Conforto e durabilidade em revestimentos sintéticos

Além disso, higiene. Esses são os atributos mais buscados em revestimentos sintéticos para móveis que a fornecedora Cipatex tem atendido

Publicado em 6 de novembro de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Os revestimentos sintéticos para móveis são produzidos com materiais como PVC, poliéster, PU (poliuretano), combinação de PU e PVC, fibra sintética, entre outros. São materiais obtidos artificialmente, contendo substâncias desenvolvidas em laboratórios sem serem extraídas da natureza, como os tecidos. A diferença entre os diversos tipos de revestimentos sintéticos para móveis está no toque, textura, maleabilidade e resistência, por exemplo.

Para o setor moveleiro, a Cipatex®, empresa 11 vezes campeã como marca mais lembrada do Prêmo Top Móbile nesse segmento, fabrica revestimentos de PVC com reforço 100% poliéster e de PU. De acordo com Walter Alves, gerente comercial da Cipatex®, são materiais com alta tecnologia empregada para atender diferentes tipos de aplicações e projetos, seja em ambientes internos ou externos, de baixo ou alto fluxo de pessoas.

Mostra Affemaq 2023

O Grupo Cipatex atua há muitos anos no setor moveleiro com suas marcas Corano, Facto, Cipaflex e Pevecron. Os revestimentos destas linhas são destinados à produção de estofados, poltronas, cadeiras de escritório, camas baú, cabeceiras de cama, além de móveis para área externa. “Também dispomos de uma linha para colchão hospitalar que conta com todos os atributos necessários para atender a especificação técnica de saúde e higiene”, ressalta Alves.

Com a pandemia do novo coronavírus, ele conta que a companhia notou algumas mudanças no comportamento do consumidor, o que resultou em um aumento na demanda por produtos mais duráveis, que oferecem conforto, praticidade na limpeza e higienização. Desse modo, houve essa pequena mudança na demanda de revestimentos sintéticos para móveis.

Cipatex

Cipatex revestimentos sintéticos

Facto Garden Viena

Desejos

A maleabilidade, o toque macio e o substrato dos revestimentos são itens importantes no que diz respeito à aplicação do material desejado pela indústria moveleira, conta o gerente comercial, pois contribuem para a conformação nos móveis e facilitam o processo de confecção do estofado, garantindo mais agilidade ao trabalho e aumento na produção.

Além disso, a indústria moveleira também procura produtos que conferem melhor custo-benefício e que se encaixam na maior parte dos projetos de tapeçaria, atendendo muitas áreas, de doméstica à industrial. “Conforto, durabilidade, praticidade de limpeza e soluções sustentáveis são outros atributos importantes”, assinala.

Com isso em vista, a empresa busca, constantemente, realizar pesquisas para atender essas demandas dos fabricantes de móveis estofados e estar em sinergia com as principais tendências, implantando novas tecnologias que resultam em produtos alinhados com as exigências e demandas do mercado. “Todas os produtos da Cipatex voltados ao setor moveleiro conferem praticidade de limpeza e manutenção”, frisa Alves.

Inovação

No contexto da inovação, a Cipatex tem os revestimentos da linha Facto Vegan, que se destacam no quesito sustentabilidade, um dos aspectos que têm atraído o consumidor e o mercado moveleiro nos últimos anos. Segundo Alves, mesmo com o toque e visual semelhantes ao couro, os artigos são isentos de matérias-primas de origem animal, apresentam elevada resistência mecânica, ao desgaste por hidrólise e à abrasão.

Ainda dentro disso, dois novos artigos para ambientes externos e áreas gourmets acabaram de ser lançados. O Facto Garden Combinare conta com gravação de tiras entrelaçadas e foi desenvolvido nas cores ocre e café. Já o Facto Garden Viena tem aspecto visual que remete ao tecido e está disponível nas tonalidades cinza, bege, off white e azul.

Cipatex

Cipatex

Corano Garden é uma novidade da Cipatex para áreas externas

Como citado anteriormente, houve uma maior procura do consumidor e, por consequência, da indústria, por revestimentos sintéticos para móveis mais higienizáveis. Dentro disso, há soluções que visam conforto, bem-estar, saúde e proteção das pessoas, como os revestimentos antivirais que foram lançados durante a pandemia com o propósito de garantir saúde e proteção às pessoas.

Os produtos recebem aditivo de micropartículas de prata e sílica capaz de inativar 99,72% do Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em três minutos. Os artigos também têm ação contra fungos, bactérias e outros vírus. “As opções com essa tecnologia empregada são o Corano® AV DT, em tons branco, bege, marrom e preto, o Facto® AV Dunas, nas cores branco, fendi, café e preto, e o Pevecron AV Fox, indicado para móveis corporativos em geral”, enumera Alves.

Outros artigos da empresa das marcas Corano e Facto também levam tecnologia e qualidade que garantem conforto e suavidade ao toque, graças ao acabamento exclusivo Natural Comfort®. “Contamos, ainda, com revestimentos da linha Garden com acabamento exclusivo Nautic Plus®, que possuem proteção antibacteriana eficaz no controle de odores e bolor”, acrescenta o gerente comercial.

A Cipatex se posiciona no mercado de revestimentos sintéticos para móveis como referência no setor moveleiro por sua extensa gama de produtos, soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos. “O nosso portfólio atende todas as demandas e exigências do mercado, buscando sempre uma posição de vanguarda com responsabilidade social. Estamos sempre desenvolvendo novidades para oferecer produtos aos nossos clientes de forma diferenciada”, define Walter Alves.

Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 323

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas
    Mais Lidas