Diferentes materiais para aplicar no mobiliário

Couros, vidros, tecnologias e outros materiais que podem ser aplicados no móvel

Publicado em 19 de abril de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

Diferenciar um produto é uma proposta que empresas de todos os setores fazem para ganhar o consumidor de alguma forma perante a concorrência. Ainda que diferenciação seja uma palavra usada em excesso como forma de qualificar um objeto ou mercadoria, é algo que reflete o objetivo e o resultado das empresas na hora de oferecer algo a mais ou agregar valor em uma nova peça lançada no mercado.

Leia a nova edição da Móbile Fornecedores

No setor moveleiro, isso pode ser possível com distintos materiais além dos mais comuns empregados na composição do mobiliário. Aparatos como couros e vidros garantem um design ímpar ao móvel. Pedras e acrílicos podem ser o artigo que uma empresa pode estar procurando para ter algo incomum em seus produtos perante outros móveis. Além disso, outras tecnologias também podem agregar comodidade e funcionalidade ao mobiliário. Apresentamos soluções diferenciadas de materiais para integrar os móveis.

Couro

As marcas de mobiliário podem usar o couro para agregar valor aos seus produtos e inovar trabalhando com a possibilidade de construção de peças que possam receber diversos revestimentos. Assim, o consumidor final escolhe o material levando em conta a durabilidade, atemporalidade, luxo e valor agregado que o couro oferece.

Uma empresa que fabrica o produto é a Leather Labs. “São de origem orgânica e natural, com baixo impacto ao meio ambiente e impactam de maneira significativa a construção de móveis”, diz Ramon Souza Dela Torres, diretor técnico da JBS Couros.Leather Labs

Dela Torres ressalta: “Além da altíssima qualidade e durabilidade, os couros da Leather Labs tem o baixo impacto ambiental, com rastreabilidade na produção que garante um couro responsável do começo ao fim da produção. Esse fator se tornará cada vez mais importante nas decisões de compra”.

Os couros da Leather Labs são um revestimento natural com uma produção auditada e certificada com o selo LWG (Leather Working Group), além de uma cadeia de produção que pode ser completamente rastreada pelo consumidor final por meio de um código, incluído em todas as peles, que dá acesso desde a origem do material até o produto.

As marcas de móveis também podem optar pela tecnologia antiviral V-Block, desenvolvida em parceria com a Nanox. Com a tecnologia, no processo de produção, o couro recebe em sua superfície um aditivo de micropartículas de prata, que evita que o móvel carregue vírus que ameaçam a saúde, como o da Covid-19. Na última DW! Design Week, a empresa fez uma parceria com a Breton e exibiu produtos como o Sofá Lounge Pitágoras, assinado por Gloria Coelho.

Vidro

Os móveis de vidro têm sido bastante utilizados por decoradores, pois além de deixarem o ambiente mais agradável, possuem maior facilidade de limpeza, aliando beleza e praticidade. Além disso, tem um conceito de leveza e modernidade. O vidro ganhou ainda mais destaque por essa facilidade na higienização e por proporcionar uma sensação de amplitude para os ambientes da casa, contribuindo assim para o conforto e bem-estar.

“Essas são demandas que intensificaram em função da busca por mais qualidade de moradia e de vida”, aponta a gerente de marketing South America da Guardian Glass, Viviane Sequetin. O vidro é ainda um coringa por poder ser usado em espaços residenciais e empresariais, servindo até mesmo para conceber móveis de vidro para compor área externas.

Guardian Glass

Guardian Glass

Espelho Evolution pela Ville Art

“O vidro pode ser usado como um elemento de design de destaque em uma ampla variedade de móveis, como armários e prateleiras, assim como superfícies para mesas, balcões e lavatórios, entre outros”, enumera Viviane.

Por isso, é sempre importante estar atento às tendências. “Temos observado, por exemplo, a utilização de vidros coloridos, como o nosso DecoCristal, aplicado como tampo de mesa sobre a madeira, agregando um ar moderno em contraste com o rústico. O produto pode ser utilizado ainda em portas de armários e aplicado no backsplash, aquele espaço vazio entre a parede da pia e os armários suspensos, ajudando a revigorar a cozinha de um jeito prático e rápido”, pontua.

Varejo cresce em janeiro

Já os espelhos podem ser aplicados em portas de armário, revestimentos de mesas de centro, gavetas, aparadores, buffets, penteadeiras, cômodas e outras diferentes peças. “Além de oferecerem um toque de modernidade e luxo, ainda contam com a importante função de trazer mais amplitude, leveza e luminosidade aos ambientes”, pontua a gerente. Outra tendência é o uso dos vidros refletivos, que agregam um aspecto mais sofisticado e moderno a qualquer ambiente.

A Guardian Glass possui portfólio que inclui os vidros DecoCristal, Espelhos Guardian Evolution e Espelho EcoDesign, além de vidros refletivos, como o ReflectGuardian e Neutral 14, todos que podem ser utilizados pela indústria moveleira.

O DecoCristal é um vidro pintado em um dos lados, com acabamento envernizado e alto brilho. Tais características permitem um toque especial em superfícies decorativas. “Fácil de limpar, é ideal para revestimento de móveis, tampos, divisórias e paredes, entre outras aplicações. É produzido nacionalmente nas cores preta, branca e off white, que é tendência no setor moveleiro”, diz.

