Fabricante de painéis Berneck completa 70 anos de existência

Fabricante de painéis Berneck foi fundada em 2 de janeiro de 1952 e de lá para cá viveu grandes desafios e mudanças de rumo; leia sobre a história da Berneck

Publicado em 7 de fevereiro de 2022 | 08:00 |Por: Thiago Rodrigo

A fabricante de painéis Berneck completou 70 anos no último dia 2 de janeiro. Fundada há 7 décadas por Bernardo von Müller Berneck, a empresa atravessou muitos obstáculos e passou por muitas mudanças de rumo ao longo de sua trajetória, garantindo grandes aprendizados. A essência da Berneck vem do fundador, que teve os desafios da vida como estímulo, enfrentando tudo com muita garra, determinação e perseverança.

Bernardo, caçula de sete irmãos, nasceu na Alemanha no início da Primeira Guerra Mundial. A família veio para a América do Sul em busca de oportunidades, pois viviam a realidade de uma Alemanha devastada pela crise pós-guerra. O primeiro destino foi o interior da Argentina, em uma fazenda de porcos. Não se adaptaram àquela vida e mudaram para o Sul do Brasil.

Ele, que saiu da Alemanha aos 9 anos idade, recomeçou os estudos na Argentina e após quatro anos, teve de reiniciá-los no Brasil, em Corupá, no Norte de Santa Catarina. Em pouco tempo dominou o português e no auge da sua adolescência já começou a empreender na venda de garapa. Bernardo tinha o espírito irrequieto e sonhador e a ideia permanente de construir algo pensando sempre à frente.

Berneck

fabricante de painéis Berneck

Fábrica da Berneck em Curitibanos (SC)

Fundação da fabricante de painéis Berneck

Depois de acumular experiência em diversos trabalhos, decidiu entrar no ramo de madeira, aos 36 anos. No dia 2 de janeiro de 1952 fundou a Berneck & Cia, com uma serraria em Bituruna e uma fábrica de beneficiamento de madeira, em União da Vitória, duas cidades paranaenses.

No mesmo ano de fundação, as duas unidades da Berneck queimaram por completo em incêndios independentes. Mesmo arrasado, Bernardo não desistiu. Reiniciou o seu negócio, no ano seguinte (1953), com a produção e venda de lâminas torneadas de Pinho.

Em 1956, passou a fabricar compensados de Pinho. Neste ano outro incêndio devastador tomou conta da fábrica de compensados. Mas a força de vontade de Bernardo, unida à ajuda de muitos que acreditavam no ideal do fundador da empresa, fizeram a Berneck sempre brotar, como uma árvore cada vez mais forte e viçosa.

MadeiraMadeira investe em CTM

A motivação de Bernardo acompanha a Berneck até os dias de hoje. “A nossa história é de responsabilidade pelo trabalho, onde a integração entre natureza, tecnologia e capital humano, mantém um harmonioso equilíbrio, em constante evolução, sempre participando do desenvolvimento nas localidades onde está inserida”, conta Graça Berneck Gnoatto, diretora comercial e de marketing.

“Ao longo destes 70 anos de atividades, a marca Berneck passou a ser sinônimo de fornecedor sério e confiável para a indústria moveleira, construção civil, e embalagens no Brasil e no mundo”, destaca.

Gilson Berneck

Bernardo foi um guerreiro que deixou um legado incrível. O filho, Gilson, com pouca idade já começou a trabalhar na empresa, saiu para empreender e voltou com ainda mais experiência e cabeça aberta para presidir a empresa até 2020.

Há dois anos, a companhia decidiu incluir um CEO para preparar a próxima etapa de sucessão familiar, que Graça diz que vai acontecer com muita naturalidade. Gilson segue na empresa presidindo o Conselho Consultivo e hoje os seus três filhos trabalham na empresa.Berneck

“Temos certeza de que nossa gestão é uma gestão de sucesso, pois independentemente de sermos família, somos profissionais capacitados e comprometidos com o crescimento da empresa”, declara a diretora.

“A empresa tem bons resultados, tem crescimento e é respeitada pelos clientes, fornecedores e parceiros em geral. Nós queremos seguir nossa jornada com solidez e confiabilidade”, acrescenta.

Leia entrevista sobre os 70 anos da Berneck na edição 314 da Móbile Fornecedores

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas