Sicam 2024 mostra otimismo para o futuro do mobiliário
Inovação, criatividade e design estiveram no centro da Feira Internacional de Componentes, Acessórios e Produtos Semiacabados para a Indústria Moveleira
Publicado em 25 de outubro de 2024 | 09:45 |Por: Thiago Rodrigo
A 15ª edição da Sicam, a Feira Internacional de Componentes, Acessórios e Produtos Semiacabados para a Indústria Moveleira, encerrou no último dia 18 de outubro. Este ano, 9.243 empresas visitantes (8.912 em 2023) de 113 países (112 em 2023) foram a Pordenone, um sinal da “maturidade” de uma exposição que confirma que é um encontro imperdível para todos os países onde se produzem móveis e mobiliário. Foram 692 expositores (650 em 2023) de 34 países, em uma área líquida de exposição de 19.135 metros quadrados (18.420 em 2023).
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados da Sicam 2024”, comentou Carolina Giobbi, chefe de marketing e comunicação. “São números importantes, que testemunham como a realização de um projeto que está a serviço dos expositores e visitantes, que é criado e constantemente atualizado sobre suas necessidades, permite que uma feira mantenha seu valor”.
– Abimóvel integra setor moveleiro
Segundo a organização, o evento foi uma edição bem-sucedida não apenas pelos números, mas também e acima de tudo pelo clima de otimismo e positividade respirado durante os quatro dias, de terça-feira, 15, a sexta-feira, 18 de outubro. “É inegável que o setor de móveis e decoração está passando por um período complexo, mas deixe-me dizer que tudo isso pareceu desaparecer nos corredores da feira: muitas pessoas, muitos sorrisos, muitos encontros, um fluxo ininterrupto de oportunidades para ver, tocar, discutir as centenas de ideias em exposição”, disse.
“Uma edição da qual emergiu fortemente tanto a vontade de olhar para o futuro quanto a certeza de que um setor capaz de expressar tanta qualidade e inovação – forte em empresas de nicho atentas à qualidade extrema, bem como grupos capazes de abordar os maiores mercados – sempre tem muito a dizer’, acrescentou Giobbi.
O último dia da Sicam 2024 contou com a presença na feira de mais de 300 jovens de escolas e institutos educacionais, que aceitaram o convite da delegação de Friuli-Venezia Giulia da ADI (Associação para o Design Industrial) para pensar sobre o futuro das profissões ligadas ao mundo da criatividade e do mobiliário. Um sinal forte e uma promessa para o futuro de um dos distritos de móveis mais fortes da Europa. O próximo encontro será na 16ª edição da Sicam a ser realizada de 14 a 17 de outubro de 2025, novamente nos espaços da Feira de Pordenone.