Guardian Glass

Guardian Glass

Espelho Evolution pela Ville Art

O Espelho Guardian Evolution é um produto referência no mercado de arquitetura e decoração e Top of Mind desde 2003, conta Viviane. É produzido a partir de uma fórmula de alta performance técnica, conta com uma camada protetora especial aplicada em seu verso, que eleva a durabilidade em relação a manchas e oxidação e protege contra riscos no verso, facilitando o manuseio do espelho por beneficiadores e vidraceiros. O produto possui dez anos de garantia para defeitos de fabricação, conforme termo disponível no site da Guardian Glass, e está disponível nas cores prata e fumê.

O Espelho EcoDesign é produto desenvolvido para a aplicação em móveis, nas espessuras mais utilizadas pelos fabricantes. Ele também possui uma camada protetora e é resistente à corrosão. Por sua vez, os Vidros Refletivos dão um toque especial a projetos de decoração e de mobiliário, pois ampliam e conferem sofisticação aos ambientes. São produzidos com uniformidade de cor e alto acabamento, podendo ser cortados, perfurados, lapidados, temperados e laminados. Está disponível nas cores prata (Neutral 14), Champanhe (Reflect Guardian) e outras opções sob consulta.

Portas de enrolar

Ganhar em projetos onde o espaço é limitado, algo que ocorre em cantos de móveis e áreas muito próximas, é algo que o Rauvolet, produto da Rehau, oferece. Isso com design. “Junto da criatividade dos arquitetos e designers, o Rauvolet faz toda a diferença, pois o resultado é um móvel mais inovador, elegante e eficiente, sem perder a beleza no móvel e nos ambientes”, destaca Camila Bartalena, gerente de marketing e produto.

O Rauvolet portas de enrolar, destaca ela, é um produto de alto valor agregado, por ser simples, versátil e muito eficiente para se trabalhar no mobiliário, principalmente para otimização de espaço. Pode ser aplicado em todos os tipos móveis, nos mais variados ambientes tanto residenciais quanto corporativos, tendo sua abertura tanto na horizontal, quanto na vertical, sendo enrolado para dentro do móvel, sem que ocupe espaço do ambiente como é o caso de armários com portas de giro ou basculantes. “O Rauvolet também pode ser utilizado em retrofitting, ou seja, aproveitar algum móvel existente e transformá-lo em novo”, pontua a gerente.Rehau

O material tem paleta de cores que proporciona alta combinação com painéis de MDF, acompanhando as tendências de cores do mobiliário do Brasil e mundo. Além disso, Camila enumera que móveis com as portas de enrolar atendem os desejos dos consumidores com otimização de espaço, facilidade na abertura e fechamento, facilidade de limpeza e tudo isso com um design inovador ao ambiente de espaços residenciais ou comerciais, com diferenciação e com funcionalidade.

“Vemos uma forte procura desse produto para móveis de motorhomes, barcos e food truck por ser um material leve e permitir o fechamento de armários sem ocupar grandes espaços dos ambientes que já são pequenos. Esses últimos segmentos que cresceram consideravelmente nos últimos anos”, pontua.

Atuadores

Criar móveis funcionais, práticos e conectados com a atual rotina das pessoas. Por esses motivos que a indústria moveleira pode incorporar o Atuador Linear, que são mecanismos eletrônicos que podem ser aplicados em estofados, camas e móveis. “O dispositivo garante um melhor aproveitamento do mobiliário, bem como maior sofisticação, funcionalidade e tecnologia ao produto”, garante Marcos Marin, diretor administrativo da Line Atuadores.

A empresa também fornece acessórios que agregam mais valor aos móveis, como entrada USB, Music Player e o sistema Smart Home, que permite que o mobiliário se conecte à assistente virtual, Alexa. “Ou seja, pensamos em soluções que estejam relacionadas as novas tendências mundiais e, ao mesmo tempo, em móveis integrados a rotina moderna do usuário. Tudo para que o empresário do setor moveleiro possa oferecer ao seu cliente final, peças com o que há de mais moderno no mercado”, afirma Marin.Line Atuadores

Como motivos para as moveleiras incorporar essas tecnologias nos móveis, há dois cenários apontados pelo diretor da Line Atuadores: “o primeiro é que boa parte do consumidor final é atento em tudo que há de mais moderno no mercado. Portanto, não há dúvidas de que a indústria moveleira precisa incorporar dispositivos relacionados a tecnologia, conforto e praticidade para atender às exigências de seus clientes, com o objetivo de se manter competitivo e relevante no mercado”.

O segundo ponto apontado por ele está relacionado aos movimentos sociais, uma vez que eles estão gerando um enorme impacto na indústria moveleira. “Isso significa que a funcionalidade deve ser protagonista nos projetos de interiores, pois cada vez mais estamos vendo ambientes enxutos, personalizados e conectados. E, por isso, a indústria moveleira deve abrir os horizontes para incorporar móveis multifuncionais”, assinala. Bell’Arte, Líder Interiores, Century, Gold Line e Recliners são algumas empresas que utilizam seus produtos.Line Atuadores

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas