Tendências de móveis da Ciff Shanghai 2024
Tendências de móveis da China: veja impressões das exibições dos fabricantes chineses de móveis de alta decoração na Ciff Shanghai 2024
Publicado em 12 de setembro de 2024 | 22:00 |Por: Thiago Rodrigo
A Ciff Shanghai 2024 prometeu uma nova era no mercado moveleiro mundial a partir das empresas do maior produtor de móveis do mundo. No que tange às tendências de móveis que a indústria de alta decoração do país tem a oferecer, as marcas investem em linhas finas nas prateleiras, revestimentos 3D em portas, de poro sincronizado principalmente em partes horizontais, guarda-roupas com frentes em vidro nas portas centrais de armários, fundo com superfícies madeiradas pendendo para o amarelo, entre outros.
Fazendo parte da comitiva de jornalistas presentes a convite da feira, a Revista Móbile caminhou junto a profissionais de imprensa de revistas especializadas de Itália, Alemanha, França, Índia e México para conhecer as novidades que as marcas de móveis de alto padrão oferecem, principalmente, ao consumidor chinês, visto que não é grande o share de mercado para o exterior.
A Coomo tem produtos que utilizam lâmina de madeira e laca, customizando cada parte do móvel. Com fábrica em Donguan, exibiu estofados com linhas suaves e orgânicas revestidas em couro macio e confortável com efeito nobucado. A ilha de cozinha com tampo de pedra, acabamento laqueado e cantos curvos, tem ferragem de marca inglesa. A estante mostra a habilidade do que a empresa pode produzir em cada forma e design, dependendo do gosto do cliente chinês.
O armário de cozinha no estande da marca mostrou altas possibilidades design e cantos curvos na parte inferior da porta aérea. O poro sincronizado no tampo de mesa se destaca e a porta deslizante com acabamento 3D feito em máquina CNC é revestida tanto em cobertura decorativa de madeira fina (veneer) quanto laqueado. A marca utiliza tecidos turcos, indianos, italianos e portugueses, também exibiu um armário com revestimento em couro e painéis de 3 metros de altura com revestimento em laca.
A Chic está presente na China desde 2012 e exibiu uma linda cozinha na cor vermelho escuro laqueado, destacando o design de interiores na cozinha como um local social para as pessoas. O acabamento em 3D também se fez presente aqui, igualmente a superfície madeirada clara nas partes com porta de vidro. O quarto verde com 3D na frente do móvel tem o puxador como detalhe e o vidro presente em algumas portas.
As portas são grossas e os interiores com acabamento em couro e ferragens sofisticadas. A impressão digital laqueada na frente do armário para quarto chama a atenção de todos. Na sala, bastante espaçoso no ambiente com frentes grossas e curvas, aposta na mesa de jantar em pedra clara, mesa de centro em pedra vermelha, sendo que outras cores marcam presença no revestimento florido dos estofados e outros pequenos móveis, como em detalhes nos estofados.
A Camerich tem fábrica não muito longe de Shanghai, fazendo uma exibição com zero desperdício sendo que todas as caixas que compõe o estande vão voltar para a fábrica ou serem encaminhadas para os compradores. A Mesa Venice tem madeira e metal na junção do pé com o tampo, sendo bem resistente apesar de não parecer. A pequena cadeira com leve design tem metal nos pés e couro suave no revestimento. O sofá Roaster com foco nos jovens, conta com assentos e encostos removíveis para facilitar na limpeza.
A cadeira com belo design nos pés parece ter um só corte, sem junção aparente, com um design “perigoso”, porém se mostrando resistente e confortável. A marca tem objetivo de ser bonita e comercializável sem ser um grande luxo para ser acessível para os chineses, algo que busca também com a cadeira moderna e elegante feita com pés alumínio.
A HC28 apresentou um novo conceito de sistema de armário com um holístico design do espaço. Desenhado por um designer italiano e destinada para grandes espaços, tem poro sincronizado no revestimento, portas grossas, vidro na porta central, madeira clara amarela e estofado em boucle com linhas suaves.
O ripado aparece na China na estante desta empresa, mas no fundo do móvel e em blocos em diferente direções, não em um grande painel na vertical. O acabamento suave dos sofás curvos chamam a atenção, bem como cabeceira de cama com curvas e pequenos detalhes, além de mesa de cabeceira curvas em laca. Estantes sóbrias no design e revestimentos de mesas com brilho em laca e curvos também foram observados na marca.
Mextra: com móveis em pedra, estofados sem encosto ou curvos, a empresa fez uma combinação de materiais e curvas nas mesas. As estantes têm linhas finas e a marca também mostrou móveis inventivos, diferente e com design mais inovadores com diversas peculiaridades.
A Daaz é uma empresa única entre as visitadas, tem design e materiais diferentes com uso de madeira maciça com espessuras grossas nas peças de mesas de canto, mesas, camas e outros móveis, seja em branco ou preto, mas também em cor natural, sempre com acabamento fosco. A verdade é que os ambientes parecem compor uma casa de alta linha dos Flintstones ao fazer o uso de peças inteiras de madeiras com partes com a forma de árvores, utilizando como mesa de centro pintada em preto e em branco como visto em mesas de canto.
Um nova marca fundada dois anos atrás, tendo o famoso designer de interiores Jason Li, a Woodform exibiu em seu estande o que parece ser o melhor estilo de móveis chinês para os chineses, embora destaque o uso de conceitos que utiliza traços orientais e ocidentais. Faz uso de madeira de carvalho e nogueira da América do Norte e acabamento com tinta à base de água. Uma mesa tem a base inspirada no girassol, outra mesa de canto tem uma forma de Hulu (sem tradução para outras línguas) que na China significa fortuna e sorte. A cadeira tem encosto inspirado em tubos. A coleção de móveis no estande tem uso de verde, amarelo, laranja, além do branco.
A cabeceira de cama típica chinesa tem alto encosto dentro do popular no design chinês. A empresa faz uso específico da madeira com pés redondos e aparentes no tampo da mesa e bastante madeira em diferentes formas para compor cada peça de mobília, com linhas finas se combinam com partes mais grossas. Por fim, “The Moon Table” venceu medalha de ouro no Muse Design Award.