Impress Decor – CEO fala sobre os 20 anos da empresa no Brasil

20 anos de Impress Decor Brasil marcam história da melamina na América Latina

Publicado em 26 de agosto de 2020 | 15:38 |Por: Portal eMóbile

Trabalhando na consolidação do uso de revestimentos melamínicos ao redor do mundo, a Impress Decor tem colaborado ativamente para um importantíssimo ganho de produtividade na indústria moveleira, seguida dos setores de arquitetura e construção civil nas últimas décadas. Fruto da reestruturação de grandes empresas, como a Masa Decor – marca alemã criadora da rotogravura para papéis decorativos, com mais de 90 anos de história –, em 2020 a companhia comemora duas décadas do início de suas operações produtivas no Brasil. Consolidando-se como líder de segmento na América Latina.

Atuando junto à empresa há mais de 20 anos, João Martinez, CEO – Managing Director da Impress Decor Brasil, acompanhou de perto o surgimento da marca Impress e a instalação da planta fabril em Araucária (PR), desempenhando um papel estratégico na expansão dos negócios da empresa. É ele, aliás, quem compartilha a seguir um pouco mais da história do grupo no Brasil. Sem deixar de falar, é claro, das expectativas para os próximos anos.

O que esses 20 anos representam na história da Impress e, consequentemente, no desenvolvimento da indústria de painéis revestidos na América Latina?

João Martinez – Por cerca de dez anos, todos os produtos comercializados pela Masa Decor na América Latina eram importados das unidades espanhola e alemã. Dessa forma, não tínhamos uma produção local. Foi há 20 anos que iniciamos nossos processos produtivos no Brasil, fabricando e fornecendo produtos direto de nossa unidade em Araucária. O que não só ampliou a presença do grupo no mercado latino, mas trouxe uma série de benefícios às indústrias da região. Facilitando, então, questões logísticas. Assim como o atendimento de demandas internas – da Argentina ao México -, com mais agilidade, precisão e liberdade. Contribuindo, assim, para o crescimento no uso de papéis decorativos entre todos os players do nosso mercado. O que realmente é um motivo de celebração e orgulho para todos nós.

Iniciando as operações com apenas uma máquina, ao longo dessas décadas a Impress vem investindo no melhoramento contínuo de seu parque fabril. Quais foram os pontos altos nesse sentido?

Martinez – Todos os grandes marcos de crescimento que tivemos são muito importantes. Isso porque a chegada e fidelização de novos clientes, seguidos pelo crescimento do volume de vendas e faturamento, vieram sempre atrelados a novos investimentos fabris que deram vazão ao desenvolvimento do mercado e nos quais fomos muito assertivos. Posso citar as novas máquinas de impressão; a chegada da máquina digital para desenvolvimento de amostras [recurso no qual a Impress foi pioneira no Brasil]; o investimento em uma nova unidade de negócios; e, claro, a implantação da nossa própria linha de impregnação em 2013, que, sem dúvidas, gerou o maior impacto entre esses investimentos. Temos ainda a tecnologia em novas prensas, novas receitas de substrato, um novo conceito sobre estruturas de espelhos, investimento em tecnologia para a redução de emissão de gases e tratamento de água, enfim, tudo é feito com o intuito de levar soluções para nossos clientes de uma forma ágil, íntegra e ética, desde a concepção até a entrega de novos produtos.

Início das operações da Impress Decor Brasil (à época Masa Decor), no ano 2000

E como você acredita que esses investimentos venham impactando e gerando mudanças na indústria de painéis ao longo dos anos?

Martinez – Quando começamos a atuar no Brasil e nos países vizinhos, a oferta de Finish Foil (FF), que era uma alternativa vista como mais assertiva na época, era muito forte. Digamos que o FF representava 80% do mercado, enquanto o Papel Decorativo melamínico, ficava com o restante. Nossa função, portanto, foi a de realmente mostrar ao mercado o custo-benefício do produto que estávamos trazendo. Levando informação, trabalhando em sintonia com os nossos clientes e, sobretudo, investindo na tecnologia necessária para isso. Dessa maneira, o crescimento no uso da melamina por aqui, tornando-se a opção líder de mercado em termos de revestimento, está intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento tecnológico, que permitiu uma melhor usinagem dos painéis de madeira reconstituída e também uma melhoria na percepção do consumidor final sobre a qualidade dos revestimentos com papel decorativo, que apresenta melhor impressão, além de diversidade de acabamentos e texturas.

