Camila Bartalena deixa Rehau Brasil e assume Rehau EUA

Camila Bartalena é transferida para Rehau Estados Unidos e conta sua trajetória profissional na Rehau Brasil, sendo protagonista no mercado de fitas de borda

Publicado em 20 de fevereiro de 2026 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Profissional dinâmica e orientada a resultados com mais de 20 anos de experiência em gestão de produtos, marketing e planejamento estratégico em organizações multinacionais, Camila Bartalena iniciou sua trajetória na Rehau e no setor moveleiro há 25 anos. Nesse período, ajudou a empresa a difundir o uso da fita de borda pela marcenaria e indústria, impulsionando o crescimento do negócio e fortalecendo a presença no mercado por meio de estratégias inovadoras e liderança de equipes. Agora, ela entra em uma nova fase da carreira, atuando na gerência comercial da Rehau América do Norte com o objetivo de guiar a empresa para o crescimento e processo de expansão nos Estados Unidos e Canadá. Nesta entrevista, Camila conta sobre isso, sua trajetória na companhia e no mercado de móveis do Brasil com, principalmente, a fita de borda.

Rehau Camila Bartalena

Camila Bartalena

Fornecedores | Como você sente que foi sua contribuição para o setor ao longo destes anos?
Camila | Os 25 anos de mercado faz a gente ter uma presença forte neste segmento com diversos players deste mercado, mas penso que construímos essa profissionalização do marceneiro, dando ferramentas para ele. Hoje a Rehau é parceira de todas as redes da maioria das revendas do Brasil, parceira de todos os fabricantes de painel, pessoal de papel, ferragens. A gente tenta acompanhar todos esses fabricantes para juntos podermos fazer esse setor continuar crescendo e se profissionalizando, tanto na revenda quanto na indústria. Todo esse processo de criar instrumentos começou, por exemplo, com a capacitação. Lembro que eu ia dar aula no liceu de arte e de ofícios para marceneiros sobre a fita de borda, junto com o pessoal de painel, de cola e de ferragens. Penso que essa construção de capacitação do público para que ele não virasse, por exemplo, um alfaiate, foi vital. E olha aí o sucesso. A indústria traz sempre essas tecnologias de ponta que geralmente iniciam na Europa, principalmente sobre tendências de design de mobiliário que saem de Milão ou na Interzum. Então, sempre buscamos trazer para as indústrias as soluções que a gente vê nessas feiras para o parque fabril deles, que facilitem, seja em produtividade ou em qualidade que dão o diferencial para eles no quesito aplicação do produto.

Fornecedores | Como foi a mudança para o cargo de desenvolvimento de negócios e produtos?
Camila | Eu mudei bastante nessa construção de carreira dentro da companhia, mas que acompanhou também mudanças estratégicas. A Rehau passou por uma reestruturação grande em 2025. Eu vinha da liderança de unidades de negócios e viramos uma área específica de desenvolvimento de negócios e produtos na América do Sul que vinha fazendo há uns três anos e, no Brasil especificamente, fazia um pouco de tudo sendo head de desenvolvimento de novos negócios e produtos. Isso é ótimo porque te dá mais especialização. Você consegue ter uma gestão mais profissional de projetos e produtos e buscar novos negócios para poder estar mais focado em levar essas soluções para os nossos clientes. Acho que a evolução da minha carreira também vem com a evolução da companhia conforme ela vai se estruturando e seguindo novas tendências de mercado. A única certeza que a gente tem hoje é que a mudança é certa, então, acho que isso foi muito legal dentro do meu processo de desenvolvimento porque nunca fiquei em uma mesma função ou só em uma mesma responsabilidade ou desafio. Junto com essas mudanças, a gente seguiu as mudanças do nosso setor ou mudanças globais, seja política e econômica, isso também me fez ter uma flexibilidade, de ir me adaptando e ter novas oportunidades e novos desafios.

Leia a entrevista na edição 354 da Móbile Fornecedores no qual Camila Bartalena responde mais perguntas sobre sua carreira, o mercado, fitas de borda e seu futuro.

Receba nossa Newsletter
Matérias Relacionadas