ESG na indústria moveleira: Henkel
Michelle Tenchella, responsável pelo Departamento Técnico da Henkel na América do Sul, diz como funciona o ESG na empresa
Publicado em 26 de dezembro de 2022 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo
Entre 19 e 30 de dezembro, apresentamos entrevistas especiais sobre a aplicação do conceito de ESG na indústria moveleira. Serão seis fornecedores, Biesse, Dexco, Farben, Henkel, Killing e Sayerlack, que contam como incorporaram os conceitos de ESG, a colaboração que gerou para a empresa, sociedade, meio ambiente e clientes, entre outros.
Portal eMóbile | Quando a empresa incorporou o ESG em seu negócio e como foi essa introdução, simples, difícil, com muitos investimentos, transformações?
Michelle Tenchella | Há mais de três décadas a Henkel dá atenção para a questão da sustentabilidade, por exemplo, um dos pilares da ESG. Com o passar dos anos, a empresa trata o tema como fundamental e conta com um direcionamento global para que o tema seja tratado com prioridade.
O Brasil segue os preceitos estabelecidos ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção até as parcerias com clientes. Além disso, a Henkel é comprometida em apoiar entidades filantrópicas locais com engajamento dos seus colaboradores.
Os produtos e tecnologias, em todas as áreas de negócio, são continuamente desafiados e desenvolvidos para apoiar ainda mais o desenvolvimento sustentável e reduzir o impacto ambiental. Foram implementadas diversas iniciativas, como o Fator 3, para reduzir o consumo de energia e água em 3% a cada ano nas fábricas de Jundiaí e Itapevi. Além disso, aumentamos as oportunidades de reciclagem nas duas fábricas. São iniciativas que, juntas, têm um impacto importante para a região.
eMóbile | Como colaborou para a empresa gerar menos danos ao meio ambiente, mais fruto à sociedade e ter uma governança exemplar junto aos clientes?
Tenchella | Os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos às práticas de cada empresa. Uma decisão de compra ou acordo com um parceiro passa a ter como valor o histórico se a companhia é ou não sustentável e a maneira como exerce a sua governança. Essas decisões passaram a ser fundamentais neste processo e a Henkel tem um histórico positivo com ações de sustentabilidade, cada vez mais reforçadas a partir do momento em que revisadas e atualizadas a todo instante.
Em 2010, a Henkel estipulou uma meta de reduzir sua pegada de carbono na produção em 65% até 2025. Até o final de 2021, a Henkel já havia reduzido pela metade sua pegada de CO2 em produção. Para isso, a empresa também se concentra em melhorar sua eficiência energética e fornecer 100% de sua eletricidade exclusivamente de fontes renováveis até 2030. Até o final de 2021, a Henkel transitou totalmente a produção em 21 países, incluindo na Colômbia e na França, para eletricidade 100% renovável. Hoje, a Henkel já está com 68% de uso de eletricidade renovável.
Ainda em 2021, a Henkel aumentou ainda mais sua estratégia de sustentabilidade no negócio, reduziu as emissões de CO2 em suas operações (em especial a conversão para eletricidade verde) e avançou mais no fornecimento sustentável de matérias-primas, bem como em finanças sustentáveis, entre outros.
A empresa também está ativamente comprometida em construir uma verdadeira economia circular, trabalhando com vários parceiros ao longo de toda a cadeia de valor e cooperando em iniciativas internacionais como o Plastic Bank e a New Plastics Economy pela Fundação Ellen MacArthur.
A ambiciosa estratégia de embalagem da empresa visa reduzir e reciclar materiais de embalagem e impedi-los de entrar no ambiente. Uma de suas metas de destaque até 2025 é que 100% das embalagens da Henkel sejam recicláveis ou reutilizáveis. No final de 2021, a participação já estava em torno de 86%.
Vale ainda destacar que a Henkel também está trabalhando de forma constante para aumentar a proporção de material reciclado em suas embalagens para mais de 30% para todas as embalagens plásticas para seus produtos de bens de consumo em todo o mundo até 2025. No final de 2021, a empresa aumentou essa participação para aproximadamente 18%.
Além disso, a empresa também fez um bom progresso em sua jornada para obter 100% de seu óleo de palma de forma responsável. Em 2021, a empresa conseguiu 93% de suas exigências totais e os derivados como matérias-primas certificadas de acordo com o modelo de equilíbrio de massa RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil).