Falando em acabamento, qual você acredita ser o grande marco do setor em termos de design nessas últimas décadas?

Martinez – A chegada do poro sincronizado realmente revolucionou a indústria de revestimentos, possibilitando a fusão perfeita de efeitos ótico e tátil, ao aumentar a sensação tridimensional da estrutura da madeira nas superfícies decorativas onde ela é aplicada. Tornando, assim, o resultado muito similar ao natural. Essa tecnologia de impressão passou a ocupar uma parte importante do mercado quando falamos em melamina, e é até hoje uma das principais escolhas do mercado. No mais, acredito que o setor de revestimentos, de uma forma geral, tem trabalhado uma pluralidade de produtos, cores, desenhos, superfícies e materiais nunca antes vista. Quando começamos, as escolhas eram bem limitadas, tínhamos apenas 30 jogos de desenhos disponíveis. Hoje temos tecnologia e mão de obra para explorar qualquer tipo de desenvolvimento que o cliente tenha necessidade. Atualmente, a Impress conta com 1100 desenhos homologados e fabricados na unidade brasileira. Vale ressaltar, ainda, que vivemos um boom da valorização do design latino-americano ao redor do mundo. Se antes a indústria local buscava referências em mercados europeus, hoje também exportamos tendência e design.

“A chegada do poro sincronizado realmente revolucionou a indústria de revestimentos”

E o que tornou a Impress uma líder de mercado nesses 20 anos?

Martinez – A Impress sempre confiou no mercado que tinha em mãos. Apesar de passarmos recentemente por períodos complicados para os negócios em todas as áreas, nunca deixamos de acreditar no poder da humanização do nosso atendimento – seja nas vendas B2B, na realização ou participação de eventos, visitas aos nossos parceiros etc. – como sendo um grande diferencial de mercado. Agora, adequamos nossas ações e estamos investindo mais do que nunca em soluções digitais que nos permitam atender com proximidade e assertividade, criando junto aos nossos parceiros, mesmo que à distância. Dessa forma, conseguimos não só manter relações comerciais de longo prazo, como também celebramos a chegada de novos clientes e o desenvolvimento de novos produtos mesmo neste período tão sensível. Seguimos acreditando no Brasil e em todo o mercado latino-americano.

Falar dessas duas décadas da Impress no Brasil, é também contar um pouco da sua própria história. Quais os momentos mais marcantes dessa jornada?

Martinez – Quando começamos nossas operações no País, contávamos com um quadro de 50 funcionários. Hoje somos cerca de 150 pessoas entre colaboradores diretos e terceirizados. Olhar para trás e observar o quanto de mudanças conseguimos implantar dentro da empresa, do chão de fábrica passando pelo criativo até a gestão do negócio, e o quanto tudo isso refletiu não só no mercado, mas também na vida de nossos colaboradores e da comunidade em que estamos inseridos, obviamente, me deixa muito feliz e orgulhoso por fazer parte dessa história. Eu realmente gosto de trabalhar aqui e ser parte da família Impress, e sinto que esse prazer é compartilhado por todos os meus colegas de trabalho.

Se olhar para o passado traz satisfação, pensar no futuro é ao mesmo tempo desafiador e excitante. O que podemos esperar daqui para frente?

Essas duas décadas sem dúvida representaram uma longa e competitiva estrada, e só posso esperar que continuemos trilhando o caminho do desenvolvimento juntos por mais 20, 40… muitos anos! É justamente essa nossa visão de futuro com um olhar de valorização ao passado e de atenção aos movimentos atuais, que fazem o trabalho da Impress tão pontual, antecipando e informando aos nossos parceiros sobre os novos rumos do viver e o impacto dessas mudanças em nosso mercado. Neste ano, porém, celebrando as duas décadas da Impress Decor Brasil frente aos desafios que se apresentam no cenário global, queríamos ir além, realmente entregando aos nossos clientes uma ferramenta que pudesse ajudá-los a desenvolver suas futuras coleções e ações de uma forma totalmente inovadora, dinâmica e, sobretudo, condizente com as necessidades e tendências em ascensão. Foi assim que surgiu o projeto da Trend Box, fruto de um trabalho extremamente complexo e necessário entre a equipe de design e marketing da Impress Decor Brasil junto aos mais diferentes profissionais das áreas de inovação e criatividade. Obviamente, estamos todos muito ansiosos e animados para conferir os resultados que deverão surgir a partir dessa experiência.

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