Empresas do Projeto Orchestra Brasil crescem 15% nas exportações em 2020
Iniciativa do Sindmóveis em parceria com Apex-Brasil posiciona fornecedores da indústria moveleira no mercado internacional desde 2006
Publicado em 4 de março de 2021 | 11:38 |Por: Thiago Rodrigo
Em 2020, os valores em dólares das exportações das empresas apoiadas pelo Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações cresceram 15% em relação ao ano de 2019. Isso em um contexto no qual as exportações brasileiras em geral, dos mesmos produtos, cresceram 7,6% no mesmo período.
Com efeito, o desempenho é superior ao das empresas brasileiras não apoiadas e que fabricam os mesmos produtos. O Projeto Orchestra Brasil apoia a internacionalização de fornecedores da indústria moveleira, como fabricantes de componentes e tecnologias, e é realizado por meio de uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Fornecedores exportadores
Atualmente, participam do projeto mais de 50 empresas de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas e software – e pelo menos 50 dela são exportadoras, negociando com um total de 98 países. No ano passado, apesar das dificuldades fronteiriças decorrentes da pandemia, 29 empresas apoiadas abriram novos mercados e 22 exportaram pelo menos um novo produto.
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O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, explica que faz parte da visão global da entidade promover a cadeia de móveis como um todo. Segundo ele, a importância do Projeto Orchestra Brasil se dá no posicionamento e competitividade do setor moveleiro, uma vez que são os fornecedores que trazem a tecnologia e inovação para dentro da indústria de móveis. “Um bom posicionamento das diferentes pontas da cadeia reflete em melhores resultados para a indústria moveleira em si”, pontua.
Projeto Orchestra Brasil
O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional. Para isso, são promovidos estudos de mercado; missões comerciais e prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, e Imagem, além da participação nas principais feiras mundiais do setor.
Os mercados prioritários para o próximo convênio são Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru. Os secundários são Alemanha, Guatemala, Reino Unido, Angola, África do Sul, Bolívia, Canadá e República Dominicana.
O objetivo do Orchestra Brasil é posicionar positivamente esse segmento no mercado externo, elevando a percepção de valor e a competitividade brasileira. Esse elo é fundamental para aumentar a competitividade da indústria como um todo: estima-se que 70% do valor da produção de móveis passa pelos insumos e consumo intermediário do setor. Do total da produção de móveis, 46,7% são componentes.