Entrevista com Marcus Vinicius Basso da Affemaq

Marcus Vinicius Basso, presidente da Affemaq para o biênio 2023-2024, compartilha as ações da associação em sua gestão

Publicado em 23 de agosto de 2023 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo

A Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq) é única. Com diversas ações no setor moveleiro, a entidade que reúne empresas fabricantes de materiais e máquinas para a produção de móveis, promove missões internacionais, participação em feiras, capacitações e visitas técnicas em indústrias, exposição de processos de produção de móveis em feiras com máquinas e produtos de seus associados, além da Mostra Affemaq para a exposição de produtos e realização de negócios. Sem poder realizar essas ações nos últimos anos, a partir deste ano a associação tem um recomeço. O novo presidente e empresário da fabricante de ferramentas Wirutex, Marcus Vinicius Basso, o mais jovem a ocupar a presidência da entidade, conta nesta entrevista a missão, objetivos e ações da instituição, com destaque para a Conexões Affemaq.

Móbile Fornecedores | O que representa ser o mais jovem empresário a ser presidente da Affemaq? Como alcançou esse posto?
Marcus Vinicius Basso | Primeiramente agradeço a confiança dos associados e digo que pessoalmente é muito honroso e de muito orgulho representar a Affemaq. Cheguei a este posto após 10 anos participando como representante ativo da Wirutex do Brasil nas assembleias e ações da entidade e após participar nos últimos quatro anos como membro ativo da diretoria da Affemaq em duas gestões.

Fornecedores | Dentro dos objetivo da entidade, como você liderará a Affemaq para sua gestão 2023-2024?
Basso | Levo a missão de estar presidente com muita serenidade, engajamento e responsabilidade para com as ações que a Affemaq quer desenvolver junto ao setor moveleiro do Brasil.

Fornecedores | De que forma você pretende conectar a Affemaq, com seus associados, ao mercado moveleiro durante sua gestão?
Basso | Cobrando muita participação nas ações que serão desenvolvidas ao longo dos dois anos desta nova gestão que se iniciou em janeiro de 2023, o associativismo é forte se tivermos membros ativos e engajados, desta forma estaremos aptos a levar informações relevantes ao nosso mercado alvo que é o moveleiro.

Fornecedores | Como é seu perfil de liderança? Como pretende gerir a entidade no biênio? Qual a importância do apoio dos outros diretores?
Basso | Gosto de estar focado nos assuntos pertinentes e direcionar as decisões para uma resolução ágil e prática, sempre sendo um bom ouvinte, democrático e aceitando todas as opiniões para uma decisão mais completa possível. Ter um time de diretores de alto nível ao meu lado tornam mais fáceis nossos objetivos serem alcançados, temos competências que se completam e esse conhecimento compartilhado enriquece a todas as decisões que são tomadas.

Fornecedores | A Affemaq vai completar 20 anos de cooperativismo entre fornecedores da indústria moveleira em sua gestão. O que significa isso para a associação?
Basso | Significa que este modelo deu certo, que essa ideia está prosperando e que colhemos bons frutos ao longo desta jornada de 20 anos, temos muito ainda a aprender e crescer como associação, mas nos orgulhamos muito dos resultados alcançados até hoje.

Produção de móveis cai em junho

Fornecedores | Quais os cenários avaliados pela Affemaq para o mercado moveleiro em 2023 e 2024? Quais ações a entidade planeja considerando isso?
Basso | Sempre que terminamos um ano e começamos outro, realizamos balanço daquilo que executamos, o que deu certo, no que podemos melhorar, os cenários que se concretizaram ou não, e o que vamos e queremos desempenhar neste anos que vem pela frente. Poderíamos até pensar que 2023 não será dos mais fáceis, vários mercados ainda estão retomando crescimento após a pandemia, uns com mais dificuldades, outros menos. O que acreditamos é que este ano está sendo de muitas oportunidades e vamos aproveitar isso, não ficaremos apegados a cenários pessimistas, faremos sempre o que for necessário e estiver ao nosso alcance para movimentar o mercado.

Fornecedores | Quais as oportunidades enxergadas pela Affemaq, junto a seus associados, para o setor moveleiro em 2023?
Basso | Em termos de ações concretas temos feiras sendo retomadas, novos modelos de eventos e conexões com o mercado, destaco aqui a Fimma Brasil em agosto de 2023, a Mostra Affemaq Ubá que será realizada em outubro deste ano, a ForMóbile em 2024, e as várias ações de conexão que a Affemaq tem realizado dentro de cada polo moveleiro no Brasil, com visitas semanais de empresários e uma noite de confraternização aonde podemos mostrar aos presentes como é formada a associação e de que forma ela pode ajudar com o polo moveleiro local. As “Conexões Affemaq” já realizadas ocorreram em Ubá (MG) em 14 de março; Mirassol (SP) em 30 de maio; e Arapongas (PR) em 27 de junho; as Conexões Affemaq programadas serão em São Bento do Sul (SC) em 11 de julho; Lagoa Vermelha (RS) em 25 de julho; e Pinhalzinho (SC) em 1° de agosto.

Affemaq

Affemaq

“O que acreditamos é que este ano está sendo de muitas oportunidades e vamos aproveitar isso, não ficaremos apegados a cenários pessimistas, faremos sempre o que for necessário e estiver ao nosso alcance para movimentar o mercado”, destaca Basso

Fornecedores | Quais as estratégias e ações da Affemaq no setor moveleiro? O que a entidade objetiva com elas?
Basso | Trabalharmos de forma associativa, com a colaboração entre empresas que têm interesses em comum somando forças comerciais, trocando experiências, ganhando visibilidade, redução de custo em ações de marketing, representatividade e defesa mútua de interesses junto a órgãos e entidades nacionais, vamos crescer cada vez mais enquanto setor.

Fornecedores | A Affemaq, como todo setor, sentiu a falta de realizar suas mostras, durantes dois anos, como foi retornar com o evento no ano passado?
Basso | Sim, sentimos muita falta, aceitamos e entendemos todo o contexto que nos levou a não realizar estas ações e a prioridade que era necessária para o momento. Quando retornamos ficamos muito felizes e satisfeitos, pois as Mostras Affemaq, assim como as feiras, são períodos que nos dedicamos a estar mais próximos e a mostrar aos nossos clientes as novidades, os desenvolvimentos e as oportunidades que o mercado pode oferecer através de máquinas, equipamentos, insumos e serviços.

Fornecedores | A Mostra Affemaq tem edições confirmadas ou em planejamento neste ano em quais locais e datas? Haverá, também, a presença em feiras?
Basso | Sim, temos a Mostra Affemaq Ubá que será realizada em 2023 nos dias 24 a 26 de outubro. Também estaremos presentes nas maiores feiras do setor em 2023 e 2024.

Fornecedores | O que as empresas fornecedoras associadas à Affemaq têm a oferecer ao mercado moveleiro dentro do união que a entidade oferece?
Basso | Com espírito empreendedor e o cooperativismo de 18 empresas associadas e especializadas em diferentes soluções para o segmento moveleiro, a Affemaq oferece aos clientes uma gama de oportunidades. Nossa missão é fomentar a cooperação associativa, de forma inovadora e autossustentável, sempre baseada nos princípios de comprometimento, ética e união. Cooperar para fortalecer é o negócio da associação, que visa ser referência nacional no fornecimento de produtos e serviços para a cadeia de madeira e móveis.

Leia a entrevista também na edição 329 da Móbile Fornecedores

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas