Abrindo o móvel com qualidade com corrediças e dobradiças
Tudo sobre as qualidades e novidades em corrediças e dobradiças para móveis
Publicado em 6 de maio de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

As corrediças e dobradiças são as ferragens mais comuns no mobiliário. Estão em quase todas as peças, seja para abrir portas ou gavetas, com diferentes qualidades e recursos, que possibilitam melhor uso, funcionalidade e comodidade. Existem muitos modelos de dobradiças como caneco 26, caneco 35, com amortecimento, sem amortecimento, angulares W30 | W45 | W90, com abertura 165º, modelo para colagem 100% em vidro, acabamento niquelado ou preto, entre outras. Em corrediças, além das de roldanas, há as telescópicas e invisíveis que contam com possibilidades de amortecimento, toque para abrir e outros.
Com diferentes comprimentos, aberturas, capacidades de carga e ciclos, as corrediças se diferenciam entre as de roldanas, telescópicas e invisíveis. Atualmente, as telescópicas são as mais comuns, com um diferencial enorme em relação às corrediças de roldanas. Esta, é produzida no Brasil por empresas como a Bigfer, do qual, Leticia Kercher, supervisora de marketing aponta ser muito usada no mercado. “Ela possui um correr bem suave, boa resistência à corrosão e ótimo custo-benefício”, assinala.
– Top Móbile comemora 20 edições em 2025
Luciano Lovison Sartori, gerente nacional de vendas da Unidade Componentes para Móveis da Soprano, confessa que por muitos anos a Soprano produziu corrediças de roldanas. No entanto, com a evolução do setor moveleiro e o compromisso da marca com inovação, acompanhou a transformação do mercado e deixou de fabricar as corrediças de roldanas para focar na comercialização das corrediças telescópicas, que hoje são amplamente utilizadas em projetos de mobiliário. “Muitos clientes ainda se recordam dessa linha de produtos que marcou a nossa trajetória”, relata.
As dobradiças se diferenciam entre baixa, alta e super alta, influenciando no design do móvel pela posição em que fica. A diferença é o quanto a porta recobre a lateral do móvel, o que influencia no design do móvel. Assim, a escolha entre dobradiça baixa, alta ou super alta varia muito de empresa para empresa conforme o desejo de design do mobiliário. Nas feira moveleiras deste ano, foram observados muitos móveis com a lateral do móvel aparente, algo proporcionado pelas dobradiças
Bigfer

Legenda: A escolha dos modelos de corrediças telescópicas varia conforme o peso da gaveta e o quanto peso ela precisa suportar