Artecola apresenta Plano de Recuperação Extrajudicial

Documento protocolado semana passada renegocia condições com dois grupos de credores e não afeta funcionários e atuais parceiros da Artecola

Publicado em 8 de dezembro de 2025 | 10:45 |Por: Thiago Rodrigo

A Artecola, companhia com matriz em Campo Bom (RS), protocolou na última quinta-feira (4/12) um Plano de Recuperação Extrajudicial junto ao Fórum de Novo Hamburgo (RS). O objetivo é a renegociação das dívidas relacionadas aos honorários de sucumbências remanescentes do Plano de Recuperação Judicial (RJ) aprovado em 2019 e encerrado em junho de 2022, além de possibilitar a liquidação antecipada das dívidas relativas aos credores quirografários do mesmo período.

A medida diz respeito apenas a estes dois grupos específicos de credores. “Não há qualquer reflexo para a atual relação com clientes, funcionários, fornecedores e parceiros financeiros”, destaca o Presidente Executivo, Eduardo Kunst. “O movimento faz parte do exitoso processo de reestruturação da companhia”, complementa.

Artecola lança novo site

O Diretor Financeiro Corporativo, Leonardo Messaggi, informa que o novo plano terá reflexos positivos de curto prazo na capacidade financeira da Artecola para honrar seus compromissos, bem como no acesso a novas fontes de recursos, o que permitirá avançar com o crescimento sustentável projetado.

“A Recuperação Extrajudicial se diferencia da Recuperação Judicial por já ter as negociações previamente acordadas com os credores, de forma não litigiosa e com rápida implementação”, ressalta.

“Com esse movimento, a Artecola reafirma seu compromisso com clientes, funcionários, fornecedores e parceiros financeiros para poder avançar nas principais atividades, tecnologias, sustentabilidade e pessoas”.

Êxito na RJ

O antigo pedido de Recuperação Judicial teve rápida tramitação e já está encerrado. Originado a partir de contratos com o Governo Federal não cumpridos pelo contratante, se refletiu na Artecola, que era fiadora e passou a ser acionada por credores. A Artecola encaminhou o pedido de encerramento dentro do prazo mínimo, tendo sido homologado pela Justiça em junho de 2022, confirmando o êxito de todo o processo. A empresa segue cumprindo integralmente os compromissos assumidos e seguirá honrando o que está pactuado.

Artecola

Fundada em 1948, a Artecola produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: agro, automotivo, calçadista, construção civil, marcenaria, moveleiro e papel e embalagem. Aos 77 anos de existência, a companhia registra uma trajetória marcada por inovação e expansão, o que garantiu sua continuidade e crescimento, tornando-se referência nas áreas de atuação.

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas