Entrevista com Vanderlei Buffon da Promob
Com fusões e incorporações, Promob faz parte de nova marca mundial de softwares com soluções que vão além do setor moveleiro
Publicado em 18 de outubro de 2023 | 15:00 |Por: Thiago Rodrigo
A Promob passou por profundas transformações nos últimos anos. A empresa de software para projetar, produzir, gerenciar móveis e processos das indústrias moveleiras e marcenarias vivencia um crescimento estratégico a partir de incorporações e fusões com outras marcas, ampliando o portfólio de soluções. Neste ano, incorporou a Focco Soluções de Gestão, quatro anos depois de se fundir com a norte-americana 2020. Com a união da 2020 com a europeia Compusoft, criou-se a Cyncly, marca lançada em setembro último, composta por 13 marcas com atuação mundial em mais de 100 países. Sobre isso, o início da Promob e o futuro do grupo, Vanderlei Buffon, general manager da Promob e Focco explica, esmiuçadamente, tudo a respeito.
Portal eMóbile | A Promob passou por profundas transformações nos últimos anos, mas vamos voltar ao início. Como foi fundada a empresa e como era o mercado de softwares na época?
Vanderlei Buffon | Fundamos a Promob, em 1994, como Procad na época. Tivemos uma visão precursora e certeira em um momento de grande crescimento e democratização no uso de tecnologias no setor moveleiro. Na época, havia no mercado moveleiro uma tecnologia de custo elevado e que exigia uma mão de obra bastante qualificada, não permitindo uma ampla utilização e até mesmo privando o desenvolvimento do setor moveleiro de maneira geral.
eMóbile | Conta como foi o crescimento da empresa ao longo dos anos, a mudança de nome de Procad para Promob até ter o tamanho que tem atualmente?
Buffon | Com o nome Procad, nos transformamos na principal empresa de software para projetos do setor. No início, o nome Promob era somente o produto para projetos 3D, porém a força de marca do produto acabou sendo maior que o nome da marca da empresa. Além disso, diante das demandas do mercado, já não desenvolvíamos somente software de projetos e sim, começamos a atender o setor com soluções para produção e gestão, sendo necessário também a adequação do nome, foi onde ocorreu essa mudança para Promob Software Solutions, em 2011. A partir deste ano, tivemos um crescimento estratégico importante através de incorporações de empresas com expertises específicas que ajudaram a ampliar o portfólio, como foi o caso da Focco Soluções de Gestão, e em 2018 realizamos fusão com a 2020, na época um grupo norte-americano líder de mercado, e passamos por importantes trocas de conhecimento entre equipes globais. Mais recentemente, ano passado, o grupo se uniu a Compusoft, líder em tecnologia para projetos na Europa. Essa união permitiu a criação da companhia Cyncly, a qual foi lançada em setembro de 2022. A marca líder na América Latina para o setor moveleiro é a Promob, com representatividade importante na companhia, com mais de 30% da força de trabalho no território latino.
eMóbile | Como a junção com a multinacional 2020 colaborou para as soluções da empresa no Brasil?
Buffon | A incorporação com um grupo multinacional, nos possibilitou combinarmos os talentos e tivemos a certeza de que o acréscimo de criatividade e conhecimento em nossas equipes está trazendo benefícios ainda maiores a nossos clientes. Com o nosso portfólio de produtos e tecnologia, impulsionamos a nossa estratégia conjunta para fornecer soluções inovadoras com as quais os fabricantes, marceneiros, lojistas, designers e arquitetos agregam aos seus negócios agilidade, flexibilidade, otimização e resultados com a qualidade tecnológica do que existe de melhor no mundo em termos de software para o segmento moveleiro.
eMóbile | Como a fusão com a Cyncly incrementou a gama de sistemas da companhia para o mercado moveleiro?
Buffon | Fazemos parte da maior empresa desenvolvedora de soluções para o mercado moveleiro do mundo e isso é extremamente valioso para o setor, quando pensamos no ângulo que está mais próximo e possível viabilizarmos para o nosso mercado latino o que há de melhor e mais moderno em tecnologias e, a partir disso, fomentar a transformação e crescimento do setor moveleiro de maneira sustentável.
eMóbile | Qual era o tamanho da Promob antes da junção com a Cyncly em solo brasileiro? Qual o tamanho após a junção? E após a fusão com a Focco?
Buffon | Antes mesmo das fusões, a Promob já era líder de mercado na América Latina no desenvolvimento de software de projetos para a indústria moveleira. As incorporações trouxeram crescimento em pilares de soluções específicas como foi o caso da Focco, que impulsionou o pilar de soluções para gestão de lojas e ERP. Atualmente, somamos mais de 700 profissionais no Brasil e distribuidores que atendem os demais países da América Latina. Olhando como companhia Cyncly, são atendidos mais 70 mil clientes em mais de 100 países.
– 31º Congresso Movergs tem dada marcada
eMóbile | Qual a relevância de ter o background de uma empresa internacional como a Cyncly?
Buffon | Reflete na busca do crescimento contínuo, na ampliação de oportunidades para desenvolvimento das carreiras de nossos colaboradores, no impulsionamento tecnológico das soluções, sem contar com o conhecimento multicultural da equipe a redor do mundo.
eMóbile | Com essas transformações, como está a divisão de marcas e atuação dessas marcas no setor moveleiro brasileiro?
Buffon | Somos uma única empresa, com produtos reconhecidos, que somam nossas expertises para realizar a melhor entrega ao setor moveleiro.
eMóbile | Com a junção e fusão, a Promob passou a oferecer 100% dos sistemas necessários para gerenciar, projetar, produzir, vender, entre outros?
Buffon | Sim, nós atendemos o setor moveleiro de ponta a ponta. Temos soluções para projetar, produzir e gerenciar. Somos uma empresa que supre todas as necessidades que o setor demanda no que diz respeito a tecnologia em software.
eMóbile | Os softwares Promob, Focco – Cyncly, estão em todos os estados brasileiros? No exterior, em quais países os softwares da/das marcas está presente?
Buffon | As soluções Promob estão presentes em todos os estados brasileiros e em mais 37 países. A tecnologia Focco tem atuação no território brasileiro e o software de gestão FoccoERP atende, além do mercado moveleiro, outros segmentos como metalmecânico, bebidas, moinhos e distribuidoras. Quando vamos para o âmbito de olhar as soluções em software da companhia Cyncly, estamos presentes em mais de 100 países.
eMóbile | Como alcançou essa internacionalização? Quais são os objetivos da Promob no setor moveleiro latino-americano a partir da matriz no Brasil?
Buffon | Diante das respostas que entregamos às necessidades colocadas pelo mercado, isso possibilitou nosso crescimento interno. A internacionalização veio pela racionalização, onde os líderes das suas regiões de atuação optaram por ser uma única empresa. O bom de ser internacionalizado e líder no segmento, é que se tem acesso a boa parte das tecnologias que estão sendo desenvolvidas globalmente. Temos uma visão muito clara de como se comporta o mercado brasileiro e outros mercados, conseguimos prever algumas tendências a partir disso. A matriz no Brasil, além de ser a fomentadora no mercado sul-americano, participa ativamente no desenvolvimento de produtos e serviços globais.
eMóbile | Qual a estratégia da Promob no mercado moveleiro brasileiro atualmente passadas as fusões? Qual o seu papel para isso acontecer?
Buffon | Somos criteriosos com a tecnologia que desenvolvemos e sabemos onde podemos melhorar, buscamos otimizar cada vez mais a integração das nossas ferramentas. O mercado muda e acompanhamos estes movimentos. Sentimos também, que temos um protagonismo forte na empresa global como um todo. Considero que nenhum negócio prospera sem as pessoas, temos muito sucesso neste quesito na nossa trajetória, além disso, tem um lema que diz: “Gente boa atrai gente boa”. Como grupo, temos novas empresas que estão sendo incorporadas. Recentemente tivemos três aquisições, cada umas dessas empresas, olhando para o futuro, vejo como oportunidades de criarmos sinergias e expandirmos nosso mercado.
eMóbile | A Promob tem, não é de hoje, um alto status em softwares para o setor moveleiro, como é manter o nível alcançado e sua importância para o setor moveleiro?
Buffon | Com trabalho contínuo, mantendo alinhamento com as necessidades dos nossos clientes, buscando a inovação, propondo novos desafios e maneiras de melhorar.
eMóbile | Por fim, qual o tamanho da Promob, nacionalmente e internacionalmente, em número de clientes, de funcionários, de escritórios, de distribuidores?
Buffon | O grupo Cyncly combinado criou uma potência global de software com mais de 2,3 mil colaboradores e 70 mil clientes em mais de 100 países. As operações estão presentes na América do Norte, Europa, América do Sul, Ásia-Pacífico e África. As marcas Promob e Focco, fazem parte da Cyncly, e em nosso mercado, somam mais de 33 mil clientes, mais de 700 colaboradores com liderança em toda América Latina. Temos como propósito fazer lugares incríveis com a visão em um mundo onde produtos e espaços são feitos de forma mais sustentável e eficiente para ajudar que as pessoas do nosso planeta tenham vidas incríveis.
Reportagem publicada originalmente na Móbile Fornecedores 322