Climatizadores possibilitam chão de fábrica agradável

Climatizadores evaporativos garantem benefícios para funcionários e, consequentemente, para a produção da indústria moveleira

Publicado em 15 de maio de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Em janeiro deste ano, a temperatura média global atingiu 13,23°C, superando em 0,79°C a média do período de 1991 a 2020 e em 1,75°C os níveis pré-industriais. Foi o janeiro mais quente já registrado globalmente, apesar do surgimento do fenômeno conhecido como La Niña, de acordo com o boletim do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S).

Especificamente no Brasil, eventos de calor extremo têm se tornado mais frequentes. Em fevereiro de 2025, o Rio de Janeiro registrou temperaturas de até 44°C, a mais alta na cidade em uma década. Esses eventos indicam uma tendência de aquecimento e condições climáticas extremas no Brasil, ressaltando a urgência de medidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

Rotoplast

Nos últimos 30 anos, o número de dias em que o Brasil registrou calor extremo passou de 7 para 52 por ano. Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) alerta que, até 2030, o mundo deve perder cerca de 2% do total de horas trabalhadas por causa das altas temperaturas, equivalente ao rendimento de cerca de 80 milhões de trabalhadores em tempo integral. De acordo com a entidade, o calor excessivo afeta produtividade e o trabalho digno em praticamente todos os países e setores da economia.

Top Móbile comemora 20 edições em 2025

Em ambientes industriais fechados, temperaturas acima de 24°C podem começar a afetar a produtividade dos trabalhadores. Quando a temperatura atinge 33°C, o desempenho pode ser reduzido em até 50%, dependendo da atividade realizada. Nesse sentido, o chão de fábrica das indústrias precisa estar bem acondicionado para colaborar com a capacidade do trabalhador e não afetar a produtividade dele. Uma solução que colabora para a redução de calor é a climatização evaporativa, sistema que utiliza água para resfriar e umidificar o ar, proporcionando ambiente mais fresco e confortável.

“É uma opção econômica e sustentável, que pode ser usada em ambientes abertos ou fechados, reduzindo a temperatura, limpando e hidratando o ar de ambientes industriais e comerciais ou mesmo residenciais e públicos. Projetados para resfriar ambientes de qualquer dimensão, os climatizadores agregam vantagens quando comparados a outros sistemas”, destaca Mirton Gälzer, diretor comercial da Rotoplast.

Continue lendo a reportagem na edição 345 da Móbile Fornecedores, única para a indústria moveleira brasileira Rotoplast

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas
    Mais Lidas