Semana Internacional da Madeira registra 11 mil visitantes
Evento reúne líderes da cadeia produtiva da madeira e base florestal de 21 estados e 22 países para debates sobre mercado, exposição de tecnologias e eventos técnicos
Publicado em 26 de setembro de 2024 | 17:45 |Por: Thiago Rodrigo
Impossível imaginar nossa vida sem a madeira. A matéria-prima está em diversos momentos do nosso dia a dia. Nos móveis, nas portas, nos pisos. A madeira é usada como combustível em processos diversos, como a secagem de grãos, na indústria siderúrgica e no aquecimento de granjas. Ou para o preparo de alimentos, com lenha ou carvão. Isso sem falar no papel e papelão das embalagens, caixas, papel higiênico e outros produtos feitos de papel.
Para tudo isso, o Brasil tem hoje cerca de 10 milhões de hectares com árvores plantadas, exclusivamente para fins industriais, principalmente pinus e eucalipto. É uma verdadeira lavoura de árvores, que são colhidas em um processo altamente tecnológico e de acordo com manejo adequado, dentro de padrões internacionais de certificações ambientais.
De 16 a 19 de setembro, todo esse universo foi discutido e apresentado durante a Semana Internacional da Madeira (SIM), que começou no dia 16, em Curitiba, com o 5º Woodtrade Brazil, no Centro de Eventos do Sistema Fiep. O evento, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Malinovski, reuniu 720 participantes, entre empresários e lideranças do setor da madeira e de base florestal para tratar de temas sensíveis e relevantes dos mercados interno e externo, cadeia de suprimentos, desafios e oportunidades.
Nos quatro dias de programação, que incluíram também a Feira Lignum Latin America, o 6º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp), o 1º Lignum Talks, além de diversos eventos técnicos, realizados no Expotrade Convention Center, em Pinhais, a maioria dos participantes era de tomadores de decisões, como empresários, diretores, executivos e gerentes de grandes indústrias.
Semana Internacional da Madeira
A SIM, cujo ponto alto é a Lignum Latin America, feira da cadeia produtiva da madeira, encerrou a 5º edição com números recordes, consolidando-se como o principal evento do setor da indústria da madeira na América Latina. Foram 11.190 participantes, vindos de 21 estados brasileiros e 22 países da América Latina, Europa e Ásia. O número representa um aumento de 35% em relação à edição anterior, realizada em 2022. A feira também bateu o recorde de expositores, com 165 empresas participantes, representando um crescimento 40% maior que na última edição.
“A Lignum Latin America se fortalece cada vez mais como a principal feira da cadeia produtiva da madeira na América Latina. Em especial nesta edição houve uma presença expressiva de expositores e visitantes internacionais”, afirma Ricardo Malinvoski, diretor-geral da feira.
Ele ressalta que a relevância do evento está no fato de reunir, em um mesmo local, durante três dias, as grandes novidades e tecnologias dos diferentes segmentos. “Os expositores conseguem apresentar aos visitantes as soluções em máquinas e equipamentos, proporcionando conexões, conhecimento e gerando negócios”, concluiu Malinovski.
Para Juliano Araujo, presidente da Abimci, os números são resultado de um trabalho a muitas mãos. “O sucesso desta edição da Semana Internacional da Madeira foi reflexo do envolvimento e da mobilização da equipe organizadora para trazer temas relevantes à discussão. Por isso, a cada edição, o evento ganha público mais qualificado que sabe que vai encontrar experiências e conhecimentos reais e aplicáveis ao dia a dia da indústria”, afirmou Araujo.
O superintendente da Abimci, Paulo Pupo, destaca a presença do governo e de lideranças de outros países nas diversas agendas da Semana. “Recebemos representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Ministério das Cidades, do Serviço Florestal Brasileiro, além de líderes internacionais que elevaram ainda mais o nível da SIM. Esse tipo de participação qualificada reforça a relevância do evento e motiva o empresário a comparecer, sabendo que o tempo investido trará resultados e oportunidades estratégicas para o seu negócio” disse Pupo.