Business Intelligence no setor moveleiro

Conceito pode ser fundamental para alavancar os negócios das empresas moveleiras auxiliando na tomada de decisão

Publicado em 18 de abril de 2023 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

Muito se fala sobre a Indústria 4.0 como determinante para o futuro das empresas. Ainda que seja um conceito que possa estar distante para alguns, em softwares há um conceito fundamental que já pode ser colocada em prática para aperfeiçoar a gestão empresarial e industrial das empresas na atual Era da Informação vivida pela sociedade. Trata-se do Business Intelligence no setor moveleiro.

O conceito é uma combinação de gestão empresarial e industrial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas de dados e práticas recomendadas para ajudar as organizações a tomar decisões impulsionadas por, olha só, dados. O Business Intelligence é o inglês para Inteligência de Negócios, sendo um termo abrangente para esse processo de coletar, organizar, analisar, compartilhar, monitorar informações que ofereçam suporte para a gestão dos negócios.

A partir dos dados obtidos, o Business Intelligence usa as informações para gerar insights, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado por meio da informação. Assim como a CIA, a Agência Central de Inteligência do governo dos Estados Unidos é responsável por investigar e fornecer informações de segurança nacional para ajudar nas tomadas de decisões do presidente estadunidense, o Business Intelligence faz isso para sua empresa.

O diretor da Corte Certo, Joerly Santos, define que, de forma mais direta “o BI é um processo que transforma dados em valor para a empresa”. Ele acrescenta: “O BI não é área exclusiva para gênios iluminados. Obviamente, ela requer pensamento analítico, interesse na especialização, mas precisa mesmo é de curiosidade. Nesse sentido, eu definiria Business Intelligence como o conhecimento (levado à prática) que se inicia pela transformação de dados em informações e delas em insights para gestores”.

Por que ter Business Intelligence

Há diversos motivos pelos quais as empresas moveleiras devem incorporar o BI. Alguns dos mais comuns: tornar mais segura a tomada de decisões, eliminar ou minimizar a ineficiência, gerar mudanças positivas, adaptar a empresa (ou parte dela) a novos cenários, ampliar a competitividade empresarial, sendo que cada item desses podem, evidentemente, se desdobrar em vários outros.

O Business Intelligence deixou de ser uma ferramenta de desejo, tornando-se estratégica e necessária às organizações. A transformação digital aumentou a competitividade entre as empresas e, por meio dela, pode-se verificar informações, controlar e gerir indicadores em tempo real, identificar tendências e entender comportamentos de consumo. “Isso torna as decisões baseadas em números e não mais em sentimentos. Obtendo respostas rápidas e apoiando a tomada de decisões estratégicas da empresa”, assinala Manolo Pistore, consultor de inteligência de negócios da Promob | A 2020 Company.

Além disso, a Inteligência de Negócios abrange todos os setores da empresa: produção, comercial, marketing, logística, financeiro e contábil. “Não há uma área sequer dentro da empresa que não possa se beneficiar da aplicação prática dos conceitos do BI. Um sistema que possui um BI integrado auxilia a empresa a tomar melhores decisões, pois apresenta dados atuais e históricos do contexto dos negócios, respondendo perguntas que ainda nem foram formuladas, gerando diversos insights para o seu utilizador”, aponta Denis Pereyra Raymundo, gerente de desenvolvimento da Tek-System.

Business Intelligence no setor moveleiro

Como integrar o Business Intelligente no setor moveleiro

Para incorporar esse conceito nas fábricas de móveis, o primeiro passo é se informar se o sistema atual possui um BI integrado. Caso possua, pode-se solicitar uma demonstração. Caso não possua, é possível utilizar outros softwares específicos e que conseguem ler a base de dados da empresa.

Conhecido o software e suas possibilidades, o ideal é mapear quais as áreas de interesses primários para observação, uma vez que a simples definição do tema a que se quer observar é o que fará toda a diferença. “Aqui segue uma dica, procure sair do campo comum, do qual diversas empresas ficam apenas nas análises de vendas, assistências, compras, sendo que se pode e se deve evoluir para áreas como consumo de combustível de frotas, produtividade, etc.”, afirma Raymundo.

Contudo, é claro que em um primeiro momento, como teste, a empresa de móveis pode querer apenas atuar com BI em uma área. Assim, é preciso identificar os dados que se deseja analisar, sendo fundamental verificar se a coleta que deseja ser medida de fato está aplicada e se há dados para serem acompanhados.

Para deixar isso palpável, Ariel Koche, gestor comercial e de canais de venda da Promob | A 2020 Company, contextualiza um cenário da rotina da ponta de uma indústria moveleira. “Hoje, cada vez mais a necessidade de possuir informações estratégicas, em uma negociação, junto do cliente final é fundamental para saber se o que estamos praticando de valor de venda é um valor que proporciona uma margem que torna a empresa saudável financeiramente”, inicia.

Varejo cresce em janeiro

Segundo ele, muitas vezes a venda na indústria moveleira, principalmente quando há uma loja envolvida, é uma venda que envolve emoção e, se não houver a informação correta, pode-se perder a venda ou vender com prejuízo, o que também não é adequado. Por isso, esse é um dos exemplos em que a indústria moveleira pode explorar o BI e incorporar esse conceito. Porém, para que isso ocorra, é preciso costurar processos dentro da empresa para que os resultados sejam as informações que vão ser tratadas no BI, como análise. Afinal, o BI de forma isolada não irá gerar resultados.

“É preciso ter um mindset de valorização, tratamento e entendimento de dados para que ele possa de fato operar estrategicamente. Os processos geram resultados, os processos é que são utilizados em uma ferramenta de BI, por isso, é fundamental ter parâmetros coerentes e verdadeiros com a realidade necessária para a empresa continuar prosperando e sendo estratégica. Tudo é possível de ser analisado, desde que estejamos preparados para coletar, entender, agir e dependendo do resultado, escalar”, aponta Koche.

Business Intelligence de forma direta

Definição de Business Intelligence?
Obter informações, analisar e a partir delas tomar as melhores decisões, tanto na produção quanto no atendimento ao cliente.

Por que ter Business Intelligence na gestão industrial?
Para obter melhores resultados e estar atento as mudanças no mercado que estão ocorrendo muito rapidamente, tanto se adaptando às mudanças como também se preparar para o que está por vir.

Como incorporar esse conceito no setor moveleiro?
O primeiro passo é entender que o cliente mudou, que o mundo mudou e a decisão é se aprimorar, pois há uma inércia muito grande no gerenciamento das empresas que são surpreendidas de súbito com as mudanças.

Como podem deixar as linhas de produção mais eficientes como BI?
Integrando os sistemas, desde a captação do cliente, projeto, produção, entrega e pós-venda.

Como o BI auxilia na gestão industrial e inteligência de mercado?
Na colocação da empresa no mercado, economia de matéria-prima, agilidade na produção, controle dos processos.

O que é preciso para ter um BI e otimizar a gestão industrial?
Com softwares integrados com tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção). Um único sistema não é capaz de atender todos os setores, por isso a importância de procurar softwares integrados.
Fonte: Fernando Hackmann, diretor geral da Domuscad

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