Brasil e Argentina consolidam integração para desenvolvimento sustentável

Brasil e Argentina consolidam integração que tem como objetivo criar uma complementariedade produtiva entre os dois países

Publicado em 26 de março de 2019 | 17:15 |Por: Cleide de Paula

Autoridades, lideranças empresariais, investidores, cooperativistas, pesquisadores, representantes do governo da Argentina e Governança do agronegócio catarinense, envolvendo atores das principais cadeias produtivas, participaram em 18 de março, do evento transnacional Jornada Caminhos para a Integração Produtiva, em Chapecó (SC), na qual Brasil e Argentina consolidam integração.

O encontro foi promovido pela Secretaria de Agroindústria do Ministério de Produção e Trabalho da Presidência da República Argentina, com apoio logístico do município de Chapecó e apoio operacional do Sebrae-SC.

O objetivo foi apresentar informações relacionadas à complementariedade produtiva entre os dois países e conhecer a política argentina em questões sanitárias, regime de propriedade intelectual, propriedade de imóveis, regime legal para exportação de grãos e direitos de exportação, dentre outros aspectos.

– Rodada de negócios integra empresários do ramo de móveis e madeira do Brasil e Argentina

A programação incluiu explanações de técnicos, autoridades argentinas e apresentação de organizações cooperativistas da região da Província de Misiones (Argentina) e de Santa Catarina, além de atendimento individualizado pelos responsáveis.

O ministro da agricultura de Misiones, José Luiz Garay, realçou que neste caso particular o tema pontual está relacionado com produção de milho e a possibilidade de abastecer todo esse grande polo produtivo para elaboração de proteína animal em Santa Catarina e também a possibilidade de integração da produção florestal da província de Misiones com produtos semiacabados com o polo moveleiro que existe nesta região e a possibilidade de prover essa matéria-prima.

Brasil e Argentina consolidam integração

Brasil e Argentina consolidam integração e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, esteve presente no evento

“Os resultados da integração sempre são bons em todos os processos. De fato, por mais que tenhamos vindo como servidores para colocar em prática o marco institucional que já existe entre os habitantes de um lado e outro sem necessidade de intervenção da província e dos servidores, acredito que estamos tendo um marco muito bom”.

Garay também observou, que é uma ação muito positiva. “Hoje, está envolvida não somente a Província de Misiones, mas também a Argentina como um todo. Os resultados poderão ser muito positivos para ambas as partes e acredito que com união será possível potencializar o desenvolvimento sustentável de nossas nações para melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos”.

O gerente regional oeste do Sebrae-SC, Enio Albérto Parmeggiani, destacou que a jornada tem como referência a clareza de que existem grandes oportunidades de integração e complementariedade entre estes dois territórios.

“Ficou evidente a consolidação das informações técnicas que foram trazidas. Isso é necessário, convergente e é uma grande oportunidade de desenvolvimento não só aos produtores rurais vinculados às cooperativas, mas também para elevar o grau de competitividade de nossos territórios através dessa complementação. Fica claro que essa construção sai de patamares sólidos para que tenhamos condições de competir”, declarou.

Além de autoridades e agentes econômicos que atuaram na implementação de formas de aproximação entre o estado de Santa Catarina e a região da Argentina, também estiveram presentes os representantes dos departamentos de Itapúa e Alto Paraná, do Paraguai, com os quais já existem vários protocolos de cooperação assinados.

Brasil e Argentina consolidam integração

Brasil e Argentina consolidam integração

(com informações de assessoria)

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas