Entrevista com fornecedora de papel, Munksjö

Fornecedora de papel decorativo, Munksjö investiu fortemente no País para atender a demanda do mercado brasileiro e latino-americano

Publicado em 12 de abril de 2023 | 10:22 |Por: Thiago Rodrigo

A Munksjö é uma fornecedora de papéis para serem impressos decorativamente com padrões de madeira, pedra, tecido, fantasia e unicolores em painéis de MDF e MDP. Desde 2022, a marca atua mundialmente com essa marca após se tornar independente da Ahlstrom. Além disso, desde 2018 atua no Brasil com a fábrica em Caieiras (SP), após adquirir o espaço da MD Papéis em um investimento na ordem de quase 150 milhões de reais denominado ExpanDecor. Agora, Valmir Piton, gerente geral da planta brasileira localizada em Caieiras (SP), conta mais sobre essas transformações e os próximos passos da empresa.

Móbile Fornecedores | A Munksjö teve algumas transformações nos últimos anos. Poderia explicar como foi a incorporação da MD Papéis no mercado brasileiro e a fusão com a Ahlstrom no mercado mundial?
Valmir Piton | Nos últimos anos, ainda como parte da Ahlstrom-Munksjö, a empresa fez aquisições estratégicas em mercados promissores, como a China e o Brasil. A aquisição da planta de Caieiras, antiga MD Papéis, em 2018, colaborou com o objetivo da organização de aumentar a capacidade de atendimento aos clientes globalmente e diferenciar-se ao estabelecer uma plataforma local de fornecimento na América Latina.

Fornecedores | A Ahlstrom-Munksjö teve uma reorganização societária em 2022, qual foi o resultado disso?
Piton | Em 1º de outubro de 2022, a área de negócio Decor da Ahlstrom-Munksjö tornou-se uma empresa independente, a primeira fabricante internacional totalmente dedicada ao papel decorativo. A nova empresa passou a operar desde então sob a marca Munksjö, já reconhecida pela excelente qualidade e serviço em toda a indústria de decoração por mais de 25 anos.

Munksjö

Munksjö

Valmir Piton

Fornecedores | Com essas mudanças, como se apresenta para o mercado moveleiro mundial fornecendo papéis para a fabricação de décors que revestem painéis de madeira?
Piton | 100% focada em papéis decorativos e com o apoio de novos acionistas com uma perspectiva de longo prazo, a nova organização melhorará nossa competitividade, fortalecerá nossa liderança em inovação e investirá para acelerar crescimento no Brasil e na China. Nosso foco está renovado para apresentar tendências de cores ao mercado moveleiro, em sintonia com as últimas tendencias mundiais.

Fornecedores | Como era a participação comercial da empresa no mercado moveleiro brasileiro há cinco anos e como é hoje? O que mudou?
Piton | A Munksjo sempre foi muito presente no mercado moveleiro brasileiro através de seus clientes locais, sejam eles fabricantes de painéis, impressores ou impregnadores. Atualmente, com nossa plataforma local de produção, ampliamos ainda mais nossa presença no mercado brasileiro e latino-americano, oferecendo soluções não somente de nossa planta do Brasil, como também da Europa e da China.

Cores no mobiliário

Fornecedores | Recentemente, a Munksjö realizou o investimento de quase 20 milhões de euros na fábrica de Caieiras, quais as perspectivas com essa ação?
Piton | O ExpanDecor é o maior investimento da Munksjö na América Latina – quase 20 milhões de euros (o equivalente a cerca de 150 milhões de reais) e tem, como principal iniciativa, a conversão e modernização da máquina de papel 7 (PM7) da fábrica de Caieiras para produção exclusiva de papéis decorativos – papéis para laminados de alta pressão (HPL), papéis para laminados de baixa pressão (LPL) e papéis base para impressão (PBP). Esse investimento vem ao encontro da expectativa dos clientes do mercado latino-americano em poderem contar com um parceiro que acompanha o crescimento orgânico do mercado de painéis de madeira revestidos, fornecendo suprimento local com qualidade, ótimo serviço, rapidez e flexibilidade na entrega, em sintonia com os anseios de nossos clientes em redução de capital de trabalho com menores níveis de estoque.

Fornecedores | O que a empresa tem como estratégia no setor moveleiro? Quais são as metas da companhia nos próximos anos?
Piton | O setor moveleiro e o setor da construção civil são, em conjunto, os grandes drivers do crescimento do mercado de papéis decorativos, mundialmente. No entanto, especificamente para o setor moveleiro, pretendemos oferecer soluções competitivas e sustentáveis para revestimento, sendo neste caso o papel decorativo a opção mais adequada. Cores sólidas são uma tendência mundial na indústria e, para suportar o setor, contamos com uma equipe dedicada de design e produto. Nosso objetivo é colaborar para que o setor moveleiro ganhe cada vez mais relevância não só internamente, mas também no mercado externo, com soluções competitivas com os fornecedores internacionais de móveis. Nos próximos anos, pretendemos oferecer ao mercado respostas rápidas às suas demandas, quer sejam de volumes ou design.

Fornecedores | A capacidade de produção da Munksjö no mundo é de 250 mil toneladas. Como está a capacidade no Brasil?
Piton | No Brasil, atualmente operamos com duas máquinas 100% dedicadas à produção de papéis decorativos e pretendemos dobrar a capacidade com o projeto Expandecor.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas