Aramados nos móveis: diferenciado e funcional

Aramados foram bastante demandados durante a pandemia com a busca por organização e funcionalidade no móvel

Publicado em 5 de janeiro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Os aramados deixaram de ser só mais um componente do móvel. Passaram de componentes do móvel a ser independentes dentro das casas, principalmente nas cozinhas, possuindo design específico que proporciona maior charme ao ambiente. Assim, além de produtos de utilidade, viraram produtos de design com grande funcionalidade para proporcionar conforto e comodidade durante sua utilização.

Todos os componentes que agregam na funcionalidade e na finalização do móvel, especialmente do móvel sob medida do qual o consumidor tem a facilidade de escolher as melhores opções de produtos que facilitem o seu uso, seu design e sua beleza, passaram a ser uma necessidade e não mais um item a mais no mobiliário. Dessa forma, o acessório aramado agregou mais valor ao mobiliário.

Além do design e acabamentos diferenciados, eles fornecem muita funcionalidade e tornam a rotina das pessoas mais prática, otimizando muitos espaços nos ambientes, tornando os projetos diferenciados e funcionais. Como a função do móvel é levar conforto e organização para as pessoas, os aramados conseguiram oferecer isso com muita beleza aos ambientes devido à evolução estética que sofreu.

Por falar em sofrer, as empresas de aramados sentiram bastante a falta de matéria-prima para a manufatura de seus produtos. Nos últimos quase dois anos todos os setores produtivos foram afetados de alguma forma, por falta de insumos ou pelo alto custo.

Fornecedores de aramados nos móveis

A fabricante Piva procurou agir sempre antecipadamente junto com os parceiros, para não ter os clientes insatisfeitos. “Por vezes nos abastecíamos de insumos, adquiridos pelo mercado paralelo, mesmo tendo alto custo na produção, sempre colocando o consumidor à frente de tudo”, diz Ivo Cansan, gerente comercial da Piva.

“Tivemos momentos difíceis no recebimento de materiais e serviços, mas trabalhamos junto aos nossos fornecedores e clientes de forma bem transparente para alinhar prazos, entregas e lançamentos. Hoje as entregas estão regulares, embora ainda ocorram atrasos, conseguimos contornar”, compartilha o gerente de operações da Masutti Copat, Rodrigo Copat.

A Schmitt Aramados, além dos significativos atrasos, também foram impactados pela falta de outros materiais como papelão e plástico. Fora esses contratempos e de todas as dificuldades que a pandemia gerou para todos os setores produtivos, tanto profissionalmente como pessoalmente, a Schmitt teve uma grande oportunidade de crescimento no segmento de organização e decoração.

Masutti Copat

aramados nos móveis

Funcionalidade dos aramados foram bastante procuradas para as cozinhas durante a pandemia

Isso porque, segundo Pauline Fontana, do marketing da Schmitt Aramados, com a ascensão do home office e a necessidade de isolamento social, as pessoas precisaram passar mais tempo dentro das suas casas e com isso elas começaram a valorizar mais os seus lares, buscando um ambiente organizado e aconchegante com uma rotina mais leve. “E o resultado disso, foi o aumento na procura de produtos que proporcionam tudo isso”.

A empresa sentiu aumento na procura de diversos itens, com destaque para a linha de aramados para cozinha. “Afinal, as pessoas começaram a fazer mais refeições em casa e, por consequência, permaneceram mais tempo em suas cozinhas e sentiram a necessidade de um espaço mais organizado e funcional”, avalia.

Rodrigo Copat percebeu o aumento de consumo de produtos que levam praticidade e facilidade a rotina. “Como as pessoas estiveram mais tempo em casa, perceberam de forma mais clara que ambientes funcionais são fundamentais para que a vida ali dentro aconteça de forma inteligente e confortável”, afirma.

Ivo Cansan analisa que nesse período em que a população ficou mais presa no ambiente familiar, percebeu que estava muito carente de produtos, sejam, para seu uso, para seu bem-estar, para design. “Começou a pensar de forma diferente dentro de do seu ambiente familiar e passou a querer mais conforto, mais praticidade, mais funcionalidade. Neste momento os acessórios de complementação dos móveis iniciaram a ser observados não só como enfeites nas paredes e dentro das gavetas, mas sim como objetos de conforto, de comodidade e utilidade, satisfazendo as necessidades da nova forma de viver das famílias”, enxerga o gerente da Piva.

Piva

Aramados Allblack da Piva

Tendências em aramados nos móveis

Esse componente do móvel pode mudar seu acabamento e ter algum tipo de material novo, enquanto os demais acessórios praticamente seguem o mesmo caminho, mas segundo Cansan, os aramados são produtos dos quais sua renovação não é tão constante. “Para a mudança acontecer neste segmento, temos a necessidade de que o setor produtivo de componentes para móveis busquem alternativas para ofertar ao consumidor, daí sim poderemos criar novidades e poder surpreender os usuários”, diz.

Nesse sentido, as empresas fornecedoras de aramados estão se esforçando para criar soluções que entreguem mais em menos espaço, principalmente para combinar com os móveis sob medida. Copat, assinala que a empresa tem enxergado esse movimento e, junto a ele, buscado atender a demanda maior por funcionalidade e a praticidade para o dia a dia, algo que os aramados viabilizam. “A pandemia nos trouxe novas experiências para a rotina e a casa passou a ter mais importância no cotidiano, como é o exemplo dos espaços home office. Esse modelo de trabalho adotado durante a pandemia apresenta tendência de permanência”, diz.

Já para a Schmitt Aramados, os aramados para cozinha vão continuar em alta no mercado, pois existem muitas funcionalidades para explorar. Além desse, outro ambiente que pode ganhar destaque é a lavanderia. “De acordo com a tendência no mercado de móveis e de utilidade doméstica, a busca constante do consumidor final por organização e funcionalidade cresceu muito nos últimos tempos. Acredito que os produtos que tenham esses dois atributos estão em alta no mercado”, considera Pauline.

Para atender o que está em alta no mercado, o que passou a estar em voga com as transformações provocadas pela pandemia, a funcionalidade e praticidade procurada pelas pessoas, junto ao conforto e organização desejado, as empresas fornecedoras mostram suas linhas, apontam como indicam que os marceneiros a utilizem e apresentam suas novidades.

Leia mais em reportagem da Móbile Fornecedores 312

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas