Cor do ano 2026 da Pantone: dicas da Formica® para aplicar o branco
Formica® interpreta a escolha como possibilidade criativa, conectando o branco a superfícies que equilibram tons neutros com personalidade
Publicado em 30 de janeiro de 2026 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Pantone surpreendeu o mundo ao anunciar a Pantone 11-4201 Cloud Dancer como a Cor do Ano de 2026. Um branco suave, leve e silencioso, que propõe desaceleração, foco e serenidade em meio a um mundo hiperconectado. Quase como uma pausa necessária em meio ao turbilhão de estímulos do dia a dia, a cor é descrita pelo Pantone Color Institute como um “sussurro de serenidade”. Ela evoca tranquilidade, foco e leveza, estimulando a criatividade a partir da simplicidade.
O Cloud Dancer representa uma tela em branco, uma superfície que permite que estilos, personalidades e atmosferas se revelem. A Pantone destaca sua versatilidade: o tom pode atuar tanto como protagonista quanto como base neutra, harmonizando com paletas quentes, frias, metálicas, naturais e expressivas.
Em um contexto em que a cor se torna cada vez mais uma forma de expressão pessoal, a cor eleita pela Pantone atua como ponto de partida: é um branco que não anula, mas realça, um off white que oferece estrutura para contrastes, harmonias e experimentações, como as propostas pela Formica® abaixo.
Destaques da Formica® para a cor do ano 2026 da Pantone
A escolha da Pantone dialoga diretamente com as narrativas que vêm orientando o design contemporâneo, conectando-se inclusive com o recente lançamento da marca, a Coleção Matizes.
A coleção explora padrões neutras e texturas naturais, mas em tonalidades que evocam emoção, autenticidade e presença. Seu conceito central, “em cada nuance, essências singulares”, reforça a ideia de que cor é linguagem, memória e identidade. É justamente nessa interseção entre superfície e expressão que até mesmo uma cor neutra encontra o seu papel.
A arquiteta e analista de marketing e tendências da Formica®, Bruna Ronconi, resume esse movimento ao afirmar que o branco funciona como “uma tela em branco para você poder ser criativo — desde o minimalismo até o maximalismo”, ressaltando como texturas, amadeirados e padrões minerais trazem profundidade quando combinados a tons claros como esse.
Entre as opções no Portfólio da Formica® mais próximas a cor escolhida pela Pantone, Bruna destaca o padrão Gelo como uma boa possibilidade: “um off-white versátil, suave e equilibrado, que harmoniza com diferentes atmosferas e permite múltiplas leituras”, destaca.

Sugestões da Formica® para acertar no uso do branco
Com base na leitura estética da Formica®, a arquiteta Bruna Ronconi compartilha abaixo dicas que podem ajudar a potencializar a presença do branco no décor:
Aqueça o branco usando o visual de madeiras naturais (como os laminados Nogal Amendoado, Carvalho Americano, Carvalho Tabaco, Carvalho Mel e Freijó, da Formica®).
Enriqueça a neutralidade da paleta com a textura e o visual rústico de rochas e minerais (como os laminados Santorini, Basalto Natural e Rochedo, da Formica®).
Adicione personalidade com padrões mais intensos (como os laminados Paladina Green, Jaspe, Cacau, Argila, Goiaba, Vinho, Verde Selva e Azul Cobalto da Formica®).
Seja qual for a escolha na combinação com o branco, explorar a textura é uma excelente saída para evitar uma monotonia visual.
Por outro lado, Bruna recomenda evitar composições excessivamente homogêneas sem fazer qualquer tipo de contraste de material. Outro ponto de atenção é planejar bem a iluminação, já que brancos refletem nuances com intensidade e isso impacta escolhas que vão desde a temperatura de cor até pontos onde uma iluminação indireta pode ser mais oportuna.
“O branco de 2026 não é um convite ao vazio. Pelo contrário, é um convite à expressão, seja ela mais discreta ou expansiva em detalhes. Quando integramos ao décor textura, cor e natureza, o branco se torna ainda mais significativo”, completa Bruna.