A companhia credita tal sucesso à sua colaboração de longa data com a organização de desenvolvimento Solidaridad, que apoia pequenos agricultores de óleo de palma na América do Sul, África e Ásia. Até hoje, os parceiros foram capazes de impactar positivamente cerca de 36.000 agricultores familiares em todo o mundo.
Quando o assunto é governança, O Mundo de Pesquisadores é uma iniciativa educacional internacional criada pela Henkel em 2011 que visa incentivar as crianças a explorar o mundo da ciência e fazer a pesquisa divertida. Hoje, a iniciativa está presente em 11 países: Alemanha, Itália, Polônia, Turquia, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Argentina, Chile, Brasil e México. Durante esse período, mais de 34.000 crianças participaram de cursos.
O Mundo de Pesquisadores está no Brasil desde 2019. A Henkel estabeleceu uma aliança do setor público e privado com a cidade de Itapevi, onde está localizada uma das fábricas da empresa no país, para realizar aulas práticas de ciências como parte da iniciativa.
Foram realizadas 126 turmas para atender alunos do 4º ano das 40 escolas do ensino fundamental de Itapevi. No total, foram atendidas 3.058 crianças, mais de 86% do total de crianças matriculadas. A Henkel se orgulha de avançar em tais processos e mostra que a companhia está no caminho certo para fazer um mundo melhor.
eMóbile | Quais novas práticas foram realizadas pela empresa podem servir de exemplos em cada um dos três pilares?
Tenchella | Trabalhar em conjunto com os clientes é fundamental para manter as iniciativas rodando em um círculo virtuoso. As constantes mudanças fazem com que as metas sejam revistas. Recentemente, a empresa traçou um plano para abordar questões, como por exemplo o Quadro de Metas 2030+, baseado em três pilares:
Planeta Regenerativo: ação que possibilita um futuro de carbono circular e líquido zero transformando os negócios, produtos e matérias-primas sustentados pela ciência e inovação. Como por exemplo: Redução de 50% de emissão de CO2 por tonelada de produto. Redução de 28% de consumo de água por tonelada de produto, aumento de 18% de material reciclado em nossas embalagens de bens de consumo.
Comunidades Prósperas: comprometimento da empresa em ajudar as pessoas a levar uma vida melhor por meio da força coletiva do negócio e das marcas, apoiando a equidade, educação e bem-estar. Mais de sete milhões de vidas impactadas, através de projetos como Plastic Bank e Mundos de Pesquisadores, por exemplo.
Parceiro confiável: ter empresas parceiras que possuem os mesmos pensamentos da companhia é fundamental. O crescimento com propósito passa por escolhas de quem também tem valores semelhantes. Neste sentido temos a iniciativa reciChein, em parceria com a Basf. Nela, usamos a tecnologia de blockchain para criar um mercado de reciclagem em que todos os envolvidos sejam positivamente impactados, fomentado a circularidade em toda cadeia.
eMóbile | Quais impactos positivos do negócio foram potencializados a partir do ESG? Quais impactos negativos foram minimizados?
Tenchella | Sem dúvida nenhuma, o impacto positivo é trabalhar e colher resultados para ajudar a viver em um mundo melhor do que temos atualmente, minimizando problemas futuros. Quando o assunto é tratado como prioridade, faz com que as pessoas que estão à sua volta também passem a fazer o mesmo. A contribuição de cada um é essencial e isso que temos como propósitos na Henkel: crescer com propósito, melhorar a vida de todas as pessoas inseridas no processo, diminuir os danos ao meio ambiente e oferecer as melhores soluções naquilo que produzimos.
É importante mencionar também que impacto negativo é minimizado, por exemplo, quando se enfrenta uma escassez de matéria-prima. Quanto menor a dependência, maior a possibilidade de ofertas na cadeia de valor.
eMóbile | Quais sugestões que a empresa dá para indústrias de móveis e fornecedores do setor antes de implementarem as práticas ESG?
Tenchella | O mercado moveleiro é, dentro da área industrial, uma importante atuação da Henkel no Brasil. E desde sua atuação no país, a empresa tem como desafio oferecer aos nossos clientes novas tecnologias de adesivos sustentáveis ao meio ambiente que promovam a redução do consumo excessivo de energia e geração de resíduo na linhas de produção, tendo como principais resultado: os ganhos de eficiência de processo e qualidade do produto final.
É imprescindível para a companhia contar com parceiros e fornecedores que compactuam dos mesmos valores. Isso é um ponto comum dentro da Henkel no mundo todo.
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