Aramados como acessórios belos e eficazes

Aramados sofre transformações em seu produto seguindo outros componentes do mobiliário, aperfeiçoando design e agregando valor com inovações que visam a organização da casa

Publicado em 20 de outubro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Tanto o mobiliário quanto a aplicação dos acessórios para o móvel tem evoluído ao longo dos anos. O consumidor está em constante busca pelas melhores soluções e a indústria moveleira junto aos seus fornecedores, sempre procura levar itens que agreguem funcionalidade e diferenciação ao móvel.

Isso ocorre para todas as soluções aplicadas ao móvel, não apenas para os aramados. Todavia, nesse caso, os aramados tiveram seu uso diminuído no mobiliário seriado, modulado, planejado. “É a evolução do mercado e precisamos estar preparados a isso, trabalhando junto ao cliente para desenvolver as soluções que o mercado precisa e consome”, destaca Rodrigo Copat, CEO da Masutti Copat.

Ivo Cansan, gerente comercial da Piva, afirma que seria muito incoerente que produtos de qualquer natureza ou utilidade, não tenham sofrido alterações ou mudanças ao longo de uma ou duas décadas. Sander Michelon, gerente comercial da Schmitt Aramados, é mais claro ao dizer que houve sim uma especificação de aramados nos projetos, sendo substituído por outras soluções de organização.

Masutti Copat

Masutti Copat

Aramados se transformaram ganhando novas linhas, acabamentos e cores, além de materiais

“Dessa forma, a indústria brasileira sentiu a necessidade de se reinventar e trabalhar na inovação constante dos produtos/acessórios para móveis, sendo que, o grande desafio dessas inovações, é o valor agregado nos produtos, que muitas vezes não acompanham o comportamento dos consumidores”, afirma.

Na Jomer, os números mostram que houve um crescimento no consumo de aramados pelo mercado moveleiro, segundo Ana Cláudia, do marketing, ainda que específico em número de peças vendidas. O que se nota em relação às fábricas de móveis, de acordo com ela, é uma comoditização em relação à oferta do custo-benefício. “É uma questão cultural, que aos poucos, trabalhamos para incrementar”, diz e acrescenta:

“Muito se esbarra no conceito custo e entendemos que pouco é explanada a questão benefício. Em objetivos de funcionalidade e decoração, o aramado pode agregar fundamentalmente na percepção de valor de uso do consumidor final, contribuindo para maior disposição ao valor de troca. Movimentos como esse proporcionam com que toda a cadeia se beneficie com isso, sobretudo, o projeto do cliente final”, aponta.

Transformação dos aramados para móveis

Diante da transformação do design de móveis na última década, o aramado se reinventou para estar presente como uma solução no mobiliário. Se tempo é vida e no mundo dos negócios tempo é dinheiro, algo que ajuda para se ter mais tempo é a organização. E para a organização os aramados colaboram e muito para isso. “Seja de sua vida, de sua mesa, do seu guarda-roupas, do seu escritório. Nisso, a essência da razão de ser de um projeto nosso, que é ‘ser solução em organização’, favorece, tanto no que diz respeito à melhor mobilidade e ergonomia, quanto na literal economia de tempo”, diz Ana.

Atualmente, as pessoas buscam um novo estilo de vida, além da necessidade de se adaptar cada vez mais a ambientes cada vez menores. Por isso, a atenção sobre a organização desses espaços se torna cada dia mais indispensável. “É, também, sobre essa ótica que Aramados Jomer se reinventa para estar presente como uma solução em móveis e ambientes”, destaca.

Copat diz que a Masutti chama seus produtos ofertados ao mercado moveleiro de acessórios, pois é isso que eles são. “Levam conforto, organização, praticidade, acessibilidade e diferenciação ao consumidor, além do fato de que hoje nossas soluções evoluíram e agregaram outras matérias-primas, como chapas de aço, tubos, correntes, perfis, etc. Desta forma, entendemos que a designação ‘acessórios’ é mais coerente com aquilo que entregamos ao mercado moveleiro”, pontua.

Schmitt

Schmitt

Linha Bold da Schmitt

Os acessórios do mobiliário, incluindo aramados, sofreram profundas mudanças, mesmo que sua utilidade continua a mesma, os produtos nos quais estão sendo inseridos neles mudaram muito. Há 20 anos, vivia-se em um momento em que todos ou a maioria das famílias trabalhavam fora de casa e faziam refeições no ambiente de trabalho. Com isso, os utensílios necessários no uso da casa eram em proporções menores, com menos itens e pouca diversidade.

Passado um período, as famílias passaram a mudar os hábitos, seja pela convivência, seja pelo perigo, seja pelo custo de vida alto em restaurantes, passando a dedicar parte do seu tempo em cozinhar e buscar alternativas de bem-estar doméstico. “Desta forma não mudaram o cardápio dos alimentos, somente passaram a produzir seus próprios alimentos em casa, com a família e os amigos. Isto influenciou diretamente na forma de uso da cozinha, do salão de festas, dos utensílios e dos produtos para seu armazenamento. Os aramados e acessórios também sofreram estas transformações”, assinala Cansan.

Ele acrescenta avaliando o atual momento da sociedade: “Com a Covid-19, tudo mudou e desta vez de forma muito mais brusca, nada será mais igual a antes, agora passamos realmente a conviver dentro dos nosso lares. Sendo para diversão, alimentação, diálogos e parcerias de convivências”.

Agregação de valor

O aramado é feito de matéria-prima que não sofre alterações constantes, como aço carbono, inox e alumínio. Desse modo, por vezes se torna muito difícil criar grandes transformações em produtos, quando se tem que fazê-los com o mesmo material.

“Seria o mesmo que tentar explicar qual a grande mudança dos painéis de madeira, o que mudou na composição, na formatação ou na forma de produzir. O que realmente mudou foi a oferta de novos padrões, cores e perspectivas, vindo sempre ao encontro das transformações de todos os demais componentes dos lares que dividem o espaço com os móveis”, explica o gerente comercial da Piva.

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Segundo ele, o aramado acompanhou esse ciclo de evolução. “Mudou algumas configurações de tamanhos de mescla de materiais, de padrões de cores, modelos mais compactos, para que todas as classes sociais pudessem ter a oportunidade de fazer uso desses acessórios. Claro que também houve lançamentos de produtos com valor agregado elevado, robustez, design, opções de padrões de cores e materiais”, assinala.

Nesse sentido, a Schmitt procurou inovar nos acabamentos e cores diferentes, agregando diferentes matérias-primas, como plástico, madeira e chapas de alumínio. “Toda essa iniciativa aconteceu alinhada ao propósito da empresa que é ‘Facilitar a vida das pessoas, organizando e decorando ambientes’”, destaca Sander. Um exemplo da junção de matérias-primas diferentes é a Linha Master, em que as peças são produzidas em chapa de alumínio com design moderno e clean, alinhado as tendências do mercado.

Piva

Piva

Produtos da Piva que exemplificam as mudanças dos aramados com linhas diferentes (que há 20 anos não existiam) e utilizam de outros materiais

Para ter produtos com design e que ofereçam maior valor agregado, a Jomer possui um setor de desenvolvimento de produtos atento às tendências mundiais, tanto ao mercado europeu quanto ao mercado asiático. “Em visita a feiras, como Salone del Mobile Milano, em Milão, na Itália e Canton Fair, em Guangzhou, na China, a Aramados Jomer busca conexão direta com essa evolução e traz para o mercado local soluções que abordam soluções em funcionalidade, tanto quanto a questão decorativa”, diz Ana Cláudia.

Nessa linha de raciocínio, o investimento em novas tecnologias, maquinário e parcerias qualificadas, tanto na questão humana, quanto industrial, também compõe e acompanha a evolução da Jomer. Utilizar maquinários modernos, novas matérias-primas, além de uma equipe qualificada no desenvolvimento de produtos, faz parte da Masutti Copat. “Adaptamo-nos às novas demandas e desejos dos clientes e assim conseguimos oferecer soluções inteligentes que atendem as suas necessidades para agregação de valor ao móvel”, diz Rodrigo.

Atualmente, a presença do aço no mobiliário se tornou mais aparente, mas há alguns anos o aço era mais utilizado no interior dos móveis. “Nas tendências atuais de design do mobiliário, a aplicação do aço ficou mais evidente, levando, além da funcionalidade, elegância ao ambiente ao assumir uma função decorativa. Nesse caminho, estamos inovando e construindo relações sólidas com os clientes”, pontua o CEO da Masutti Copat.

