Abimóvel renova convênio com Apex-Brasil

Abimóvel e Apex-Brasil renovam acordo para o Projeto Brazilian Furniture de exportações de móveis nacionais

Publicado em 12 de fevereiro de 2021 | 11:07 |Por: Thiago Rodrigo

A presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Maristela Cusin Longhi, esteve em Brasília (DF) para a assinatura da renovação do convênio da entidade com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Idealizadores conjuntos do Projeto Brazilian Furniture, de fomento à exportação de móveis, a parceria foi oficialmente renovada para o biênio 2021-2023.

A iniciativa tem foco na expansão dos negócios e na internacionalização da indústria moveleira nacional. Isso é feito por meio de três importantes pilares: melhoria da competitividade, design integrado à indústria e sustentabilidade. A nova fase do projeto foi ampliada, passando a contar com a participação de mais de 170 empresas associadas.

Igualmente, contempla cerca de 60 ações (presenciais, híbridas e virtuais). Entre as atividades previstas estão: participação em missões e feiras internacionais, Projeto Comprador, Projeto Vendedor, Projeto Imagem, Expo 2021/2022, ações de inteligência comercial e prospecção de mercado.

A Abimóvel já divulgou o ranqueamento atualizado de mercados-alvos do Brazilian Furniture para este ano. Entre os países prioritários estão Alemanha, Chile, Emirados Árabes, Estados Unidos, México, Peru, Reino Unido e o Canadá, que aparece como a novidade da lista. Colômbia, França, Índia, Itália e Panamá também são elencados como mercados potenciais.

Divulgação Abimóvel

Brazilian Furniture

Representantes da Abimóvel e da Apex-Brasil reunidos para assinatura da renovação do convênio do Projeto Brazilian Furniture, de fomento à exportação de móveis

Resultados e perspectivas

O Projeto Brazilian Furniture comprova a ascensão do setor moveleiro e a prosperidade dos negócios internacionais na área. Além disso, essa renovação do convênio entre a Abimóvel e a Apex-Brasil valida, mais uma vez, os consistentes resultados alcançados pelo projeto nos últimos cinco anos.

Divulgação Abimóvel

Brazilian Furniture

O presidente da Apex-Brasil, Sergio Sagovia Barbosa (esq.), e a presidente, Maristela Cusin Longhi, em assinatura de renovação do convênio entre as entidades. Nova fase vai até 2023

Mesmo em um período conturbado para o comércio exterior — com as limitações impostas pela pandemia mundial —, o Projeto Brazilian Furniture alcançou no ano passado números bastante expressivos, acumulando crescimento de 47,3% em exportações entre 2018 e 2020. Em termos de empresas apoiadas pelo projeto, o aumento foi de 30,5%, enquanto o número de empresas exportadoras beneficiadas cresceu 42,3% no período.

Produção de móveis cai em 2020

“É importante reafirmarmos que o Projeto Brazilian Furniture é fruto da competência e do trabalho incansável da equipe da Abimóvel e do time da Apex-Brasil, que caminham de mãos dadas em prol de nossas indústrias”, reforça Maristela Cusin Longhi.

“Mais do que nunca, esta parceria representa a força e a resiliência da indústria moveleira nacional, com o Brazilian Furniture exercendo um papel fundamental como mecanismo impulsionador de novos começos e possibilidades de negócios ao redor do mundo. Vencendo, assim, um dos momentos mais marcantes da história”, acrescenta a presidente da Abimóvel.

Cerimônia Brazilian Furniture

Além da presidente, também participaram da comitiva da Abimóvel à Brasília: Irineu Munhoz, 1º vice-presidente; os também vice-presidentes Sérgio Luiz Braga e Esther Cuten Schattan; e a diretora-executiva da entidade, Cândida Cervieri.

Representando a Apex-Brasil, estiveram presentes o presidente da instituição, Sergio Segovia Barbosa; o diretor de negócios, Augusto Pestana; o diretor de gestão corporativa, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; a gerente de indústria e serviço, Maria Paula Velloso; e o gerente do gabinete da presidência, Odilon Leite.Brazilian Furniture

“A parceria entre Apex-Brasil e Abimóvel vem de longa data e tem obtido excelentes resultados no apoio à inserção internacional das indústrias de móveis brasileiras. No último ciclo, o Brazilian Furniture apoiou 187 empresas que foram responsáveis por 42% das exportações do setor moveleiro nacional”, disse o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia Barbosa, que seguiu:

“Esta é uma indústria que demonstrou, durante a pandemia, ter grande resiliência e força. Neste novo ciclo do projeto, assinado hoje, 11 de fevereiro de 2021, buscamos aprimorar ainda mais este trabalho e reforçar a presença brasileira no mercado internacional. Queremos que os móveis brasileiros sejam cada vez mais reconhecidos internacionalmente por seu design, qualidade, inovação e sustentabilidade”.

Conheça mais sobre o Projeto Brazilian Furniture e as empresas participantes no vídeo abaixo:

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas