Eficiência financeira com adesivos para colagem de bordas
O que as fábricas de móveis devem saber sobre a diferença entre preço do adesivo para colagem de borda e seu custo unitário
Publicado em 6 de abril de 2023 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo
Nem sempre o adesivo mais barato adquirido pela indústria moveleira é o que custa menos na composição do preço do móvel. Afinal, há variáveis de performance, quantidade de produto, tempo de processo, uma série de itens que define o custo real dentro da produção. Por isso, as empresas moveleiras devem observar esses e outros fatores ao adquirir os adesivos para a colagem de bordas.
Entre outros itens que importam no processo de colagem de bordas, podemos falar do MDF e MDP, da fita de borda, entre outras possibilidades que serão utilizadas pela indústria de móveis. É preciso considerar todos esses aspectos quando se fala em custo do adesivo, não esquecendo igualmente do custo que um pós-venda pode representar se a colagem inadequada começar a causar muitas reclamações dos consumidores.
A partir de uma inicial avaliação, consegue-se definir o tipo de adesivo adequado e fazer uma planilha que irá mostrar o custo real da colagem após a aplicação. Esse valor é muito diferente do preço unitário aparente de um adesivo ou cola. A informação sobre os tipos de adesivos existentes é a base para falarmos mais sobre essa questão.
Os adesivos para aplicação em coladeiras de bordas, tanto hot melts EVA/PO quanto hot melts PUR, têm, atualmente, uma ampla gama de variações para atender os mais elevados requisitos de qualidade e acabamento. Fatores como produtividade, rendimento e qualidade da colagem são fundamentais na escolha do adesivo.
Quando falamos de adesivos hot melt, podemos encontrar diversos tipos de adesivos. Isso porque existem muitas variáveis a serem trabalhadas, como o tipo de material que está sendo colado, a finalidade do móvel que está sendo produzido, o equipamento utilizado para a colagem, a vida útil e o uso desse móvel.
Adesivos para coladeiras de bordas são oferecidos em diferentes formulações, tipicamente desenvolvidos para atender determinadas demandas de clientes. Existe um grande conjunto de necessidades que resulta em diferentes propriedades adesivas, que varia desde adesivos de alta qualidade, que permitem linhas de cola invisíveis e máxima resistência ao calor e à água, até adesivos para peças de móveis sem exigências especiais. Além de todos os tipos de adesivos que se encontram entre os dois.
Com esses requisitos, surge também um conjunto diferente de opções de matérias-primas, que normalmente estão refletidas em diferentes preços de produtos. “De modo geral, um desempenho superior do produto conduz a uma formulação mais sofisticada com custos de produção mais altos. No entanto, como os fabricantes de móveis tem mais interesse no preço por metro de fita de borda colada do que no preço por quilo do adesivo, a densidade de um adesivo também deve ser levada em conta”, avalia Tim Rosenthal, gerente de produtos da Jowat Alemanha.
Continue lendo a reportagem na Móbile Fornecedores 315