Segundo Cansan, o foco está dividido em móveis sob medida e outra em móveis planejados. “A questão dos móveis modulados e seriados, passaram a focar mais em custo-benefício, atendendo a necessidade dos consumidores, mas dentro do contexto preço ao alcance de todos. Desta forma, passamos a competir com outros materiais, de custo bem menor, mas que atendiam as necessidades que os consumidores buscavam para suas casas e seu uso”, afirma o diretor da Piva.

Inovações em aramados para móveis

A Jomer, na última edição da ForMóbile em julho deste ano, apresentou sua Linha High. Um conceito para cozinhas, voltado a agregar elementos que tornem esse ambiente, um dos preferidos do consumidor final, ainda mais elegante, sofisticado e mais funcional. Tanto em piatina, quanto em arame, em alguns acabamentos de cores, a Linha High conta com soluções como cantos mágico (deslizante e giratório), para armários de chão, assim como gaveta fruteira, organizador multiuso, lixeira, porta-latas e colunas extraíveis.

“A Linha High, proporcionando requinte, design e ergonomia, tem seus produtos aliando a força do aço, a leveza do aramado, o refino do vidro e toda a leveza e suavidade do fechamento por amortecimento com trilhos invisíveis soft-close”, explica Ana Cláudia. Para ganhar mercado, em 2023, a Jomer estará com um plano estratégico robusto no que tange às ações de marketing, comunicando sobretudo com o consumidor final, a fim de contribuir com a melhor exposição comercial dos ganhos ao se utilizar o aramado como parte funcional e decorativa de móveis e ambientes, trabalhando em conjunto com distribuidores, especificadores e a indústria.

Verniz PU em aplicação na madeira

“As informações, vídeos, imagens, entre outras formas de interação com o público, visará a formação de novos clientes potenciais, entendidos do que é o aramado e qual o benefício ele traz intrínseco e extrínseco ao projeto, a usabilidade e ao dia a dia comum. Afinal, se pensar bem, todos nós temos algo que merece ser mais bem organizado e ou mais bem decorado. E assim, no final, e de alguma forma, todos tendemos ser clientes de alguma solução em aramado”, diz Ana Cláudia.

Nos dias atuais as residências estão sendo projetadas com ambientes menores e mais otimizados. Essa tendência deve-se ao fato de que as pessoas querem tornar as rotinas diárias mais práticas e eficientes. Para contribuir com essa gestão do dia a dia, a Masutti Copat lançou este ano uma linha de soluções inteligentes que agrega muita organização em pouco espaço: a Coleção Organize, que é composta por colunas altas e baixas, cantos mágicos e lixeiras.

Jomer

Jomer

Aramado da Jomer

A Schmitt acredita na versatilidade do aramado. Por isso, trabalha isso como um benefício, pois muito dos produtos podem ser usados em diversos ambientes e agregam muita organização e praticidade. A empresa tem dois lançamentos recentes, a Linha Bold que tem opção de acabamento no preto fosco e com vários produtos e a Linha Master, com uma nova proposta para organização e decoração nas cozinhas.

“As peças são produzidas com alta qualidade e fabricadas em alumínio, não oxidam e possuem pintura eletrostática no preto fosco.
Os itens são encaixáveis, facilitando na hora de preparar receitas e proporcionam mais praticidade na rotina. O design clean em linhas retas, combina com qualquer ambiente e agrega muita sofisticação”, enaltece Sander.

A Piva busca, constantemente, estar sempre perto e presente das necessidades dos consumidores, atenta às novidades e contextos de todos os ambientes dos lares. “Buscamos estar sempre atentos às grandes mudanças ou alterações de todos os produtos internos das casas, das necessidades dos seus moradores, das diversidades que eles buscam. Por vezes não temos a necessidade de criar algo totalmente novo, mas uma pequena mudança, uma melhor forma de uso ou agregar algo em produtos que tem ótima aceitação, tal como diversidade de padrões, tamanhos, novos ambientes que possam ter uso”, pontua Cansan.

Assim, os aramados da Piva passaram a ter linhas mais modernas ao encontro e alinhamento do mobiliário. “Produtos diferenciados, exclusivos, com o uso da marca do fabricante de móveis nestes produtos, dando visibilidade à marca e a dupla garantia dos produtos. Lançamos linhas de produtos, tais como linha Flat e linha Piatina, sendo esses produtos muito bem aceitos pelo mercado por designers, arquitetos e consumidores. Eles perceberam que estávamos ofertando produtos diferenciados com valor agregado”, justifica Cansan.

Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 322

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