Entrevista Killing 60 anos na Móbile Fornecedores 318

Exemplo de gestão sustentável, Killing completa 60 anos com diversificação de mercado e atuação com foco na sustentabilidade

Publicado em 2 de setembro de 2022 | 10:19 |Por: Thiago Rodrigo

Neste ano, a Killing comemora 60 anos desde sua fundação, em 1962 por Leopoldo Celestino Killing. Ele era pintor antes de fundar a Tintas Killing, em Novo Hamburgo (RS). A empresa nasceu fornecendo tintas, cresceu ampliando para a fabricação de adesivos e hoje está consolidada com um portfólio de aproximadamente 2,5 mil itens, entre tintas, adesivos, solventes, aditivos e produtos para acabamentos de couro, com uma produção mensal de 3 milhões de litros e uma equipe de quase 500 colaboradores

A empresa teve um período desafiador, assim como foi para todas as empresas do mundo, durante a pandemia. Na Killing, porém, a diversificação de produtos, atendendo diversos setores, foi o que “salvou” durante a crise.

“Fizemos ajustes estratégicos, ampliamos nossa comunicação interna, aperfeiçoamos nossa comunicação digital criando uma ferramenta de geolocalização em nosso site – em que o cliente insere o produto desejado e, por meio da localização identificada, recebe as informações sobre os PDVs mais próximos com disponibilidade daquele produto -, suprimos nosso estoque e garantimos a qualidade e a entrega aos clientes, atingindo faturamentos recordes nos últimos dois anos na casa dos dois dígitos (2020 e 2021)”, conta Medaglia.

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A empresa investe em pesquisas e desenvolvimento em seu laboratório, um dos mais modernos da América Latina, que sempre busca as melhores soluções de situações abordadas pelos clientes. “Essa é outra questão muito positiva e que nos dá bons frutos, pois ouvimos a necessidade dos nossos consumidores”, afirma.

A expansão internacional se deu com o olhar atento à demanda pelos produtos em outras regiões do Brasil e exterior. Desse modo, ampliou-se a estrutura fabril, adquirindo filiais em Simões Filho (BA/2006), Buenos Aires (Argentina/2012) e Querétaro (México/2018), e um escritório em León (México/2015).

ESG Killing

Contando com processo de Governança Corporativa, a empresa sempre pensou na sustentabilidade, desde sempre tendo o próprio Leopoldo plantando árvores nativas no parque fabril. “Ele também tinha uma responsabilidade social muito forte. Ele tinha uma curiosa teoria de que o chefe de família, tanto faz se é homem ou mulher, precisa estar bem alimentado”, conta o gerente.

Atualmente, um dos focos está na fabricação de adesivos base água. No Brasil, já existem empresas que operam 100% base água e, com a marca Kisafix, a empresa está auxiliando os clientes a fazerem a transição para base água, embora ainda existam muitas indústrias ainda fazendo a transição do solvente para o hotmelt.

Em 2019, a empresa passou a usar totalmente energia elétrica de origem renovável e o parque fabril foi adequado para a minimização da evaporação e recuperação de solventes. Em 2020, estabeleceu um Comitê de Sustentabilidade, composto por um time multidisciplinar, com a participação direta da presidência. Ele tem o objetivo de identificar e gerenciar as ações ligadas à sustentabilidade e ao ESG na organização da empresa.

Killing

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Guilherme Medaglia, gerente de marketing da Killing

“Estamos focados em ampliar o nosso portfólio de soluções que colaborem com um conceito amplo de sustentabilidade (econômica, social e ambiental), criando produtos de menor impacto ambiental com minimização de compostos voláteis e uso de materiais de fonte renovável/reciclada, assim como o aumento da produtividade, simplificação de processos, redução de resíduos e do consumo de energia”, destaca o gerente.

Como resultado, a empresa obteve este ano o Selo Origem Sustentável, do Programa Origem Sustentável, único programa de sustentabilidade e ESG do mundo que certifica empresas de toda a cadeia calçadista. “Somos a única indústria de tintas e adesivos no Brasil a possuir essa certificação”, frisa.

Foi conquistado o nível ouro, o que significa que 60% dos processos econômicos, sociais, ambientais, culturais e de gestão estão adequados às melhores práticas internacionais de sustentabilidade, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ao Global Reporting Initiative.

“Esse processo de certificação nos forneceu muitos insights de como a Killing pode evoluir ainda mais em termos de sustentabilidade, além do cumprimento das próprias metas de seus indicadores. Os próximos passos são a avaliação da viabilidade, planejamento, execução e monitoramento dos resultados. A Política de Sustentabilidade está evoluindo de forma a alinhar a empresa a padrões e práticas ESG”, define Medaglia.

Leia entrevista na seção Persona da Móbile Fornecedores 318, no qual o gerente de marketing, Guilherme Medaglia, conta tudo sobre a história, a evolução e a atuação da Killing.

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