Conheça o sistema Sophia da Biesse

Software da Biesse com funções dentro do conceito da Indústria 4.0, permite detectar, verificar, sinalizar e resolver problemas nas máquinas

Publicado em 1 de setembro de 2022 | 07:09 |Por: Thiago Rodrigo

Dentro dos conceitos da Indústria 4.0, a Biesse possui há mais de cinco anos o Sophia, plataforma IIoT (Industrial Internet of Things) que visa gerar maior valor para o cliente através da conexão com a máquina, coletando e analisando dados de processamento. “Um projeto que se encaixa totalmente no movimento de transformação digital que caracteriza a quarta revolução industrial”, frisa o area manager, Alberto Luparia.

O Sophia permite detectar, verificar, sinalizar e, se necessário, resolver problemas encontrados pelo usuário da máquina durante seu uso, além de planejar, com base nos dados fornecidos, intervenções técnicas/ de manutenção adequadas e o fornecimento de peças de reposição. Inclui conexão permanente da máquina aos centros de serviço e assistência técnica; equipe dedicada a monitorização de diagnósticos de cada máquina; aplicativo móvel com monitoramento contínuo do status e desempenho da máquina.

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Com diagnóstico remoto, a equipe do “Service” Biesse, através do painel de controle, monitora continuamente a máquina em operação e o fluxo constante de dados fornece e registra cada evento significativo durante todo o período de atividade da máquina.

Os dados são transmitidos pela Internet, criptografados e certificados, para a plataforma em nuvem (cloud) da Biesse e disponibilizados ao atendimento ao cliente para assistência remota. O Sophia IoT também promete otimizar os tempos de intervenção e aumentar sua eficácia, reconhecendo automaticamente as causas mais comuns de inatividade da máquina e ativa imediatamente a assistência técnica.

Sistema Sophia da Biesse

A solução ainda conta com aplicativo para celular com diversas funções. O aplicativo para celular fornece:

– Indicadores de desempenho e estatísticas: monitoramento do desempenho da máquina com base em três indicadores fundamentais: Disponibilidade, Eficiência e Eficácia. Os indicadores podem ser visualizados em tempo real e como uma agregação de dados históricos, para ter uma visão temporal e detalhada da máquina. As estatísticas mostram os principais dados operacionais da máquina: horas em utilização, tempo de inatividade, etc.

– Indicadores avançados: indicadores específicos por tipo de máquina, com a possibilidade de selecionar o indicador de interesse, o período de análise e o nível de agregação desejado (mês, dia, hora ou meia hora).

– Notificações no aplicativo: sistema de notificação push para o gerenciamento da produção e manutenção. As notificações em questão podem ser enviadas no início de um evento ou de forma autônoma quando se aproxima o fim da vida útil de um componente ou uma expiração de manutenção (manutenção preventiva). Para cada notificação, é possível consultar e/ou modificar seu status, declarando ter lido a notificação em si.

– Solicitações de assistência e inatividade da máquina: rastreamento em tempo real de solicitações de assistência e eventos de inatividade da máquina. Para cada evento, é possível monitorar, facilitar e tornar o processo de resolução eficaz, anexando documentos, comentários, fotos ou vídeos.

– Suporte de vídeo: possibilidade de comunicar-se em tempo real, conversar, tirar fotos e gravar vídeos, compartilhar documentos para tornar o processo de resolução mais rápido e eficaz.

– Documentação técnica: acesso à documentação técnica completa da máquina (manuais, diagramas, perspectivas explodidas dos diferentes grupos e lista de peças de reposição) no aplicativo Sophia Parts, e a possibilidade de baixar os documentos, para também ter acesso no modo offline.

Biesse

Biesse

O Sophia IoT fornece comunicação bidirecional entre o usuário final e o Service, garantindo o menor tempo de reação

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