Blum aumenta vendas para cerca de 2,4 bilhões de euros
Fabricante de ferragens austríaca, Blum vê tendências positivas em um ambiente de mercado ainda desafiador no setor de móveis mundial
Publicado em 29 de julho de 2025 | 08:00 |Por: Portal eMóbile

A empresa familiar Blum de Vorarlberg fechou o exercício de 2024/2025 em 30 de junho de 2025 com um volume de vendas de 2.441 milhões de euros. Isto corresponde a um crescimento de 144 milhões de euros ou 6,3% em relação ao ano anterior. A especialista em ferragens está, portanto, enviando um sinal positivo em um ambiente de mercado ainda desafiador.
De 1º de julho de 2024 a 30 de junho de 2025, o Grupo Blum gerou um faturamento total de 2.441,48 milhões de euros. Após dois anos financeiros com um leve declínio nas vendas, a fabricante de ferragens está novamente alcançando crescimento. Philipp Blum, diretor administrativo do grupo Blum, explica: “Há dois fatores concretos que tiveram um impacto positivo em nossas vendas. Por um lado, conseguimos reverter a tendência e aumentar os volumes de vendas em todos os grupos de produtos nos últimos doze meses”.
Além dos sistemas de dobradiças, corrediças, box e de portas de elevação, o mais recente grupo de produtos, o sistema Pocket REVEGO, também se desenvolveu favoravelmente. “Por outro, nossa subsidiária Van Hoecke é integrada no faturamento pela primeira vez”, continua Philipp Blum. A representante belga de longa data e produtora bem-sucedida de componentes para móveis faz parte do Grupo Blum desde 1º de julho de 2024, atendendo os mercados da Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Mercados em crescimento e desafiadores
“Nossa presença internacional com 34 subsidiárias, que operam junto aos nossos clientes e conhecem exatamente suas necessidades, continua sendo um fator-chave de sucesso”, continua Martin Blum, diretor administrativo do grupo Blum: “Dessa forma, podemos equilibrar os diferentes desenvolvimentos em todo o mundo. Embora muitos mercados estejam em ascensão, ainda há muitos desafios”.
Os desenvolvimentos nos EUA, na Europa Oriental e na região da Ásia-Pacífico são positivos, enquanto a especialista em ferragens vê uma estabilização na Europa Ocidental, embora a situação na China, por exemplo, continue tensa. “Tarifas e outras medidas protecionistas prejudicam a inovação e a competitividade global a longo prazo. Nesse sentido, condições estruturais estáveis e uma resolução rápida dos conflitos comerciais seriam importantes para nós, mas também para a economia global. Do nosso ponto de vista, a cooperação e a colaboração continuam a ser o único caminho certo a longo prazo”, completa Philipp Blum.
No último ano fiscal, 45% das vendas foram geradas na Europa, 15% nos EUA e 40% no restante do mundo. Com isso, os Estados Unidos da América continuam sendo o maior mercado individual e, graças à sua forte subsidiária, a fabricante de ferragens está preparada para todas as eventualidades, incluindo a produção local na Carolina do Norte.
Inovações na Interzum
A força inovadora da Blum contribui significativamente para sua competitividade: seja na melhoria contínua de produtos existentes, no desenvolvimento de novos produtos ou na concepção de serviços que vão além dos componentes – a Blum expande seu portfólio com base nas necessidades dos clientes. Os clientes interessados puderam comprovar isso pessoalmente na Interzum deste ano em Colônia, a principal feira do mundo para fornecedores de móveis.
– Confira programação da Fimma Brasil 2025
Aí, foram apresentados PLICOBOX, um novo sistema box para a sala e o dormitório, as novas dobradiças M BLUMOTION 105° e a CLIP top BLUMOTION com amortecimento integrado ou a nova versão REVEGO, que permite aplicações ainda mais criativas. A Blum também leva em consideração quando se trata de serviços e, com BEYOND COMPONENTS, apresentou como a empresa pode se tornar uma fornecedora de soluções completas no futuro. Além das inovações de produtos apresentadas, o total de 61 novas patentes registradas em 2024 – o que significa o segundo lugar no ranking anual do Escritório de Patentes da Áustria – demonstra a importância da pesquisa e do desenvolvimento da Blum.
