Componentes para móveis facilitam uso do mobiliário

Componentes para móveis visam oferecer praticidade, funcionalidade e conforto para as pessoas, podendo ser o toque diferencial no móvel

Publicado em 19 de outubro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Os componentes para móveis contam com inúmeras soluções. Elas podem estar presente tanto dentro do mobiliário proporcionando diferentes funções às peças, quanto fora em contato com o usuário que pode ganhar maior conforto, funcionalidade e praticidade durante o uso do móvel.

Soluções que agreguem facilidade no dia a dia, sejam de fácil manutenção e que não tenham custos que inviabilizem o projeto, são sempre benéficas tanto para o fabricante de móveis e marceneiro quanto para o cliente final, que é quem irá lidar no dia a dia com as escolhas feitas quando do projeto.

“Acreditamos que quanto mais simples a solução melhor o resultado”, assinala Guilherme Dalle Laste, diretor geral da Ez’door. Ele aponta que, nos últimos anos, houve uma procura muito grande em soluções para cozinhas, como perfis rodapés. “São barras de PVC com revestimento de alumínio que substitui o rodapé tradicional, seja de granito ou de MDF, com a vantagem da facilidade de aplicação, regulagem de altura, vedação para limpeza com água e custo”, destaca. Com o produto, a instalação do mobiliário independe de um terceiro prestador de serviços para finalização do serviço ou mesmo da necessidade de um sóculo (base de alvenaria).

Grupo Arpiaspersul inova com pintura modular

Como complementos, revestimentos para proteção dos móveis como lâminas de alumínio ou mantas emborrachadas, garantem a maior durabilidade em áreas úmidas. Dalle Laste também cita uma grande procura por soluções de segurança que ao mesmo tempo aliem design ao móvel. Fechaduras eletrônicas permitem o fechamento invisível com abertura por rádio-frequência ou bluetooth e não prejudica o visual do projeto ou mesmo que chame atenção para o local escolhido onde é utilizada.

“Após todos nós termos passados por desafios inéditos nos últimos anos acreditamos que o mercado tenha ficado muito mais consciente da importância de bem escolher os componentes e ferragens para fabricação dos móveis para garantir não apenas o visual, mas o conforto de uso diário dos ambiente onde estão aplicados os nossos produtos”, diz o diretor geral da Ez’door.

Ezdoor

Soprano

Componentes compõe o mobiliário de diferentes formas proporcionando melhorias eficazes ao produto

Fixação

O Grupo Bigfer tem um mix enorme de produtos em seu portfólio, como componentes que fazem o móvel ficar estruturado. Sistemas de fixação como parafusos e pinos são conhecidos de todas as pessoas, mas apenas profissionais da área podem conhecer VBs, Bigfix e cantoneiras. “Trata-se de uma variedade gigante de componentes para todos os tipos de materiais. São esses pequenos componentes que muitas vezes ficam invisíveis que fazem toda a estruturação do móvel”, destaca Leticia Kercher, supervisora de marketing da Bigfer.

Além disso, a forma de montagem varia muito, pois nem sempre o montador vai até a casa da pessoa para montar. “Nesse caso, precisamos de sistemas simples que pessoas que não são da área moveleira consiga montar sozinha. Além disso, muitas vezes o móvel é montado e desmontado diversas vezes, então precisa de um sistema de encaixe que não estrague o MDF ou MDP nesse monta e desmonta. São muitas aplicações diferentes e nós temos que ter a solução correta para todas elas”, pontua.

Bigfer

Bigfer

Tambor Bigfix

A indústria moveleira vem aprimorando muito seus processos produtivos, e garantindo móveis com bastante qualidade para o mercado brasileiro. Nesse sentido, esses tipos de componentes são fundamentais para a durabilidade do móvel. De acordo com Letícia, a troca de parafusos por sistemas de montagem tipo Bigfix já garantem uma qualidade extra no produto.

“Do Bigfix, passamos para um sistema de VB, que é composto por uma peça de encaixe e uma castanha interna, que ao ser encaixada no parafuso e girado, garante folga zero nos encaixes, sendo possível montar e desmontar o móvel quantas vezes forem necessárias, sem estragar o MDF”, enaltece. Além disso, a empresa tem suportes invisíveis em linha, que garantem um visual clean para o móvel. Com isso, o usuário do móvel, ao olhar o interno do roupeiro, por exemplo, vê somente as chapas de MDF, sem ver cabeças de parafuso e tambores, vendo o design brilhar no projeto.

