ESG na indústria moveleira: Farben

Edmilson Zanatta, CEO da Farben, conta como a indústria de tintas atua conforme os pilares de ESG na indústria moveleira

Publicado em 23 de dezembro de 2022 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo

Entre 19 e 30 de dezembro, apresentamos entrevistas especiais sobre a aplicação do conceito de ESG na indústria moveleira. Serão seis fornecedores, Biesse, Dexco, Farben, Henkel, Killing e Sayerlack, que contam como incorporaram os conceitos de ESG, a colaboração que gerou para a empresa, sociedade, meio ambiente e clientes, entre outros.

Portal eMóbile | Quando a empresa incorporou o ESG em seu negócio e como foi essa introdução, simples, difícil, com muitos investimentos, transformações?
Edmilson Zanatta | A Farben, tem introduzido os conceitos da ESG desde início da sua operação em 1993, sempre com olhar e ações para cuidado com meio ambiente, social e introduzindo na condução do negócio as boas práticas de governança. Em 2021 com a maior divulgação da sigla ESG em eventos, palestras e entidades de classes incorporamos no nosso Planejamento Estratégico na linha de visão até 2025, ações especificas que contemple objetivos da ODS e ESG. Desde 2021 somos signatários do Movimento ODS de Santa Catarina, conseguindo o selo ODS 2022.

eMóbile | Como colaborou para a empresa gerar menos danos ao meio ambiente, mais fruto à sociedade e ter uma governança exemplar junto aos clientes?
Zanatta | Temos um setor de reciclagem desde início das operações da empresa, onde todo resíduo gerado é feito seu destino adequado, sendo 100% reutilizado e não indo para aterros.

Nossas embalagens metálicas são descartadas adequadamente (vai para reprocessamento) e temos logística reversa com trabalho junto as cooperativas (Eu Reciclo). Recebido Selo de melhores práticas de sustentabilidade ambiental pela Associação Comercial e Industrial de Criciúma – ACIC em 2021. Nossos solventes utilizados no processo produtivo são recuperados através de uma empresa terceirizada.

Implantamos em 2021 uma máquina automática de lavação de tachos em circuito fechado, reduzindo VOC’s internos aumentando a qualidade do ar e a insalubridade no ambiente de trabalho.

As borras de tinta sem condições de serem reaproveitadas são encaminhadas para blendagem e cooprocessamento de resíduos, dando um destino mais nobre aos resíduos, explorando todo o seu potencial energético. Resíduos recicláveis como papel, papelão e plásticos são destinados a empresas de catadores de materiais recicláveis da região.

Farben

Farben

Edmilson Zanatta

Temos um coral formado por colaboradores desde 1997, com apresentações anuais nos hospitais da região e asilos, levando através da música a alegria e conforto. Realizamos campanhas internas para arrecadação de alimentos não perecíveis, material de limpeza, fraldas geriátricas, tampas plásticas, agasalhos, etc. Presente Farben para os recém-nascidos de todos os colaboradores. Temos benefícios aos colaboradores como assistência médica e auxílio cartao alimentação. Temos matriz de carreira para todos os gêneros, programa de formação de jovem aprendiz e estagiários.

Desde início das atividades da empresa buscamos aprimorar nossa governança, através da implantação de ferramentas e consultorias que nos auxiliassem como em 2003 iniciamos parceria com a Fundação Dom Cabral, umas das melhores escolas de negócios do mundo, com adoção do planejamento estratégico, monitorias internas em várias áreas como de processo e finanças, cursos para dirigentes e acionistas.

Somos certificados com a ISO 9001/2015 desde 2003. Em 2008 foi fundado nosso conselho consultivo ,de acionistas e da família. Temos desde 2020 nosso Código de Conduta aos colaboradores, facilitando que nossas regras e políticas sejam cumpridas internamente.

eMóbile | Quais novas práticas foram realizadas pela empresa podem servir de exemplos em cada um dos três pilares?
Zanatta | Meio ambiente: Compra de energia renovável no mercado livre. Estudo para medir nosso efeito estufa – GEE. Buscar aumentar nossas fontes de energias renováveis como projeto energia fotovoltaica. Troca de todas nossas lâmpadas da empresa para led. Temos ETA para tratamento de água e reaproveitamento da água da chuva, para uso nos banheiros da empresa e resfriamento de equipamentos.

Social: parceria com universidades da região com curso profissionalizante de pintura para pessoas com vulnerabilidade social, nome do projeto Reconstruindo a cidadania. Parceria com instituição de ensino a Satc de Criciúma/SC no projeto Cobusiness, que agrega uma série de ações que estimulam a inovação, o empreendedorismo e a educação. É um espaço, pensado para desenvolver soluções inovadoras para os negócios. Bolsa de estudos de até 50% para incentivar a capacitação dos nossos colaboradores.

Parceria com Instituição de ensino da região (UNISATC) com objetivo de contratar jovens com formação técnica e que tenham interesse de fazer um curso de graduação com bolsa integral. Patrocínio de escolas de vôlei para crianças e adolescentes nas comunidades de Criciúma e região e vôlei profissional Sub-20 da região. Incentivo fiscal através do FIA- Fundo da Infância e Adolescência, Fundo do Esporte, Lei Rouanet e Fundo do Idoso.

Governança: implantação programa de Compliance (código de conduta colaboradores, canal de Ética Farben monitorado pela KPMG, empresa de auditoria externa.

eMóbile | Quais impactos positivos do negócio foram potencializados a partir do ESG? Quais impactos negativos foram minimizados?
Zanatta | Estudo para criação de um Instituto mantido pela empresa. Fortalecer a Governança da empresa com criação de um comitê interno de integridade para acompanhar Canal Linha Ética da empresa que está sendo implantado.
Implantação da Avaliação de Impacto B (BIA) do Brasil, ferramenta que permite analisar e acompanhar a evolução da performance da empresa de acordo com padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado, mede impactos socioambientais. A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

Competitividade de mercado, prospecção de novos clientes que buscam empresas engajadas com questões socioambientais. Preparação da empresa para ser de classe mundial. Desenvolvimento de novos produtos que utilizam matérias-primas sustentáveis. Reutilização dos paletes de madeiras utilizados internamento, evitando a extração novas MP’s. Doação de álcool 70% durante a pandemia para várias entidades da região e colaboradores.

eMóbile | Quais sugestões que a empresa dá para indústrias de móveis e fornecedores do setor antes de implementarem as práticas ESG?
Zanatta | Orientação para análise do destino dos seus resíduos gerados na industrialização de seus produtos, forma de uso da água na empresa, logística reversa. Pesquisa de clima junto aos colaboradores para medir nível de satisfação. Rever todos os processos internos para implantar programa de boas práticas de governança.

🔗 Acompanhe as notícias sobre a indústria moveleira! Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades!

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas