Coladeiras de bordas flexíveis na indústria moveleira
Mostramos as tecnologias e configurações de coladeiras de bordas flexíveis e conectadas, demandadas pelas fábricas de móveis
Publicado em 4 de abril de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
As colagens de bordas dos painéis de madeira têm se mostrado cada vez mais modernas e flexíveis, oferecendo opções tanto de economia de insumos quanto de variedades de acabamento. Hoje em dia, há uma demanda das fábricas de móveis por coladeiras de bordas flexíveis e conectadas.
Isso faz com que os grupos de trabalhos das coladeiras sejam cada vez mais automatizados com auxílios de servomotores e/ou dispositivos pneumáticos, que ajustam os grupos e ferramentas para o trabalho de diferentes tipos de peças e bordas. Além disso, também é possível obter informações dos posicionamentos dos grupos por meio dos softwares de comandos das máquinas.
– Profissionais contam suas histórias no Dia do Marceneiro
“Há uma crescente demanda por soluções de automação e interconexão digital entre os diferentes equipamentos de uma empresa e as coladeiras fazem parte desse contexto”, opina o area manager da Biesse, Alberto Luparia. Desse modo, as fornecedoras desse maquinário se esforçam para apresentar soluções facilmente integráveis em processos de automação, sistemas de gestão e alimentação automática de painéis e, igualmente, das soluções da Indústria 4.0.
Se flexibilidade – com setup rápido – é uma das palavras de ordem, emprega-se muitos servomotores para o posicionamento automático dos diversos grupos de trabalho e ferramentas presentes, além de caixas de cola híbridas que permitem o emprego tanto de adesivos hot melt EVA quanto poliuretanos PUR, sem necessidade de troca de caixa de cola.
Continue lendo a reportagem na Móbile Fornecedores 315