Entrevista: Gisele Dalla Costa, presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves
Giselle Dalla Costa é a nova presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves e conta sua história, liderança e objetivos com o sindicato
Publicado em 18 de janeiro de 2023 | 11:34 |Por: Thiago Rodrigo
Desde janeiro de 2023, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) é presidido por uma mulher. Gisele Dalla Costa, da Motiva Móveis, possui mais de 20 anos de experiência na indústria moveleira. No sindicalismo, integrou o Sindmóveis Bento Gonçalves no biênio 2005/2006, sendo vice-diretora de Relações com o Mercado. Agora, a executiva formada em Administração de Empresas ocupa a presidência da entidade, substituindo Vinicius Benini.
“Assumir a liderança de uma entidade tão importante e respeitada é, ao mesmo tempo, uma honra e um desafio, mas tenho total confiança nos diretores, conselheiros e na equipe técnica para a realização de um belo trabalho. Vamos dar ainda mais força ao Sindmóveis e seus produtos”, comentou na época da cerimônia de posse. Entre os desafios de Gisele no comando do Sindmóveis estão a Movelsul Brasil, que em 2023 ocorre novamente com a Fimma Brasil, realizada pela Movergs, e a 25ª edição do Prêmio Salão Design.
Portal eMóbile | Qual é sua experiência na Motiva Móveis e como foi atuar na empresa durante 20 anos?
Gisele Dalla Costa | Como se trata de uma empresa familiar, desde criança acompanhei como se dava o funcionamento da Motiva. O dia a dia da fábrica acabou fazendo parte da minha infância, principalmente por causa do meu pai, Sérgio Dalla Costa. No Ensino Médio, quando precisei escolher qual carreira seguir, optei por Administração de Empresas, justamente pensando em atuar no negócio da família. Já no término do Ensino Médio e início da faculdade, comecei a trabalhar no atendimento da Motiva Móveis. Foi uma experiência bem importante para conhecer melhor a equipe interna e externa.
– Programas de exportações de matérias-primas e móveis
Aos poucos, no decorrer dos anos, fui aprendendo um pouquinho de cada atividade interna em praticamente todos os setores. Gostei muito de atuar no setor de Suprimentos, onde fui aprimorando questões como sistemas, processos, compra de materiais, entre outros. Hoje, continuo atuando nesse setor e na Engenharia, com foco em processos, que é a área com a qual mais me identifico e de que gosto. Ter aprendido um pouco sobre cada setor da empresa durante esses 20 anos me possibilitou entender melhor os processos, tendo uma percepção do todo.
Fornecedores | Como resume seu perfil de liderança e gestão? Como isso ajudará na presidência do sindicato?
Gisele | No meu dia a dia, gosto de trabalhar numa dinâmica em que não se trata de estarmos certos ou errados, mas sim de termos posicionamento. Significa que precisamos ouvir muito e dar opinião. Levando essa característica do meu perfil de liderança para o Sindmóveis, entendo que nós, da diretoria, estamos representando a entidade e todos envolvidos com ela. Por isso, para a gente poder pensar em qualquer decisão importante, é preciso ouvir o que as pessoas têm a dizer e ponderar sobre os prós e contras, até chegar a um consenso. Essa troca é muito importante para conhecer diferentes pontos de vista e chegar a decisões mais assertivas – sempre considerando nosso papel enquanto entidade. Claro que esse trabalho em equipe, posicionamento claro do que se pensa e respeito às divergências são saudáveis também nas questões menores do dia a dia.
eMóbile | De que forma começou se interesse no sindicalismo? E em liderar nesta área?
Gisele | Com certeza tive influência do meu pai, porque ele já participou de diversas entidades, inclusive Sindmóveis e Movergs, que tão bem representam o setor moveleiro. No decorrer dos anos, fui percebendo o quanto esse trabalho beneficia todos os envolvidos. Mesmo sendo em prol dos associados, integrar a diretoria de uma entidade traz crescimento pessoal e profissional a cada um de nós. Quando participei da gestão do Sindmóveis no biênio 2005/2006, como vice-diretora de Relações com o Mercado, tive uma prévia de como essa experiência é engrandecedora. Sei o quanto a equipe técnica, os diretores e os conselheiros se empenham para conseguir bons resultados. Fiquei muito honrada quando recebi o convite para a presidência no biênio 2023/2024 e, com certeza, vou me doar para dar continuidade ao excelente trabalho que já foi feito nas gestões anteriores. Tenho total confiança em todos os que estão com a gente nessa caminhada.
eMóbile | Em sua visão, qual a importância da união sindical das empresas? Como enxerga esse tópico no Sindmóveis hoje?
Gisele | Durante minha vida profissional, tanto no que se refere à experiência na Motiva quanto na influência do meu pai como empresário do setor moveleiro, entendi que a união ajuda as empresas a se fortalecerem, crescendo de modo mais consistente e saudável. O Sindmóveis trabalha essa filosofia muito bem, acompanhando de perto as demandas dos seus associados e tudo o que é relevante para o setor moveleiro de modo geral – seja com estudos de mercado, seja com parcerias, projetos e demais iniciativas em prol da qualificação, da inovação, do design, da geração de negócios, entre outros assuntos de interesse para os empresários.
eMóbile | Quais os desafios do Sindmóveis Bento Gonçalves durante seu período como presidente?
Gisele | A diretoria vai trabalhar de forma conjunta para dar continuidade aos projetos que já vêm sendo desenvolvidos, mas sempre com olhar atento às oportunidades que possam ser vantajosas aos associados e ao setor moveleiro. Entre os desafios estão a realização da próxima Movelsul, que em 2023 ocorre novamente com a Fimma Brasil, realizada pela Movergs, de 28 a 31 de agosto de 2023, a 25ª edição do Prêmio Salão Design e a manutenção do projeto Orchestra Brasil, que desenvolvemos com o apoio da ApexBrasil.
eMóbile | Quais são as metas e objetivos da entidade para além da promoção de feiras e eventos? Como o Sindmóveis almeja colaborar para o desenvolvimento das empresas de móveis da região durante sua presidência?
Gisele | Queremos estar cada vez mais próximos das indústrias, entendendo demandas, propondo ações, representando seus interesses. Exportações, design e inovação estão entre os pilares que o Sindmóveis considera estratégicos para as indústrias de móveis. Então, acredito que vamos colocar esses assuntos cada vez mais em pauta. Além de feiras, vamos dar atenção a possíveis parcerias público-privadas que possam ser vantajosas para as empresas do polo moveleiro de Bento Gonçalves.