Arauco Brasil inicia produção de molduras e amplia portfólio

Nova linha marca a transição do Negócio Painéis para o Negócio Madeiras e fortalece exportação para os EUA

Publicado em 22 de maio de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Referência global no setor florestal, celulose e madeira, a Arauco Brasil dá um passo estratégico com a implementação da sua primeira linha de fabricação de molduras no país, localizada na Unidade Piên (PR). Esse marco representa a expansão do portfólio da empresa no Brasil, antes concentrada na produção de painéis, consolidando sua atuação no Negócio de Madeiras.

A implantação ocorrerá em duas fases, sendo que a primeira já foi concluída com a instalação da primeira linha, já em operação. A segunda linha, quando finalizada, elevará a capacidade total de produção para 50 mil m³ por ano. Inicialmente, a produção será destinada à América do Norte, principal mercado consumidor de molduras.

As molduras da Arauco serão 100% fabricadas em MDF, um material de alta resistência, durabilidade e estabilidade. O projeto reforça o posicionamento da Unidade Piên como um polo exportador e fortalece a conexão da Arauco Brasil com a estratégia global do Negócio Madeiras, focada em agregar valor e atender às necessidades dos clientes na América do Norte.

Leia a nova edição da Móbile Fornecedores

Para Julio Scarpellini, Diretor Técnico, esse é um avanço fundamental para a companhia. “O projeto fortalece ainda mais nossa conexão com a estratégia global do Negócio Madeiras, ao mesmo tempo em que abre novas oportunidades para o desenvolvimento do mercado local”.

Mario Neto, vice-presidente do negócio Madeiras Arauco Brasil, destaca a importância estratégica da nova linha em Piên: “A unidade de Piên é uma planta bem localizada, com operação de alta qualidade, conduzida por pessoas experientes, comprometidas e dedicadas, que acreditaram nesse projeto desde o início. Temos orgulho de oferecer aos nossos clientes uma solução com tecnologia de ponta e um forte diferencial competitivo. Com esse projeto, estamos criando 33 empregos diretos, fortalecendo a comunidade local e gerando mais receita para o município. E tudo isso de forma sustentável, cuidando do meio ambiente e reafirmando nosso compromisso com o futuro”.

Arauco

No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega 3500 colaboradores e conta com 5 unidades industriais brasileiras.

As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS); painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR); resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose branqueada em Inocência (MS).

Todas as florestas de eucalipto plantadas no Brasil são certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®), que reconhece o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Foi a primeira companhia florestal do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Deloitte e auditada pela Price Waterhouse.

Globalmente e no país, a Arauco opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera. Até 2030, a companhia assumiu o compromisso de reduzir as emissões de escopo 1 e 2 em 40,6% e diminuir em 35,1% as emissões de escopo 3, com relação à linha de base de 2019.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas