A decolagem da MadeiraMadeira em 2021

Um ano para ficar para a história: COO e cofundador, Robson Privado, conta que a empresa teve inúmeros desafios e oportunidades este ano

Publicado em 25 de dezembro de 2021 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo

Uma das maiores plataformas online de bens para casa da América Latina, a MadeiraMadeira cresceu dez vezes nos últimos cinco anos e mais de 100% no ano passado, alavancando seu modelo de negócio asset-light com uma rede logística exclusiva, impulsionada por sua plataforma de tecnologia proprietária. Sediada em Curitiba, o e-commerce conta com mais de dois mil funcionários, sendo a maioria deles focados em tecnologia, logística e desenvolvimento de produtos.

O COO e cofundador, Robson Privado, conta que a empresa teve inúmeros desafios e oportunidades este ano que motivou a empresa ainda mais a continuar crescendo. O principal deles foi a operacionalização das guide shops (lojas físicas) que saíram de nove lojas para cerca de 100, mesmo em meio à restrição das atividades da economia.

“Direcionamos nossos investimentos para melhorar cada vez mais a experiência completa do cliente. Aceleramos nossos processos de tecnologia e logística (este ano fizemos a aquisição da iTrack, importante startup de tecnologia), e investimos também na marca própria CabeCasa, que hoje já conta com centenas de produtos”, conta. Com, inicialmente, mais de 400 itens disponíveis, a CabeCasa tem o objetivo de oferecer móveis democráticos, acessíveis e de qualidade para todos os ambientes e estilos, sendo produtos definidos a partir de deficiências relatadas pelos consumidores em diversos canais.

Para lidar com essas diversas ações e inovações no mercado de móveis em um momento tão conturbado, Privado acredita que foi preciso ser humilde para entender o que o mercado já tinha de bom e saber como inovar também com esses conceitos. Sempre sendo uma empresa digital, o desafio das lojas físicas foi enorme para a empresa, principalmente pelo desejo de escalar tão rápido. “E funcionou! Tivemos um ótimo ano, inauguramos cerca de 100 lojas e chegamos na marca de 4 fulfillments e 14 centros de distribuição. Internamente, para superar esses desafios, trabalhamos com muita colaboração e sinergia entre os times. Acreditamos que este é um dos fatores principais”, afirma o COO.

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Nesse meio tempo, a MadeiraMadeira se tornou um “unicórnio” brasileiro, que designa startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares. “Foi superimportante para a história da Madeira e foram cerca de doze anos até a empresa se tornar um unicórnio. Fomos o primeiro de 2021 e atualmente somos considerados a maior loja online de móveis e decoração da América Latina”, destaca Privado, que ressalta:

“Alcançar o status de unicórnio foi uma grande realização, principalmente por ser um dos únicos na modalidade de e-commerce e o único brasileiro dessa modalidade e nos demandou muito trabalho e dedicação. O título veio acompanhado de muita responsabilidade e novos desafios, e ficamos extremamente agradecidos por também sermos agora uma referência no País para outras startups e pessoas empreendedoras e vamos continuar investindo no nosso crescimento”.

Desde 2019, a MadeiraMadeira expandiu exponencialmente seu próprio mercado 3P e expandiu o alcance de seu operador logístico proprietário, a Bulky Log, ao mesmo tempo em que implementou novas estratégias relacionadas à aquisição de produtos, otimização de suprimentos e presença omnichannel. Pioneira no modelo de drop-shipping no Brasil, que conecta diretamente sua plataforma de tecnologia proprietária diretamente ao ERP de cada fabricante, permitindo eficiência na cadeia de suprimentos e sem risco de estoque, a empresa teve uma aceleração forte durante a pandemia, sendo acima de 100%. Isso foi possível com o empenho nos seres humanos.

“Investimos, primeiramente, em pessoas, pois acreditamos que um time forte é fundamental para impulsionar e sustentar esse crescimento”, pontua. Igualmente foi investido muito em backoffice, logística e tecnologia, áreas que sustentam o negócio como um todo. “Este ano segue sendo de progressão para nós. Focamos em nos adaptar às demandas do mercado com qualidade e rapidez, com foco central na satisfação de nossos clientes”, finaliza.

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