Yes Varejo Summit inicia com programação intensa e segue até hoje
Entre ontem e hoje (16 e 17), a segunda edição do Yes Varejo Summit reúne líderes do setor em mais de 20 horas de conteúdo focado em fortalecer o varejo no Brasil
Publicado em 17 de outubro de 2024 | 09:36 |Por: Júlia Magalhães
O primeiro dia do Yes Varejo Summit, que começou nesta quarta-feira (16), trouxe uma programação intensa com palestras de líderes do varejo, como Magazine Luiza, Tradição Móveis e Tray. Os participantes aproveitaram insights valiosos sobre as melhores práticas e tendências do setor.
Com mais de 20 horas de conteúdo, o evento, que acontece até esta quinta-feira (17), é focado em estratégias para fortalecer o varejo no Brasil.
“Nos dedicamos a fechar uma programação de qualidade, que trará insights valiosos para os participantes, englobando assuntos como marketing e vendas,” destaca o diretor da Yes Eventos, Erisson Matos, reforçando a importância de o varejista investir em capacitação para aproveitar as oportunidades do próximo ano.
Primeiro dia do Yes Varejo Summit
Inteligência Artificial
O cofundador e diretor da Comense, Felipe Carvalho, destacou o uso da tecnologia, especialmente a inteligência artificial, para aprimorar a conexão e a jornada de compra do cliente. Entre os exemplos citados, estão a busca por imagem no e-commerce e o uso da IA para análise do varejo. Carvalho propôs ao público um desafio: observar a loja pelas câmeras para identificar gargalos, como filas ou baixa venda de certos produtos, e questionar à IA como resolvê-los.
“É sobre fazer boas perguntas. É sobre progressão: ritmo, constância e consistência,” ressaltou o especialista. “A transformação digital não é vista; ela é sentida,” concluiu.
Conexão
O diretor da Tradição Móveis, Flávio Daniel, compartilhou estratégias para alcançar o primeiro milhão no digital, destacando a importância do tráfego pago e de investir no mercado local. “Primeiro, é essencial entender sua região,” apontou ele, ressaltando vantagens como fortalecimento da marca, logística ágil, conexão com o público-alvo e menor concorrência. “Depois que passei a focar na minha área, meus vendedores triplicaram as vendas.”
Ele também apresentou seu modelo CAC — Conteúdo, Audiência e Conversão — e frisou a importância de adaptar o produto ao perfil do público. “Todos compram, mas vendemos mais para aqueles com quem nos conectamos.”
Ele finalizou enfatizando a relevância do engajamento nas redes sociais: “Crescemos no Instagram ao nos conectarmos com quem se parece conosco; não é sobre seguidores, mas sobre o engajamento com a marca.”
Futuro do Varejo
O diretor-geral da Tray e do Melhor Envio, Thiago Mazeto, apresentou um estudo que projeta que, até 2029, 20% das vendas serão digitais, destacando o brasileiro como o terceiro no mundo em uso de redes sociais. “A jornada de compra mudou. O cliente pode finalizar no físico, mas pesquisou no on-line – ou vice-versa. A internet é um meio, não um fim.”
Ele também citou o QR code como exemplo de adaptação tecnológica, popularizado apenas na pandemia, embora exista há muitos anos. “O varejo físico não vai morrer. Os que se adaptarem à nova jornada de compra do cliente sobreviverão,” concluiu Mazeto.
LiveShop
O especialista Rafael Santos destacou o impacto da LiveShop, uma estratégia que vem transformando o varejo. Ele mencionou o crescimento das compras on-line, intensificado após a pandemia: “Em 2022, o Shopee foi o app mais baixado, superando o iFood. Há quatro anos, essas empresas mal existiam, e hoje movimentam 35 bilhões”, alertou.
Santos compartilhou como o live shop impulsionou as vendas da sua loja: “Na primeira live shop, vendemos mais do que em um mês inteiro.”
Inteligência Artificial
O especialista, Marcos Nannetti, encerrou discutindo o potencial da IA para otimizar operações. “Quanto mais dados temos, melhor o algoritmo entende. No futuro, essa máquina vai se tornar “, ainda mais, uma grande aliada”, comentou. No entanto, enfatizou a importância de escolher a ferramenta certa para cada tarefa.
🔗 Acompanhe a cobertura completa nas plataformas da Revista Móbile!