Brasilidade como estilo do design de móveis brasileiro

Abimóvel enfatiza a brasilidade como estilo do design de móveis brasileiro; leia análise deste tema na revista Móbile Fornecedores

Publicado em 21 de junho de 2023 | 16:12 |Por: Thiago Rodrigo

A brasilidade pode ser considera como estilo do design de móveis brasileiro? É o que a revista Móbile Fornecedores tratou de discutir na edição 327 da revista digital e impressa para o setor moveleiro. Na reportagem, o design Dimitri Lociks traz diversas opiniões, conceitos e abordagens acerca de um estilo de design de móveis brasileiro. A brasilidade, por sinal, é tratada pela Abimóvel como característico do móvel nacional.

O presidente da Associação das Indústrias do Mobiliário, Irineu Munhoz, afirma que o design brasileiro é totalmente internacional e está presente de alguma maneira em todos os grandes mercados mundiais. “A maior influência não é externa, mas o próprio Movimento Modernista brasileiro que nos últimos 15 anos foi redescoberto por grandes especialistas nacionais e especialmente internacionais, o que tem colocado as indústrias e os profissionais em destaque no mercado mundial”, diz.

Transformação do móvel de marcenaria

Segundo ele, no cenário internacional dos últimos 15 anos, o Design Moderno Brasileiro e seus grandes autores modernistas como Joaquim Tenreiro, José Zanini Caldas, Geraldo de Barros, Sergio Rodrigues e até mesmo Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin e Lina Bo Bardi, conquistaram o reconhecimento mundial, sendo presença quase que obrigatória em todas as feiras de móveis e design ao redor do mundo.

Mais recentemente, também, o design contemporâneo atual dos designers Fernando e Humberto Campana, Fernando Jaeger, Jader Almeida, Arthur Casas, Dimitri Lociks, Etel Carmona, entre outros, receberam prêmios, reconhecimentos máximos internacionais e tiveram belas exposições. Outras importantes marcas moveleiras para serem observadas e exploradas são Florense, Lovato, Modalle, Ornare, Sier, Tidelli, Uultis, Breton, Móveis James, entre tantas outras.

O design autoral brasileiro, especialmente o “moderno”, já é bastante conhecido na Europa e o presidente da Abimóvel acredita ter ainda mais potencial para crescer. “O Brasil tem uma identidade muito particular no design aplicado à indústria, questão inspirada por nossa formação cultural e pela multiplicidade de recursos materiais, bem como na produção típica de várias regiões do País, herança da criatividade e da diversidade do nosso povo. Nos últimos anos, o móvel brasileiro vem se destacando no mundo, justamente pela absorção de elementos que são únicos e particulares”, assinala.

Estilo do design de móveis brasileiro

Para Irineu Munhoz, a competitividade do design brasileiro está na criatividade dos seus designers, na identidade cultural do País, bem como na sua riqueza em recursos materiais. Além disso, destaca que a indústria brasileira de móveis também se apoia na tecnologia que permite recriar por meio de superfícies especiais, diversos recursos materiais únicos, como as madeiras nativas, texturas e elementos naturais como de rochas e minerais, além de couros e tramas, bem como a variedade de cores e padrões orgânicos que impulsionam nossa brasilidade.

Leia a Móbile Lojista 399

É justamente essa pluralidade que define o potencial inovador e competitivo das empresas e dos produtos que são levados ao mercado global por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da Abimóvel e da ApexBrasil. Para ele, o mobiliário brasileiro tem pluralidade, combinando técnicas artesanais tradicionais com maquinário high-end, matérias-primas naturais com materiais tecnológicos, luxo e sustentabilidade. Também conta com um rico storytelling com objetividade funcional, ntegrando, assim, o design, a marcenaria e a indústria. “Ou seja, nossa brasilidade”, pontua.

Design, indústria e brasilidade

Um novo momento econômico, de transformações sociais e com um novo ambiente de negócios se apresenta para o setor moveleiro e para as indústrias no mercado mundial. “Associado a esse cenário, enfrentamos também um grande desafio diante de uma conjuntura cada vez mais exigente e dinâmica: compreender as movimentações de mercado e os perfis dos novos consumidores, suas necessidades, desejos e preferências, transformando obstáculos em oportunidades”, avalia Munhoz.

Nesse sentido, ele conta que a indústria de móveis do Brasil tem buscado uma integração muito particular com os designers e com outros setores como o têxtil e de fibras, couro, aço, componentes e materiais sustentáveis, dentre outros que integram a cadeia produtiva e que inspiram um ambiente de maior criatividade, diversidade e diversificação de produtos. “Nos últimos anos, o móvel brasileiro vem se destacando no mundo, justamente por expressar essa junção de elementos ao mesmo tempo tão plurais e singulares, marca de nossa brasilidade, tão única em sua diversidade”, afirma.

Leia reportagem na edição 327 da Móbile Fornecedores

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