Como valorizar os colaboradores da indústria

Reconhecimento das emoções dos colaboradores ajudam a valorizá-los, gerando um aumento na produtividade das equipes de diferentes setores das empresas

Publicado em 29 de março de 2023 | 07:44 |Por: Thiago Rodrigo

Demonstrar preocupação com a emoção dos funcionários pode fazer a diferença na produtividade. Entretanto, segundo pesquisa da Universidade de Stanford, preocupar-se com um semblante cabisbaixo de um colaborador não é prática comum. O reconhecimento emocional é o simples ato de perceber uma sugestão emocional não-verbal e citá-la em simples forma de pergunta ou declaração.

Esse pequeno ato pode ter um efeito poderoso por ser lido como sinal de intenções genuínas, segundo a autora da pesquisa. Alisa Yu argumenta que, em um ambiente de trabalho, um supervisor que mostra preocupação com o estado emocional dos outros está sinalizando uma vontade de se envolver em uma situação potencialmente confusa, mas com benefícios.

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“Um líder pode facilmente ver alguém em perigo e optar por ignorá-lo”, diz Yu. “Mas apenas um líder que é realmente benevolente e se preocupa com os funcionários se arriscaria a se envolver reconhecendo voluntariamente o funcionário angustiado. Assim, os funcionários podem interpretar isso como um sinal de que esse líder é alguém em quem se pode confiar seu bem-estar”, conta a doutoranda em comportamento organizacional na Stanford Graduate School of Business.

Metodologia EE+

José Carlos Figueira, diretor da Energy People, consultoria estratégica e operacional de RH, indica que o conceito de Employee Experience Plus (EE+) facilita em ter colaboradores cada vez mais satisfeitos, produtivos e engajados, além de uma companhia cada vez mais competitiva e com resultados superiores.

Ela visa racionalizar recursos, incluindo tempo, dinheiro e energia, e transforma custos de pessoas em valor para a organização, com resultados tangíveis cada vez melhores. “A proposta é interessante e os efeitos são expressivos. É estratégico, primordial e fundamental que os líderes das empresas que desejam valorizar seus profissionais entendam a importância de desenvolver e potencializar as capacidades dos seus colaboradores”, diz e acrescenta:

“É tarefa explorar as potencialidades desconhecidas dos profissionais, ou seja, saber como desbloquear talentos e características que estão adormecidos e que podem ser extremamente favoráveis a essas pessoas, tanto no contexto profissional quanto pessoal”.

Continue lendo a reportagem na revista Móbile Fornecedores 324

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