Investimentos do Grupo Blum
No sentido da força de inovação e da orientação a longo prazo, a empresa continuou a investir no último ano fiscal. Uma grande parte dos 185 milhões de euros usados para esse propósito foi novamente alocada à unidade principal em Vorarlberg com as extensões de fábrica e prédio para a fábrica 2, em Höchst, e fábrica 4, em Bregenz.
“Somos uma empresa internacional, mas continuamos claramente comprometidos com Vorarlberg como local econômico”, confirma Martin Blum. “Manter nossas fábricas e locais na região preparados para o futuro é importante para nós. No entanto, também investimos em novas instalações de produção, inclusive para novos produtos”.
Além disso, showrooms em todo o mundo foram renovados ou inaugurados recentemente, como o Blum Experience Center em Singapura ou o showroom conjunto com a fabricante tirolesa EGGER de materiais à base de madeira em Londres. Os colaboradores da empresa são e continuarão sendo seu ativo mais importante: 9846 colaboradores em todo o mundo estão trabalhando para o Grupo Blum em 30 de junho de 2025. Além do mais, no outono (europeu), cerca de 100 jovens iniciarão um estágio na Blum, marcando uma etapa importante no treinamento de novos especialistas. No total, a empresa familiar treina mais de 400 aprendizes na Áustria, EUA, Polônia e China.
UE forte e a redução da burocracia
Para garantir os empregos regionais e o padrão de vida correspondente, são necessárias não apenas empresas bem-sucedidas, mas também condições estruturais adequadas: “Precisamos de uma União Europeia que não aumente constantemente a carga burocrática, mas que atue com mais firmeza no espírito da sua ideia fundadora e a desenvolva ainda mais: uma área econômica comum com um forte posicionamento geopolítico”, explica Philipp Blum.
Questões como uma política de segurança comum, preços de matérias-primas e energia, segurança de fornecimento e regulamentação corporativa devem ser abordadas com urgência. “Nós nos concentramos em nossas próprias tarefas, que podemos influenciar nós mesmos com nossos colaboradores: produtos e serviços inovadores, cadeias de suprimentos, locais de produção e flexibilidade para nossos clientes – mas somos confrontados com uma burocracia cada vez maior”, revela Martim Blum.
“Regulamentos e regras são significativamente mais abrangentes na Europa do que em outras regiões do mundo e estão comprometendo nossa competitividade internacional”, acrescenta. Um exemplo disso é o Sistema de Comércio de Emissões (ETS) da UE em combinação com o Regulamento CBAM, que entrará em vigor no início de 2026. Isso afeta, por exemplo, as importações para a UE de aço, cimento, fertilizantes ou alumínio de países que geralmente têm padrões ambientais mais baixos.
No entanto, produtos acabados, como ferragens de aço, não estão incluídos no sistema, o que distorce a concorrência. “Levamos a sério a questão da sustentabilidade por convicção e estamos implementando várias medidas para as gerações futuras, de acordo com nossa orientação de longo prazo. Entretanto, tais regulamentações mal concebidas não conseguem atingir seu objetivo bem-intencionado e levam a enormes desvantagens na competição internacional. Isso enfraquece a Europa como local de negócios”, explica Philipp Blum. Ambos os diretores executivos pedem aos políticos que tomem as medidas apropriadas para que a Europa seja um local de negócios.
Perspectivas da Blum
“Perante um mundo ainda incerto, volátil e marcado por conflitos, estamos satisfeitos com o ano financeiro de 2024/2025 concluído”, afirma Philipp Blum, mas enfatiza: “No entanto, esse desenvolvimento positivo não deve desviar a atenção do fato de que estamos enfrentando uma série de desafios – acima de tudo, o aumento acentuado dos custos de matérias-primas e pessoal, por exemplo.” Martin Blum concorda:
“Temos que levar esse desenvolvimento muito a sério. Só podemos investir em nossa empresa a longo prazo se a relação entre vendas e custos atingir um nível saudável. Precisamos agir com prudência.” A visão do futuro é caracterizada por um otimismo cauteloso. Confiante em sua proximidade internacional com os clientes, sua força inovadora e o forte comprometimento de seus colaboradores, a Blum se vê bem equipada para o futuro e para alcançar sucesso a longo prazo.