Fabricantes de painéis de madeira têm objetivos claros para 2018
Objetivos de mercado e de marketing das fabricantes de painéis de madeira passam pela aproximação com clientes e ações para comercializar mais painéis revestidos
Publicado em 2 de março de 2018 | 17:30 |Por:
A edição 284 da principal revista da indústria moveleira, Móbile Fornecedores, terá uma reportagem especial com as fabricantes de painéis de madeira a respeito desse mercado. Para fazer o esquenta da matéria que abordará todo o cenário renovado do segmento, buscamos saber os objetivos de mercado e de marketing das empresas.
A Eucatex, segundo o diretor comercial da indústria moveleira e revenda madeireira, Paulo Freitas, tem a meta de buscar, em parceria com os clientes, oportunidades de negócios por meio de lançamentos de produtos, além de levar conteúdos e discussões com profissionais que agreguem para o negócio. “Temos espaço para crescer em novos clientes com produtos diferenciados, que busquem sair do mercado commodities, e ações para estimular novos canais”, diz Freitas.
Entre as ações de marketing, a companhia está focada em pesquisas de comportamento de consumo para levar aos nossos clientes uma visão do novo consumidor. “Isso é feito por meio de ações em mídias digitais e comunicação”, destaca o diretor. A marca também quer promover produtos que propiciam maior competitividade e inovação nos revestimentos comercializados pela empresa, com destaque para a liderança no Finish Foil e nas Laccas.
– Produção do setor moveleiro cresce em 2017
Aproximar o relacionamento com os clientes, aumentar os volumes e rentabilidade e melhorar o mix de produtos vendidos, direcionando o portfólio para revestimentos com maior valor agregado, serão as ações da Duratex de acordo com o gerente de exportação e inteligência de mercado, Gustavo Cruvinel Borges. A empresa é tem a maior capacidade de produção entre as fabricantes de painéis de madeira do mercado nacional.
“Seguimos trabalhando para valorizar o mercado moveleiro brasileiro, oferecendo produtos de qualidade, confiança, ética, proximidade com o cliente e logística adequada”, declara a diretora comercial e de marketing da Berneck, Graça Berneck. Enquanto os objetivos da Floraplac, única empresa localizada no Norte e Nordeste do País, têm objetivos de atender a 100% das necessidades do mercado e realiza investimentos crescentes em marketing.
Para a nova fabricante Greenplac, 2018 é o ano de consolidação das melhores práticas. “Qualidade e responsabilidade social é o nosso foco. Queremos parcerias duradouras, equipes bem treinadas e com a cultura da empresa. Será um ano de muito esmero na qualidade e no atendimento. Crescer bem, com qualidade e com parceiros sólidos”, afirma o gerente de marketing, Marcelo Temoteo. A companhia é a mais nova entre as fabricantes de painéis de madeira do mercado nacional.
As ações de mercado da Placas do Brasil, nova indústria localizada em Pinheiros (ES), estão sendo tratada no B2B, sem exposições em feiras e ou outros canais. “Para 2019 a estratégia poderá ser outra”, esclarece o presidente do conselho de administração, Luis Soares Cordeiro. Já a revestidora de painéis, Braspan, continua em 2018 com a estratégia de fazer a distribuição direta aos clientes, sem pedido mínimo. “Atendemos qualquer volume e com frota e distribuição própria em Curitiba e região, reduzindo custos aos clientes finais e dando maiores condições de competitividade a eles”, assinala o sócio-diretor, Astor Weiss Junior.