Carolina Baby completa 25 anos
Veja a trajetória da primeira indústria de móveis brasileira a conquistar o Certificado de Qualidade e Inmetro para Berços Infantis de Uso Doméstico fabricado de madeira e seus derivados
Publicado em 11 de abril de 2019 | 16:09 |Por: Cleide de Paula
Em 1994, surgia a Carolina Baby, indústria de móveis que se tornou referência nacional em móveis infantis e que completa nesta quinta-feira, 11 de abril, 25 anos de atuação no mercado.
O presidente Aureo Barbosa comenta que a comemoração dos 25 anos está sendo vivenciada de forma intensa em todo o mês. “Recordamos cada momento em que superamos as dificuldades impostas pelas circunstâncias e inconstâncias que nosso País atravessou ao longo dos últimos 30 anos, mas nunca desistimos de nossos objetivos”, assinala.
O dirigente anuncia que a indústria reservará sim um dia especial para dividir a alegria com os colaboradores. O evento deve ocorrer no local das instalações da fábrica localizada no distrito de Diamante, no polo moveleiro de Ubá (MG).
– Móveis brasileiros no iSaloni
Aureo destaca como primeiro momento marcante da trajetória da empresa a decisão de abertura do negócio. “A ideia de fundar a empresa aconteceu num bate-papo despretensioso na praia da Barra Tijuca, Rio de Janeiro, no início de 1994, entre eu e meu irmão Gilberto”, relembra. O segundo momento marcante para Aureo foi no quarto ano da empresa, quando tomou a decisão de se especializar e se dedicar ao mundo infantil, somente fabricando produtos para crianças e, em especial, para recém-nascidos.
O terceiro momento marcante foi quando a Carolina Baby tornou-se a primeira empresa do Brasil a obter o Certificado de Qualidade e Inmetro para Berços Infantis de Uso Doméstico fabricado de madeira e seus derivados. “E vários outros momentos marcantes acontecem todos os dias. Em especial quando recebemos seguidamente o prêmio ‘Top Móbile’ de marca mais lembrada no Brasil”, aponta o presidente.
“Nosso próximo desafio é completar 50 anos, e depois 75, e assim por diante. Meus filhos e meus netos estão sendo preparados para essa aventura”, garante Áureo Barbosa.
O trabalho sério e contínuo, ao longo dos anos, demonstra a importância da Carolina no mercado nacional de mobiliário infantil.
“Somos gratos aos nossos clientes e consumidores finais por reconhecerem nossa empresa como referência nacional no mercado de móveis infantis. Isso nos imputa uma grande responsabilidade e comprometimento todos os dias quando desenvolvemos e fabricamos produtos, sempre inéditos no mercado. Temos a criatividade e diferenciação como fonte de inspiração”, compartilha Aureo.
Tendo em vista todos esses anos de mercado, a mensagem que a Carolina Móveis deixa a equipe interna, clientes e parceiros de negócio é: “Acreditemos sempre que é possível fazer melhor, e nunca desistamos de nossos objetivos. Quem nunca tentou e nunca se arriscou certamente não conseguiu!”, incentiva o presidente.
Linha do tempo Carolina Baby
1994 – Fundada em abril de 1994, iniciou com 18 funcionários fabricando cômodas, racks e estantes e um pequeno galpão improvisado na cidade de Ubá (MG).
1997 – Inauguração da planta no Distrito de Diamante de Ubá.
1998 – Início da produção dos primeiros móveis infantis para o mercado local.
1999 – A Carolina Baby decide especializar-se em móveis infantis ao participar de uma feira em High Point, nos Estados Unidos.
2000 – No ano 2000, iniciou as exportações para o mercado norteamericano comercializando até meados de 2004. Nessa época, a ABNT publicou a primeira norma brasileira para berços infantis de uso doméstico.
2005 – Em 2005, inaugurou a primeira expansão industrial, dobrando a área construída, e apresentando o Show Room próprio, um dos mais bem decorados do mercado brasileiro até então.
2011 – A Carolina Baby trabalhou junto com a ABNT, Inmetro e várias outras empresas e entidades do mundo infantil, para tornar a certificação de berços um requisito compulsório no mercado nacional. Assim em 2011, sagrou-se a primeira indústria no Brasil a obter o Certificado Inmetro para berços de uso doméstico fabricados em madeira e seus derivados.
2012 a 2018 – A partir de então, passou a ocupar posição de destaque no mercado nacional, liderando o ranking de empresa mais premiada no seguimento de móveis infantis, como marca mais lembrada pelo público brasileiro. Para atender a demanda crescente por seus produtos, graças à seriedade e ao comprometimento da marca para com os consumidores finais, precisou fazer mais uma expansão em seu parque industrial. Como não poderia ser diferente, novamente, em 2018, a Carolina Baby recebeu o primeiro lugar no prêmio “Top Móbile”.
2019 – Neste ano de 2019, a Carolina Baby voltou a participar do mercado externo, exportando produtos para outros países, colocando a marca na vanguarda internacional.