Duas décadas de Impress Decor no Brasil
Presente em diferentes regiões do planeta, a Impress Decor celebra 20 anos da instalação de sua unidade fabril no Brasil, mas sua história já perdura por diversas décadas
Publicado em 24 de julho de 2020 | 14:17 |Por: Portal eMóbile
Presente em diferentes regiões do planeta, a Impress Decor celebra 20 anos da instalação de sua unidade fabril no Brasil, mas sua história já perdura por diversas décadas. Fruto da união de empresas precursoras de mercado, como a Masa Decor – marca alemã criadora da rotogravura para papéis decorativos com mais de 90 anos de história -, a Impress chegou ao mercado latino-americano no ano de 2000, para poucos anos depois se tornar líder no segmento de superfícies decorativas na região.
“Antes da implantação da fábrica no Brasil, todos os produtos comercializados na América Latina eram importados da unidade espanhola, já que não tínhamos uma produção local”, explica João Martinez, CEO – Managing Director da Impress Decor Brasil. “Num período em que as indústrias locais ainda dependiam bastante do fornecimento de produtos europeus, além de facilitar a questão logística dentro do continente, a unidade brasileira proporcionou com que as empresas latinas – da Argentina ao México – tivessem suas demandas atendidas de maneira mais personalizada, inclusive em relação a criação de novos desenhos.”
Nos anos 2000, o Grupo Masa Decor inaugura sua planta industrial brasileira na cidade de Araucária (PR). Em 2006, a fusão com a Letron dá origem à Impress Decor – marca líder no segmento de superfícies decorativas na América Latina
João Martinez, CEO – Managing Director da Impress Decor Brasil
Dessa maneira, a equipe brasileira de design tornou-se referência no levantamento de tendências ao longo dos anos, inclusive exportando conceitos e informações para o mercado europeu. “Hoje temos tecnologia e expertise local para explorar o desenvolvimento de qualquer tipo de material que o cliente tenha necessidade”, enfatiza Martinez.
Entre as mudanças ocorridas ao longo dos anos, ainda, o CEO relembra que no início das operações por aqui, a oferta de Finish Foil (FF), uma alternativa vista como mais assertiva à época, era muito forte. “Digamos que o FF representava 80% do mercado, enquanto o BP, o papel melamínico, ficava com o restante”, comenta. “Nosso papel, portanto, foi o de realmente mostrar ao mercado o custo-benefício do produto que estávamos trazendo, levando informação, trabalhando em sintonia com os nossos clientes e, sobretudo, investindo na tecnologia necessária para isso.”
Atualmente, o BP representa mais de 80% da produção mensal de produtos impressos da Impress Decor Brasil, sendo o revestimento mais utilizado pela indústria moveleira em todo o mundo.
Evolução em números
Nesse cenário, a ampliação do parque fabril, ainda jovem, foi indispensável. Iniciando suas atividades com uma impressora de grande porte e uma máquina laboratório – a Lab Machine -, poucos anos depois a unidade recebeu mais duas máquinas de impressão, junto a diversos outros investimentos, que, agregados, culminaram em mais uma atualização da planta. Com todos esses esforços, hoje a capacidade produtiva da Impress no Brasil é de mais de 150 milhões de metros quadrados ao ano de papel decorativo, entre FF e BP.
A Impress foi pioneira nesse processo de desenvolvimento de amostras e acerto de cores para a indústria, adquirindo a primeira máquina de laboratório – carinhosamente apelidada de BabyLine – em 2005
Mas não parou por aí. Em 2013, a Impress foi ainda mais longe, com a implementação de uma nova unidade de negócios em sua fábrica, passando a oferecer o serviço completo de impressão e impregnação de suas superfícies decorativas. “Eliminando investimentos altos para nossos clientes e propiciando muito mais praticidade para o dia a dia deles, logo tivemos que realizar a compra de uma segunda impregnadora. Atualmente trabalhamos com a capacidade quase 100% tomada durante todo o ano”, conta o CEO.
Mudanças que exigiram a ampliação também do quadro de funcionários, que passou de 50 no início dos anos 2000 para cerca de 150 neste ano, impactando também a economia e o desenvolvimento do município de Araucária (PR), sede do grupo no Brasil.
Duas décadas de evolução traduzidas na fidelização de clientes e parcerias que, assim como a Impress, só crescem com os anos. “Mesmo em períodos de crise, a Impress sempre confiou no mercado que tinha em mãos. E agora, num momento tão sensível e peculiar como este, não deixamos de trabalhar nem de investir – seja em pesquisa, desenvolvimento, tecnologia ou mão de obra. Sempre atuando em sintonia com nossos parceiros, mesmo que de forma remota, na busca por soluções assertivas para um melhor viver, prioridade neste cenário”, fala Martinez.
Sempre saindo na vanguarda quando o assunto é a ampliação do portfólio de soluções para seus clientes, entre 2008 e 2015, a Impress recebeu duas novas linhas de impressão e duas linhas de impregnação (sendo pioneiros nesse formato de prestação de serviços no mercado local de painéis), além de tecnologia própria para o desenvolvimento de tintas para superfícies decorativas
Ele finaliza: “Essa foi, sem dúvida, uma longa e competitiva jornada, mas mal posso esperar pelo que está por vir nos próximos 20, 40… muitos anos! Para mim é um prazer ter participado de cada passo dessa história e poder continuar colaborando para o futuro dela.”