Bigfer

Bigfer

VB Hettich

Conectividade nos componentes para móveis

Tomadas e interruptores, carregadores sem fio e fechaduras digitais para móveis, são algumas das tecnologias que a Soprano tem para a indústria moveleira poder aplicar em seus móveis como forma de agregar valor e facilitar a vida das pessoas.

A linha de Tomadas e Interruptores tem suporte (com gabarito), módulos de tomadas de energia ( de 10 e 20A), módulos de comunicação (Rj11, Rj45, Cabo Coaxial Terminal), módulos interruptores (simples e paralelo) e módulos eletrônicos (cigarra, tomada USB). Nela, a indústria moveleira tem buscado novidades que agregam valor aos seus móveis e trazem praticidade aos usuários.

“A linha de tomadas e interruptores para móveis da Soprano tem estado cada vez mais presente em variadas aplicações onde o usuário tem a necessidade de alguma fonte de energia. Como móveis de cozinha, escritório e dormitórios estão sendo muito utilizados interruptores, tomadas de energia e USB”, diz Gláucia Bueno, marketing na unidade de componentes para Móveis da Soprano.

Os Carregadores sem fio invisível e carregador sem fio de embutir são as duas opções dessa linha da empresa. Compactos e discretos, visam proporcionar praticidade e tecnologia para o dia a dia, de acordo com Gláucia. Os carregadores dispensam a compatibilidade de cabos e conectores com o aparelho celular, pois basta colocar o celular sobre o carregador que o carregamento iniciará através da tecnologia de indução. Para isso é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia e que o carregador sem fio esteja conectado a uma fonte de energia elétrica.

Soprano

Soprano

Carregador sem fio de embutir da Soprano

Enquanto o carregador sem fio invisível é instalado abaixo do móvel não ficando aparente, com alcance máximo de indução de 6 mm, o carregador sem fio de embutir é instalado em um recorte passante que o deixa embutido no móvel. Esse modelo, além do carregamento por indução, conta também com uma entrada USB.

“Os carregadores sem fio têm sido aplicados em locais estratégicos como estofados, mesas de cabeceira, mesa de escritórios, móveis que são utilizados em locais compartilhados como ambientes coworking e mesas de restaurantes. Facilitando o carregamento de aparelhos celulares”, assinala a profissional de marketing da Soprano.

Em fechaduras digitais para móveis, a Soprano possui cinco modelos e todos podem ser instalados em gavetas ou portas de móveis. “O principal atributo que as diferenciam são a forma de abertura, em que disponibilizamos modelos com abertura por senha, biometria, cartão ou tag. Possuem modo usuário público e usuário privado.

Elas são bastante utilizadas em variados ambientes como armários de academias, vestiários em geral, armários de bibliotecas e escolas, gavetas e armários de escritórios, lockers, guarda-volumes e até mesmo móveis residenciais para aplicação closet, guarda-roupas por exemplo. “Qualquer lugar onde exista a necessidade de uma maior segurança alinha à sofisticação”, frisa Gláucia.

Soprano

Soprano

Fechadura digital para uso com cartão ou tag

Já a linha de fechaduras para móveis conta com modelos que se aplicam para os mais diversos tipos de projetos. A marca tem diferentes opções de chaves, pontos de extração, rotação e chanfros; com fechaduras com segredos iguais ou segredo diferentes para aplicações em armários de madeira, armários de aço, gavetas, gaveteiros, entre outros, permitindo que as pessoas fiquem tranquilas com seus itens mais importantes.

Uma outra solução, menos tecnológica e mais comum a todos, é a Linha de Rodízios Gel. “É muito versátil, além de facilitar a movimentação de móveis, proporciona um apelo decorativo devido a qualidade de beleza das rodas em gel transparente”, frisa Gláucia. São três linhas de rodízios da Soprano: a linha em com freio e sem freio, disponíveis em 4 opções de diâmetro: 35, 50, 75 e 100 mm.
Modelos com perfil U de 16, 19 e 26 mm, com freio e sem freio, e a linha de rodízios com rolamento com freio e sem freio, disponíveis em 2 de diâmetros 50 e 75 mm.

“Os três modelos possuem rodas injetadas em policarbonato e revestidas em poliuretano, que permitem um acabamento perfeito e uma rodagem macia facilitando a movimentação dos móveis de forma suave e silenciosa. Todos os modelos de rodízios possuem chapa giratória”, ressalta a profissional da Soprano.

Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 322

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas