Eucatex e seu ambiente ESG

Eucatex destaca suas práticas ambiental, social e de governança; empresa pratica com bases sustentáveis e sociais há muitos anos

Publicado em 11 de agosto de 2023 | 10:00 |Por: Thiago Rodrigo

Pode-se afirmar que viver melhor e com mais conforto é o objetivo das pessoas no mundo atual. Existem muitas tecnologias e soluções para ajudar a alcançar essa meta. No mundo empresarial, isso não é diferente. Seja para a oferta de melhores produtos ou para a suprir as demandas do mercado, do colaborador ou do meio ambiente.

Com isso em mente, muitas companhias de diversos setores investem em boas práticas para minimizar o impacto de suas atividades na natureza. Consolidada como uma das maiores produtoras de pisos, portas, chapas de fibra e painéis de madeira, a Eucatex soma 70 anos de história. Cronologia construída sob as bases sólidas do desenvolvimento sustentável, com diversos marcos em pioneirismo, que acompanham toda a trajetória da marca.

Utilizando a madeira como matéria-prima de seus produtos, a Eucatex tem seus plantios com origem sustentável, provenientes de florestas plantadas e cercadas de todos os cuidados necessários do ponto de vista ambiental, social, econômico e de governança. Cuidados que são reconhecidos há mais de 25 anos pela importante certificação de manejo florestal Forest Stewardship Council (FSC®) e mais recentemente, em 2018, pelo Cerflor. A empresa também possui desde 2001, a gestão de bens florestais certificada pela ISO 14.001:2015.

Laca no mobiliário

Segundo Naiara Arantes de Carvalho, gerente de tecnologia e meio ambiente da Eucatex, todas essas renomadas certificações atestam o comprometimento da Eucatex com a sustentabilidade. Entretanto, nos últimos anos a sustentabilidade virou um tópico das práticas de governança ambiental, social e corporativa, conhecida pela sigla, em inglês, ESG.

“Podemos afirmar que a Eucatex já tem o ESG incorporado ao negócio há muito tempo. À época da implantação das certificações houve uma grande mudança cultural na empresa, necessária para a correta adoção das diretrizes estabelecidas para que pudéssemos ser uma empresa certificada”, conta Naiara. Desse modo, foram realizados grandes investimentos em capacitação da mão de obra, desenvolvimento de fornecedores, adequações de infraestrutura, monitoramentos e projetos socioambientais.

Mais recentemente, a empresa trabalhou na revisão do nosso código de Ética e Conduta e da Norma de Política Anticorrupção, focados na esfera da governança. “De qualquer forma, a incorporação do ESG ao negócio é um exercício constante, uma vez que a consciência da sociedade e o conhecimento sobre esses temas estão em constante evolução”, assinala a gerente de tecnologia e meio ambiente.

EucatexNovas práticas de ESG

A adoção dessas premissas possibilita à Eucatex uma visão otimista para os próximos 70 anos de empresa e além, baseados no foco na sustentabilidade, transparência, ética, respeito e comprometimento proporcionados por uma boa governança. “Tudo isso se reflete, principalmente, no orgulho demonstrado por todos os colaboradores que fazem parte dessa equipe, além do reconhecimento da Eucatex pelo mercado que já não se contenta apenas com a qualidade dos produtos e tem, a cada dia mais, exigido uma postura mais alinhada aos pilares do ESG de todas as cadeias produtivas”, justifica a gerente.

Com o ESG no cerne da atuação da indústria de chapas de madeira, as esferas ambiental, social e de governança passaram a ser as principais premissas para o negócio. A partir desse conceito foram estabelecidos projetos de educação ambiental, voltado para alunos das escolas municipais das cidades de Salto e Bofete (SP), intitulado Programa de Educação Ambiental – PEA, projeto Apicultura de geração de renda através dessa atividade também focado em comunidades vizinhas às fazendas de cultivo de eucalipto, além de treinamentos em diversos temas junto a essas comunidades.

“O ESG deve fazer parte da estratégia do negócio”
Naiara Arantes de Carvalho
Gerente de Tecnologia e meio ambiente

Nas áreas urbanas, um ótimo exemplo foi a criação da Eucatex Ambiental, segmento do grupo focado na reciclagem de madeira (como paletes, resíduos de madeira da construção civil, etc) convertida na geração de energia térmica (biomassa) para suas unidades fabris. Considerada hoje a maior Central de Reciclagem de Madeira em escala industrial da América Latina, esse negócio engloba:

– Utilização de biomassa (fonte de energia renovável) na geração de energia. “É uma tecnologia mais econômica e menos impactante ao meio ambiente, pois não depende da queima de óleo ou gás natural”, afirma Naiara;
– Responsabilidade ambiental, por meio da conscientização junto aos parceiros, que deixam de descartar os resíduos nos aterros e terrenos baldios. Resulta também na economia de 15 milhões de litros de água;
– Preservação de mais de 1 milhão de árvores plantadas por ano, que podem ser destinadas para usos mais nobres;
– Responsabilidade social, através de parcerias com cooperativas e com a Apae, que recebem benefícios de acordo com o volume arrecadado.

Eucatex

Eucatex

Estudantes em atividades para preservação do Meio Ambiente em ação da Eucatex. Viveiro de Mudas na Fazenda Santa Terezinha, Bofete (SP)

Impactos positivos na Eucatex

Um dos objetivos do ESG é potencializar os impactos positivos do negócio e minimizar os negativos. Na Eucatex, o principal impacto notado foi na mudança de postura dos colaboradores. “É notável os benefícios trazidos pela implantação dos conceitos ESG para o negócio”, destaca Naiara.

A partir da melhoria de condições e estrutura de trabalho, estabelecimento de canais de comunicação interno e externo com as partes interessadas, revisão das políticas anticorrupção e do código de conduta, o ambiente de trabalho foi aperfeiçoado. “Tudo isso somado às práticas de responsabilidade socioambientais adotadas pela Eucatex, que primam pela conservação e melhoria dos ecossistemas naturais das áreas em que estamos inseridos, colaboram para que o desenvolvimento de nossas atividades aconteça de forma responsável e respeitando as comunidades e o meio ambiente, ao mesmo tempo que garante um ambiente de trabalho sadio e estimulante para todos os nossos colaboradores”.

Com essas ações e exemplos, a sugestão que a companhia dá para indústrias de móveis e fornecedores do setor moveleiro é realizar um trabalho interno de conscientização e treinamento da equipe para que os conceitos sejam entendidos e adotados pelos colaboradores. “Dessa forma, ao definir a estratégia ESG da empresa e iniciar a implantação das ações, o choque cultural proporcionado por essa iniciativa será minimizado”, sugere.

Eucatex

Programa de Reciclagem de Madeira, da Eucatex

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas