Conheça a história centenária da Leggett e Platt
Conheça a história, evolução e produção da fabricante de molas e molejos Leggett e Platt no Brasil e no mundo
Publicado em 2 de dezembro de 2025 | 09:15 |Por: Thiago Rodrigo

Fundada em 1883 por J.P. Leggett e C.B. Platt em Carthage, no estado do Missouri, Estados Unidos, a Leggett e Platt é uma empresa com mais de 140 anos de história. Cunhados, os fundadores iniciaram os negócios através da patente de molas de colchões de propriedade de J.P. Leggett. Para iniciar essa produção, utilizaram a fábrica de arados do pai do C.B. Platt. Depois disso, a empresa só cresceu e hoje conta com cerca de 20 mil funcionários em 18 países, atuando em diversos mercados.
Multinacional norte-americana listada na bolsa de valores de Nova York, no Brasil a Leggett iniciou as atividades em 1999 com a compra de uma fábrica de molas de colchões localizada na cidade de Camanducaia (MG). “A empresa sempre viu o mercado brasileiro como estratégico e importante para sua presença ao redor do mundo”, explica Gustavo Lemos, presidente na América do Sul da Leggett & Platt.
Naquela época, produzia-se no Brasil apenas a tecnologia bonnell e molas ensacadas. Alguns anos depois, a Leggett & Platt expandiu sua planta de produção, dobrando a área fabril e introduzindo novas tecnologias, como Superlastic, Miracoil, Verticoil, LFK e mais molas ensacadas. “Diante da superioridade das tecnologias que a Leggett produz, em 2013, a Leggett tirou de linha a tecnologia bonnell do portifólio do Brasil”, conta Lemos.
Em 2016, a empresa iniciou um processo acelerado de expansão, trazendo nos anos subsequentes diversas linhas de produção de molas ensacadas. “Linhas de produção fabricadas na Suíça pela própria Leggett através da sua divisão de equipamentos, a Spuhl. Ao longo desses anos, a Leggett vem continuamente expandindo, melhorando e buscando oferecer produtos e serviços com o mais alto padrão de qualidade”, pontua.
A Leggett & Platt Brasil tem um extenso parque fabril e é a única subsidiária da corporação dentre os 18 países em que a multinacional atua, capaz de produzir cinco tecnologias de molejos: Superlastic, Miracoil, Verticoil, LFK e uma infinidade de configurações de molejos ensacados. “Isso nos dá uma enorme flexibilidade e capacidade de servir nossos clientes com excelência”, assinala o presidente da empresa na América Latina.
Continue lendo a reportagem na edição 346 da Móbile Fornecedores







