Entrevista: Renato Nunes conta evolução do Grupo Arpiaspersul

Diretor comercial da empresa, Renato Valcarengh Nunes, almeja liderança no mercado de pintura de móveis

Publicado em 6 de janeiro de 2021 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

O Grupo ArpiAspersul é formado pelas empresas: Arpi (soluções em processos de pintura para a indústria moveleira); Aspersul (soluções em processos de pintura para as indústrias metal-mecânicas e outros segmentos industriais); Orange (soluções para a repintura automotiva); Arply (filtros e suprimentos para os segmentos moveleiro e industriais) e a mais recente Doxa Technologies (tecnologia ultravioleta).

O diretor comercial e sócio, Renato Valcarengh Nunes, conta que a empresa se posiciona no setor moveleiro principalmente com a marca Arpi. Abaixo, ele conta sobre as novidades da empresa e a entrevista completa você confere na Móbile Fornecedores 301.

Divulgação Arpiaspersul

Grupo Arpiaspersul

Renato Nunes, sócio da Arpiaspersul

Portal eMóbile | Qual o tamanho total do parque fabril, número de funcionários e quantidade de produtos ofertados?
Renato Nunes | O parque fabril possui 5 mil m² e o Grupo ArpiAspersul possui hoje 40 profissionais, além de equipe externa de montagem e representantes. Temos em nosso mix de produtos como Arpi mais de 100 itens.

eMóbile | Quanto tempo a empresa ficou parada? O que mudou no retorno à produção?
Nunes | Com início em 20 de março, a empresa ficou 15 dias em lock down. Havíamos muitos pedidos para dar sequência e entrega, então nos dedicamos mesmo que remotamente e equipe reduzida para cumprir com os prazos estabelecidos. Após, como citado, por meio de uma pesquisa, implementamos fortemente uma cultura de home office.

Setores como comercial, engenharia, compras, financeiro e marketing atuaram em sua maioria em trabalho remoto para que pudéssemos cumprir às normas de percentual de atuação e mantendo o setor de produção em pleno funcionamento.

Leia entrevista completa com Renato Nunes da Arpiaspersul

Aos poucos, os que voltaram para a empresa, receberam atenção e orientações com medidas de segurança básicas, como uso de máscara, álcool gel, prática de distanciamentos e restrições de visitas e acessos de terceiros. Também esterilizamos periodicamente os ambientes com a tecnologia UVC citada do Fast Cleaner System da Doxa. Acreditamos que esses cuidados se tornaram novos hábitos e que ainda vão nos acompanhar por um bom tempo.

Antes, o Fast Curing System (nome da linha da tecnologia UV LED da Doxa Technologies) era somente utilizado no mercado da reparação automotiva. Desenvolvemos o mercado de cura na repintura de veículos com a nossa empresa do segmento, a Orange, e depois a Arpi iniciou o caminho desse desenvolvimento na indústria moveleira.

eMóbile | Qual avaliação da empresa a respeito do mercado de pintura de móveis? Você considera que as empresas estão se modernizando/atualizando seus equipamentos?
Nunes | Uma qualidade que desenvolvemos ao longo desse tempo de trajetória é a escuta. Sentimos que o mercado moveleiro está cada vez mais competitivo. Esse comportamento faz com que quesitos como qualidade; economia de materiais; agilidade de processos sejam fatores preponderantes para as tomadas de decisões em qualquer empresa. Aliando a escuta com a interpretação e experiência, conseguimos desenvolver tecnologias que vão de encontro às preocupações e necessidades do mercado.

Divulgação Arpiaspersul

Grupo Arpiaspersul

Pintura

Hoje sentimos diversos gestores muito preocupados em obter uma ideal e ampla gestão de seus processos de pintura. O que envolve equipe, produtos, mensurações para embasar decisões. Por isso, hoje existem soluções em nosso mix que vão além de cabines e equipamentos para pintura. Somos preocupados com a segurança e bem-estar do trabalhador; em ajudar a diagnosticar melhorias e evoluções nos processos de pintura; em desenvolver tecnologias que sejam mais ágeis, com menos desperdícios e menos agressivas ao meio ambiente; em implementar mecanismos que ofereçam dados para tomar decisões com base na realidade produtiva e de performance da empresa; entre outras soluções.

eMóbile | Qual o trabalho de conscientização ambiental realizado pela empresa para os processos de pintura pelos fabricantes de móveis realizado com seus produtos? Quão importante é o meio ambiente para a empresa? Quais ações foram realizadas nesse sentido?
Nunes | Por si só, as cabines de pintura, nossos produtos mais conhecidos, são emblemáticas no quesito ambiental. Portanto, a preocupação ambiental já nasceu conosco. É um trabalho que é complementado pela continuidade por parte de cada empresa para que façam uso das cabines em sua plenitude de funcionamento. As tintas e vernizes possuem metais pesados que agridem severamente o solo, ar e água. As cabines oferecem benefícios não só na qualidade da pintura, como também à saúde do profissional da pintura e, sem dúvidas, ao meio ambiente.

Divulgação Arpiaspersul

Grupo Arpiaspersul

Alta Produtividade filtros

Buscamos oferecer essa conscientização em uma série de ações, desde a mais básica de trabalhar com indicadores para a troca correta de filtros e como fazer a manutenção da água das cabines de pintura até o desenvolvimento de estações de tratamento de água para facilitar o processo de limpeza. Quanto aos filtros de cabines, também oferecemos opções com materiais diferenciados que proporcionam maior vida útil e menor periodicidade de manutenção e descarte.

Quanto aos produtos, podemos citar principalmente outros três que demonstram esse olhar para a preocupação ambiental. Um deles é a própria tecnologia UV LED do Fast Curing System da Doxa, pois ela surge como uma alternativa aos outros equipamentos de secagem por não emitir mercúrio ou ozônio. Outro produto é a Cabine Via Seca Modelo G, com possibilidade de upgrade posterior para via úmida.

Dessa forma economiza matéria-prima por utilizar a mesma estrutura da cabine seca para evoluir junto com a necessidade da marcenaria. Outra cabine em caráter de lançamento é a Cabine Via Seca de Alta Produtividade. Indicada para processos com grande volume de pintura, que não desejam utilizar cabines via úmida e por apresentar um sistema diferente de filtragem a durabilidade das trocas é muito superior a modelos tradicionais.


Notícias do Mercado Moveleiro

Conheça nossas publicações:

eMobile

Atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas profissionais, o Portal eMóbile agrega as notícias mais atuais e relevantes para os profissionais do setor moveleiro, sejam eles industriais, varejistas, marceneiros ou designers e arquitetos.


  • CONTATO
  • contato@revistamobile.com.br
  • Avenida Sete de Setembro
  • 6810, 2º andar - Cj 18
  • Seminário | 80240-001
  • Curitiba | Paraná
  • (41) 3340 4646