Aluxa amplia e diversifica produção de perfis de alumínio zerando descarte de resíduos
Além dos ganhos ambientais, nova unidade da fabricante de perfis de alumínio aumentou a produção mensal de 80 para 130 toneladas
Publicado em 26 de outubro de 2021 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo
A inauguração recente da nova unidade fabril em Flores da Cunha (RS) coloca a Aluxa, empresa especializada em perfis de alumínio, em posição estratégica frente ao crescimento da demanda do mercado nacional por soluções em alumínio. O novo complexo fabril tem 6 mil m² ² de área construída (praticamente o dobro do espaço anterior, 3,2 mil m²), planejado para comportar modernos equipamentos e a consequente ampliação do sistema produtivo. A capacidade de produção mensal de perfis de alumínio passou de 80 para 130 toneladas.
O plano de crescimento prevê a instalação de uma nova linha para extrusão de alumínio (processo mecânico para a confecção de perfis) em dois anos. Sozinha, a estrutura terá capacidade de produzir 300 toneladas ao mês.
Foco em diversificação de produtos
O movimento de expansão está alinhado às demandas de mercado pelo aumento do portfólio da empresa, que já dobrou sua oferta de produtos nos últimos dois anos.
Com a nova operação da Aluxa, outras possibilidades e soluções serão ofertadas ao mercado através de novos desenvolvimentos, com a aplicação de perfis técnicos, uso de ligas especiais e uma gama maior de inovação, design e acabamentos.
Atualmente, a empresa fornece perfis de alumínio em âmbito nacional para a indústria moveleira e automotiva. Com o novo alcance produtivo, o plano é ingressar no ramo da construção civil. Já está em desenvolvimento uma linha de produtos específica para este segmento.
– Braskem apresenta estudo sobre colchões em espuma
“A demanda do mercado nacional por soluções em perfis de alumínio e o cenário de retomada econômica favorecem a expansão da Aluxa junto ao mercado da construção civil, consolidando ainda mais a presença nacional da marca”, salienta Fabio Massochini, diretor-executivo da fabricante.
Massochini também adianta que a expansão resultará na geração de novos postos de trabalho. “A mudança para a nova planta fabril já gerou 20 novos empregos, o que representou um aumento de 50% da equipe. Nossa previsão é dobrar esse quadro nos próximos dois anos”, complementa Massochini.
Controle de resíduos de alumínio
Com um melhor controle dos processos, a expansão do negócio potencializada pela nova unidade fabril também diminuirá o impacto ambiental da atividade. A Aluxa segue as normas e critérios de sustentabilidade ambiental reconhecidos internacionalmente, promovendo o tratamento integral dos resíduos de alumínio de sua produção, com reaproveitamento de 100% do alumínio.
Mesmo após muitos anos de vida útil, o alumínio pode ser reaproveitado, gerando economia de energia, reduzindo resíduos e proporcionando outros benefícios que impactam positivamente o meio ambiente. O material é uma escolha superior em qualidade para o consumidor e em competitividade na indústria.
Além da prensagem da própria sucata, a Aluxa adquire o material de empresas da região e faz questão de recolher o material de seus clientes, que é prensado e passa pelo processo chamado de refusão. O material se transforma no chamado tarugo, virando matéria-prima para novos perfis.
“O menor impacto ambiental é um dos valores do grupo, por isso, investimos na Aluxa focando na sustentabilidade e rentabilidade do negócio, tendo como um dos pilares a racionalidade dos recursos e a
reciclagem do alumínio processado”, afirma Massochini.
Sobre a Aluxa
Há 12 anos no mercado, a Aluxa é especialista na fabricação de perfis de alumínio. Em 2019, foi adquirida pelo grupo iItaliano The Placemakers, o maior fabricante de mobiliário urbano do mundo, instalado em 60 países e com 4 fábricas na Itália e no Brasil. A nova configuração potencializou o objetivo da marca em apresentar soluções em perfis personalizados de alumínio para clientes de todo o Brasil. A empresa está localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha (Travessão Garibaldi, s/n).