Colando melhor o colchão com a Kisafix
Veja como fazer uma aplicação eficiente de adesivos na produção de colchões
Publicado em 1 de abril de 2025 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Entre os adesivos para aplicação em colchões, há o hotmelt PSA (sensíveis a pressão), hot melt não PSA e base água, que são produtos de tecnologias diferentes com bases químicas distintas tendo processos de aplicação e características de colagem específicas. Os adesivos hot melt PSA e adesivos aquosos são indicados para montagens de colchões (estrutura do colchão e camadas de conforto), enquanto os adesivos hot melt secativos (base EVA ou metaloceno) são indicados para montagem do molejo tipo pocket.
A indicação do produto ideal ocorre conforme a necessidade de cada cliente tendo objetivo maior a segurança de colagem e a performance, sendo necessário avaliar algumas variáveis como processo produtivo, substratos usados e tipos de produto.
Diante disso, a Killing/Kisafix trabalha com foco em levar aos clientes soluções diferenciadas em produtos e serviços, agregando valor e competitividade ao produto dos clientes, de acordo com Rangel Martins, gerente comercial da Killing S.A Tintas e Adesivos.
– Expo Revestir mostra lançamentos em padrões de MDF
Enquanto os adesivos hot melt (tanto PSA, quanto não PSA ou secativo) são sólidos à temperatura ambiente, necessitando de aquecimento para a sua aplicação, os adesivos aquosos são líquidos (emulsão ou dispersão em água) e aplicados à temperatura ambiente, sem necessidade de aquecimento. Dentro da linha hot melt, a tecnologia PSA possui tack (pegajosidade) permanente, sendo possível aderir a diferentes materiais mediante pressão, enquanto a tecnologia hot melt secativa possui tempo colagem específico que varia de acordo com a formulação do produto.
Aplicação eficiente com a Kisafix
Considerando isso, é possível obter maior economia de produto e alto rendimento na aplicação do adesivo com o uso do adesivo e equipamento de aplicação adequados. “O processo produtivo alinhado à necessidade do cliente otimizando tempos, a redução de desperdício de materiais e o cuidado com a saúde dos operadores são parâmetros importantes para isso”, explica Martins.
Continue lendo na edição 344 da Móbile Fornecedores
Kisafix

Rangel Martins, gerente comercial Kisafix