Xylexpo 2022 começa hoje em Milão

Após quatro anos de espera, feira internacional bienal de tecnologia para a indústria de madeira e móveis está de volta à FieraMilano-Rho

Publicado em 12 de outubro de 2022 | 08:54 |Por: Thiago Rodrigo

De 12 a 15 de outubro, simultaneamente com 33.BI-MU e Viscom Italia, ocorre a Xylexpo. Os pavilhões 22 e 24 de Rho, em Milão, com mais de 36 mil metros quadrados, vão receber 280 expositores, um terço do exterior, apresentando uma revisão abrangente da tecnologia mais avançada para madeira e móveis, desde a operação primária até o acabamento da superfície.

A exposição está de volta após um longo período de dúvidas e incertezas, embora agora esteja claro que as exposições, oferecendo a oportunidade de conhecer pessoalmente, são de longe a opção preferida.

“Este ano, preferimos evitar a dispersão, fazendo o possível para colocar todos os expositores em dois pavilhões, evitando ‘anexos’ menos atraentes para os visitantes”, disse Dario Corbetta, gerente da exposição. “Consideramos que esta Xyexpo seria diferente do passado, pelas razões que todos conhecemos, e decidimos apoiar a qualidade do evento e não a venda de área de exposição. Como resultado, temos uma longa lista de espera de empresas que – tendo adiado sua decisão de participar por muito tempo – não poderão se juntar a nós.”

União com 33.Bimu

Muitas novidades nesta edição, em primeiro lugar as novas datas em outubro, devido às mudanças de calendário forçadas pela pandemia e a decisão de se unir ao 33.Bimu para criar um grande evento de tecnologia de fabricação. Esta decisão resultou de uma situação que está a obrigar a que todos considerem com a maior atenção qual a opção que pode ser mais satisfatória para expositores e visitantes.

A “geminação” com a 33.BI MU, a exposição de máquinas-ferramenta organizada pela Ucimu, é um grande trunfo desta edição; isso é claramente visível nos números de pré-inscrições de ambos os eventos, que indicam que mais de 60 por cento dos visitantes da Xylexpo vão dar uma olhada nas máquinas de metalurgia e vice-versa.

Assim, a decisão dos organizadores de unir forças e imaginar um novo contêiner maior para tecnologias de processamento de madeira, metal e compósitos criou um polo com forte força de atração. Mais recentemente, a também se juntou à Viscom Italia, a feira de comunicação visual que dedicará uma grande seção à comunicação digital, um dos temas “fortes” deste período no negócio de acabamento.

Congresso moveleiro faz raio-x do momento da indústria

Como eventos de referência em suas respectivas indústrias, a 33.BI-MU (exposição bienal de máquinas-ferramenta, robótica e automação, manufatura aditiva, tecnologias digitais e auxiliares) e Xylexpo (exposição bienal de tecnologia da marcenaria e componentes da indústria moveleira) serão apresentadas como eventos distintos, mas eventos complementares, destacando suas respectivas peculiaridades e potencializando todas as sinergias possíveis.

A decisão ampliará o público de potenciais visitantes para expositores de um lado (o acesso unificado ao recinto de feiras permitirá visitar ambas as exposições), e de outro ajudará os visitantes dos setores de móveis, design, plantas industriais, máquinas para alumínio, compósitos e materiais de última geração, interessados em ambos os eventos, para aproveitar ao máximo sua viagem a Milão.

Visitantes e exposição

Muito claramente, após os recentes bloqueios, os visitantes estão ansiosos por uma experiência “física”, segundo a organização: os primeiros dados do serviço de pré-inscrição indicam que o evento em Milão é aguardado com ansiedade por um público de alta qualidade, ciente de que, mais uma vez, a Xylexpo será uma vitrine da melhor tecnologia para madeira e materiais à base de madeira.

Os anos de pandemia revelaram o potencial de novos sistemas de interação e comunicação, que não substituíram totalmente as exposições, mas certamente reabriram a discussão sobre conceitos, espaços, investimentos. Tanto os expositores quanto os visitantes exigem eventos que possam ser visitados em um prazo menor, com uma oferta clara e direta.

A Xylexpo 2022 tentará fazer esta mudança, apresentando uma oportunidade de negócio em um mercado como o italiano, que continua a ser um dos mais importantes a nível mundial, tanto pela oferta como pela procura de soluções para a indústria da madeira e mobiliário

Xylexpo Digital

Sinal mais tangível do desejo de oferecer novos modos de vivenciar a feira. Nos três primeiros dias – quarta-feira 12 e quinta-feira 13 de outubro das 10h às 16h, sexta-feira 14 de outubro das 10h às 18h. – os operadores terão a oportunidade de se encontrar entre as arquibancadas, passear pelos corredores da Fiera Milano-Rho, participar de diversos eventos na “Xyexpo Arena”.

Na sexta-feira, 14, às 17h, os vencedores da edição 2022 do Prêmio Inovação XIA-Xylexpo serão anunciados por um júri independente que – além das soluções mais significativas nos segmentos de acabamento, madeira maciça e processamento de painéis – este ano também premiará soluções relacionados aos grandes temas de sustentabilidade e transformação digital.

E, finalmente, este ano também será o lançamento da iniciativa Xylexpo Education, originalmente planejada para a edição de 2020 e adiada até agora: Acimall pesquisou todas as escolas, institutos, universidades e entidades que oferecem diferentes tipos e níveis de ensino em a cadeia de valor madeira-máquinas-móveis, para criar uma iniciativa de grande envergadura que visa desenvolver contactos e relações com todos os intervenientes.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas