Artecola reafirma sustentabilidade e recebe Medalha EcoVadis Prata
Reconhecimento internacional em categoria com apenas 15% dos avaliados é conquistada por empresas com desempenho diferenciado na gestão sustentável
Publicado em 12 de janeiro de 2026 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Artecola finalizaou 2025 comemorando a conquista da Medalha EcoVAdis Prata, reconhecimento internacional que avalia a sustentabilidade e práticas ESG de empresas com base em alguns dos principais padrões mundiais, como o Pacto Global da ONU, a ISO 26000 e a GRI (Global Reporting Initiative).
A certificação EcoVAdis está entre as três mais utilizadas no mundo, presente em mais de 185 países e 250 diferentes setores, com mais de 150 mil avaliações já realizadas. “A Medalha Prata é concedida a apenas 15% das empresas analisadas, que alcançam as melhores posições em pontuação, por isso é de grande importância para a Artecola receber essa distinção. Temos agora um documento que atesta nosso patamar de gestão sustentável para todos os continentes e mercados, reconhecendo as práticas que adotamos há anos, dentro de nossa visão de sustentabilidade”, comemora o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.
– Indústria moveleira reajusta rotas de exportação
A companhia já havia passado por um ciclo anterior de avaliação, chegando inicialmente à categoria Bronze. “Neste ano avançamos na definição de indicadores em todas as plantas e melhoramos também as informações que apresentamos, pois em alguns casos tínhamos as práticas já consolidadas, mas não soubemos apresentá-las adequadamente. Com esse esforço, e envolvendo cada vez mais todas as unidades da empresa no processo de gestão sustentável, alcançamos o nível Prata”, explica a especialista em ESG, Alessandra Lemos.
Para conquistar a certificação, a Artecola foi submetida a uma rigorosa avaliação em 139 quesitos, abrangendo quatro pilares estratégicos: Meio Ambiente, Ética, Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, e Compras Sustentáveis. O desempenho excepcional posicionou a companhia entre as 9% melhores empresas do seu setor. A gestão de sustentabilidade da Artecola é estruturada em três frentes: Química da Inovação Sustentável, Química que Une e Desenvolve Pessoas e Química Multilatina e Catalisadora da Transformação. A empresa se declara Carbono Neutro desde 2022 e tem mais de 70% de sua receita proveniente de produtos sustentáveis.

Eduardo Kunst, CEO da Artecola







