Aluxa amplia e diversifica produção de perfis de alumínio zerando descarte de resíduos

Além dos ganhos ambientais, nova unidade da fabricante de perfis de alumínio aumentou a produção mensal de 80 para 130 toneladas

Publicado em 26 de outubro de 2021 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo

A inauguração recente da nova unidade fabril em Flores da Cunha (RS) coloca a Aluxa, empresa especializada em perfis de alumínio, em posição estratégica frente ao crescimento da demanda do mercado nacional por soluções em alumínio. O novo complexo fabril tem 6 mil m² ² de área construída (praticamente o dobro do espaço anterior, 3,2 mil m²), planejado para comportar modernos equipamentos e a consequente ampliação do sistema produtivo. A capacidade de produção mensal de perfis de alumínio passou de 80 para 130 toneladas.

O plano de crescimento prevê a instalação de uma nova linha para extrusão de alumínio (processo mecânico para a confecção de perfis) em dois anos. Sozinha, a estrutura terá capacidade de produzir 300 toneladas ao mês.

Rafael Xavier

Aluxa

Com foco em novos mercados, a empresa do grupo The Placemakers deve dobrar o quadro de funcionários até 2023

Foco em diversificação de produtos

O movimento de expansão está alinhado às demandas de mercado pelo aumento do portfólio da empresa, que já dobrou sua oferta de produtos nos últimos dois anos.

Com a nova operação da Aluxa, outras possibilidades e soluções serão ofertadas ao mercado através de novos desenvolvimentos, com a aplicação de perfis técnicos, uso de ligas especiais e uma gama maior de inovação, design e acabamentos.

Atualmente, a empresa fornece perfis de alumínio em âmbito nacional para a indústria moveleira e automotiva. Com o novo alcance produtivo, o plano é ingressar no ramo da construção civil. Já está em desenvolvimento uma linha de produtos específica para este segmento.

Braskem apresenta estudo sobre colchões em espuma

“A demanda do mercado nacional por soluções em perfis de alumínio e o cenário de retomada econômica favorecem a expansão da Aluxa junto ao mercado da construção civil, consolidando ainda mais a presença nacional da marca”, salienta Fabio Massochini, diretor-executivo da fabricante.

Massochini também adianta que a expansão resultará na geração de novos postos de trabalho. “A mudança para a nova planta fabril já gerou 20 novos empregos, o que representou um aumento de 50% da equipe. Nossa previsão é dobrar esse quadro nos próximos dois anos”, complementa Massochini.

Controle de resíduos de alumínio

Com um melhor controle dos processos, a expansão do negócio potencializada pela nova unidade fabril também diminuirá o impacto ambiental da atividade. A Aluxa segue as normas e critérios de sustentabilidade ambiental reconhecidos internacionalmente, promovendo o tratamento integral dos resíduos de alumínio de sua produção, com reaproveitamento de 100% do alumínio.

Mesmo após muitos anos de vida útil, o alumínio pode ser reaproveitado, gerando economia de energia, reduzindo resíduos e proporcionando outros benefícios que impactam positivamente o meio ambiente. O material é uma escolha superior em qualidade para o consumidor e em competitividade na indústria.

Rafael Xavier

O novo complexo fabril tem 6 mil m² de área construída praticamente o dobro do espaço anterior que era de 3,2 mil m²

Além da prensagem da própria sucata, a Aluxa adquire o material de empresas da região e faz questão de recolher o material de seus clientes, que é prensado e passa pelo processo chamado de refusão. O material se transforma no chamado tarugo, virando matéria-prima para novos perfis.

“O menor impacto ambiental é um dos valores do grupo, por isso, investimos na Aluxa focando na sustentabilidade e rentabilidade do negócio, tendo como um dos pilares a racionalidade dos recursos e a

reciclagem do alumínio processado”, afirma Massochini.

Sobre a Aluxa

Há 12 anos no mercado, a Aluxa é especialista na fabricação de perfis de alumínio. Em 2019, foi adquirida pelo grupo iItaliano The Placemakers, o maior fabricante de mobiliário urbano do mundo, instalado em 60 países e com 4 fábricas na Itália e no Brasil. A nova configuração potencializou o objetivo da marca em apresentar soluções em perfis personalizados de alumínio para clientes de todo o Brasil. A empresa está localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha (Travessão Garibaldi, s/n).


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646