ESG na indústria moveleira: Sayerlack
Na sexta parte dos cases de ESG na indústria moveleira, Marcelo Cenacchi, diretor da Sayerlack conta como atua com o conceito
Publicado em 30 de dezembro de 2022 | 09:00 |Por: Thiago Rodrigo
Entre 19 e 30 de dezembro, apresentamos entrevistas especiais sobre a aplicação do conceito de ESG na indústria moveleira. Serão seis fornecedores, Biesse, Dexco, Farben, Henkel, Killing e Sayerlack, que contam como incorporaram os conceitos de ESG, a colaboração que gerou para a empresa, sociedade, meio ambiente e clientes, entre outros.
Portal eMóbile | Quando a empresa incorporou o ESG em seu negócio e como foi essa introdução, simples, difícil, com muitos investimentos, transformações?
Marcelo Cenacchi | A sustentabilidade é pauta constante nos quase 54 anos da Sayerlack e, antes mesmo da sigla ESG ganhar destaque, os três valores apontados: Meio Ambiente, Social e Governança; já faziam parte da forma de fazer negócios e estão descritas na Missão e nos valores da empresa.
Desta forma, os investimentos e as transformações foram implementados e absorvidos ao logo de várias décadas.
A Estação de Tratamento de Efluentes foi inaugurada em 1998. A Sayerlack foi pioneira e provavelmente a primeira empresa da região a ter uma ETE em suas instalações tratando todo o efluente gerado e devolvendo a água totalmente limpa, ao meio ambiente. Hoje, parte da água tratada é usada para regar os jardins e para abastecer um reservatório exclusivo do sistema de combate a incêndios, de 1 milhão de litros; um investimento mais recente.
No social, desenvolvemos inúmeros programas de estímulo a educação, geração de renda e direcionamento de jovens na carreira. Já chegamos a ter salas de aula nas dependências da empresa para fornecer graduação de ensino médio (como um supletivo), assim como aulas de informática. O Projeto Crescer, envolvia as mães e esposas de colaboradores em conteúdo de economia doméstica e geração de renda.
Com a evolução de nosso time, as necessidades foram mudando e hoje desenvolvemos projetos com jovens, com o foco no em seu desenvolvimento para o ingresso no mercado de trabalho, inclusive em processos de seleção para concorrerem a vagas de aprendizes, na própria Sayerlack.
Seguimos evoluindo e investindo em tintas e vernizes mais amigáveis e em todos os processos de gestão, atuando de forma responsável em relação ao meio ambiente e à comunidade. Este é um processo evolutivo e de constante melhoria.
eMóbile | Como o ESG colaborou para a empresa gerar menos danos ao meio ambiente, mais fruto à sociedade e ter uma governança exemplar junto aos clientes?
Cenacchi | Entendemos que uma empresa só é perene quando seu propósito é maior do que os produtos que fabrica. Foi assim que a Sayerlack foi fundada e seguimos com essa responsabilidade na determinação de nossos valores.
Como uma empresa que desenvolve tintas e vernizes para que a madeira, em todos os seus usos, tenha uma vida longa; pensamos em cada etapa do nosso processo em que podemos ser sustentáveis utilizando os recursos naturais de forma consciente: desde a pesquisa e desenvolvimento de produtos com matérias primas de fontes renováveis, formulações isentas de metais pesados, resinas de baixo teor de ácido acrílico livre e de solvente residual, até o tratamento de toda a água utilizada em nossos processos.
A Sayerlack foi a precursora no desenvolvimento e na disseminação das tecnologias não agressivas ao meio ambiente, como os produtos e sistemas UV e base Água que estão em constante evolução.
eMóbile | Quais novas práticas foram realizadas pela empresa podem servir de exemplos em cada um dos três pilares do ESG na indústria moveleira?
Cenacchi | Os mais recentes, observado os pilares de Governança e Social, foi em 2015, quando o comitê de ética da Renner Sayerlack S.A, formado por representantes da alta administração de nossas unidades de negócio e os representantes da área de recursos humanos, elaboraram o Código de Ética. Um guia de orientação e de conduta das relações da empresa com todas as partes interessadas norteando as ações e relacionamentos, em todas as atividades.
No ambiental, estamos investindo em um novo sistema de tratamento das emissões atmosféricas geradas na fabricação de resinas. Instalamos um reservatório com 1 milhão de litros de água, exclusivo do sistema de combate a incêndios. Importante salientar que a água que abastece este reservatório de 1 milhão de litros é reaproveitada da nossa estação de tratamento de efluentes. Para isso, adicionamos um segundo tratamento para que possa ser utilizada em equipamentos de combate à incêndios.
Os recursos naturais também são monitorados mensalmente e através de várias investimentos e campanhas de uso consciente, conseguimos uma redução importante nos últimos 4 anos. Reduzimos o consumo de água em 12% e o de energia elétrica, em 4% mesmo com o aumento de equipamentos, reatores e sistemas de produção. Em 2021, 96,35% dos resíduos gerados foram destinados para reciclagem ou reaproveitamento.
eMóbile | Quais impactos positivos do negócio foram potencializados a partir do ESG? Quais impactos negativos foram minimizados?
Cenacchi | As pequenas sementes que temos plantado ao longo dos anos, contribuíram para transformar a realidade de muitas pessoas, famílias e empresas. Somos uma multinacional brasileira presente em mais de 90 países por ter uma atuação responsável, pautada pela ética e pelos nossos valores. O que está no DNA da Sayerlack, é o que realmente acreditamos e, principalmente, o que praticamos.
eMóbile | Quais sugestões que a empresa dá para indústrias de móveis e fornecedores do setor antes de implementarem as práticas ESG?
Cenacchi | Acreditamos que zelar pelo meio ambiente, cuidar das pessoas e ter princípios éticos e morais universais para a condução do negócio, são fatores primordiais se queremos contribuir para um mundo melhor. É obrigação de cada um como cidadão e das empresas, trabalhar de forma correta e honesta, oferecendo condições adequadas para que todos que contribuam para o negócio possam evoluir, se desenvolver e prosperar.
Acompanhe as notícias sobre a indústria moveleira! Siga o Instagram da Revista Móbile 360° e não perca as principais novidades!