instituto Americano de Arquitetos.
O roadshow é uma oportunidade única para promover todos os eventos e transmitir informações iniciais sobre o formato e conteúdo da 62ª edição de Milão: um layout e percursos de exposição reformulados – novamente informados por uma ampla gama de contribuições em mesas redondas com a presença de empresas e stakeholders – colocará os visitantes e as suas necessidades cada vez mais no centro.
Igualmente a bienal EuroCucina e a Exposição Internacional de Banheiros estarão de volta, as comemorações do 25º aniversário do SaloneSatellite incluirão uma grande exposição na cidade e um programa estruturado de instalações e palestras será realizado nos pavilhões de feiras, para promover a discussão aberta entre empresas e a cultura do design, em linha com a fórmula que garantiu o sucesso da Euroluce e da Cidade Luz, um palimpsesto luminoso e iluminado de exposições e participações especiais de âmbito internacional.
Salone del Mobile Milano 2024
O passeio proporcionou e proporcionará uma oportunidade de refletir sobre os desafios que o mundo do design enfrenta e sobre como será a vida em casa no futuro, graças ao envolvimento de convidados especiais que discutirão e promoverão a cultura do design conforme narrada e interpretado pelo Salone, destacando a sua qualidade, know-how, valor prático e estético e componente humana e emocional.
Os temas principais foram a importância do poder de visão e inovação no mundo dos grandes eventos e do design industrial, a necessidade de uma cultura cada vez mais centrada no ser humano e inclusiva, focada nas comunidades e nos indivíduos, a necessidade de um diálogo multidisciplinar entre diferentes culturas e geográficas e, por último mas não menos importante, a sustentabilidade, área em que o Salone del Mobile já alcançou um marco importante, a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, alcançada na última edição.
Maria Porro, presidente do Salone del Mobile Milano, afirma que o Salone del Mobile “é uma expressão da indústria do design, um pioneiro na entrada em novos mercados, um ponto de encontro preferido da comunidade do design e uma incubadora de novos talentos com o SaloneSatellite. Graças ao envolvimento dos vários oradores principais, as reuniões foram uma oportunidade para manter vivo o diálogo e oferecer novas interpretações de um mundo do design que atende visitantes internacionais cada vez mais exigentes”.
O Salone del Mobile Milano, fortemente enraizado na cultura italiana de fazer negócios e produzir “belo design”, é uma força catalisadora global, com 34% de expositores de 37 países estrangeiros, 550 jovens designers no SaloneSatellite de 31 países diferentes e 28 escolas de design e universidades de 18 países. Mais 65% de compradores e profissionais do setor de 181 países diferentes. Das mais de cinco mil presenças mediáticas acreditadas na última edição, 47% eram estrangeiras. Estes números comprovam a centralidade do papel internacional da feira, que cultiva 365 dias por ano através de iniciativas como esta, que constituem incursões muito reais e diretas nos territórios de maior interesse.